Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Igreja americana lança campanha polemica

Uma megaigreja no sudeste do Michigan está deixando um monte de fieis desconfortáveis com sua nova campanha. Eles utilizam-se de outdoors onde anunciam que igreja é “para hipócritas, mentirosos e fracassados”. Segundo seu pastor Brad Powell, da Igreja de Northridge, essa é a verdade e ele deseja comunicar isso para toda a comunidade.
“Quando você entra no ministério, começa a perceber que há uma visão errada fora da igreja sobre o que a igreja realmente é. Ela está cheia de pessoas que acreditam ser melhores do que as outras. Há também uma visão errada dentro da igreja sobre as pessoas de fora – que elas são ruins”, disse. ”A realidade é que todos os seres humanos são iguais. Todos erram. Somos todos iguais, os de dentro e os de fora. Também somos falhos, fracassados… hipócritas”, continuou o pastor.
Mas Powell compreende porque esses equívocos existem. Ele vê um monte de denominações construindo muros, voltando-se para dentro, servindo a si mesmas e jogando na defesa. Nesse sentido, as igrejas não refletem a natureza de Cristo. ”Jesus não colocou cercas mais altas no céu para manter as pessoas ruins longe dele. Pelo contrário, Jesus veio à terra e habitou entre as pessoas. Quando você olha para a Palavra de Deus, vê que ele nunca se voltou para dentro. Ele olhava para fora.”
Faz quase um mês que a igreja lançou a campanha publicitária. Nove outdoors, anúncios em ônibus e nos shopping em todo o sudeste do Michigan: “Northridge é para os mentirosos”, “Northridge é para os fracassados”, e “Northridge é para os hipócritas”.
Os anúncios levaram algumas pessoas da comunidade a pensar “quem está atacando a igreja?” Alguns cristãos exigiram que os anúncios fossem retirados, enquanto ameaçavam nunca ir a um culto em Northridge. No entanto, para outros, os anúncios serviram como ponto de partida para conversas sobre a igreja. De maneira geral, a campanha está fazendo exatamente o que Powell esperava – gerando diálogo.
Fonte: The Christian Post

Amaricanas inaugura loja em Mossoró nesta quinta-feira, 28



Mossoró ganha nesta quinta-feira, 28, mais uma unidade das. Será a sétima loja das Americanas. A loja terá uma área de vendas de 1.180 m2, dois pisos e investimento de R$ 2 milhões, e funcionará na Avenida Alberto Maranhão, 1359 – Centro. A inauguração em Mossoró e outras três neste mesmo dia – em São Paulo, Rio de Janeiro e Maranhão –, a rede varejista totaliza 506 unidades em todo o país. 
 
http://www.nomomento.com/colunas.php?ida=5255

Avenida Dix-neuf Rosado (Leste Oeste)terá que receber duplicação

A avenida Dix-neuf Rosado, conhecida tradicionalmente como Leste Oeste, precisará passar por um trabalho de duplicação, para que possa áreas de contornos em sua parte central, principalmente, no trecho onde existem uma igreja – Assembléia de Deus -, um colégio e um posto de combustíveis.
Para isso, o Ministério Público, que já havia apresentado uma sugestão há alguns meses, reuniu na manhã desta terça-feira, 26, representantes de órgãos como o DER e um dos proprietários de um terreno que deverá ser negociado pelo Governo do Rio Grande do Norte.
De acordo com informação do promotor de Justiça, da área da Cidadania, Guglielmo Marconi, o terreno que terá que ser vendido para permitir a obra, pertence aos herdeiros do ex-governador Dix-sept Rosado.
Na reunião, a família foi representada pelo empresário Dix-sept Rosado Filho, que solicitou um tempo de 45 dias para avaliar a proposta de realização da obra, que está em poder do DER de Mossoró.
Atualmente, segundo o promotor, por não existir uma área de retorno central na avenida Leste Oeste, inúmeros acidentes tem ocorrido no trecho. “Como estamos em fim de governo, acreditamos que essa obra somente será realizada pela próxima administração”, declarou Guglielmo.
TERRENO – O terreno que está sendo avaliado para venda ao Governo do Estado, tem como um dos proprietários, o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, que é marido da governadora eleita Rosalba Ciarlini.
O casal tem um sítio nas confluências da avenida Leste Oeste. Parte desse terreno, se a proposta vier a ser acatada, será negociada para a realização da obra de duplicação da Leste Oeste.
A declaração de Guglielmo Marconi, foi feita ao programa Política em Debate, da Rádio Difusora AM. 

http://www.nomomento.com/noticias.php?idcat=9&idnot=7094

A Minha Igreja Versus A Igreja de Deus



Na minha igreja a pregação deve ser curta, de conforto e sem citar o céu e o inferno.
Na igreja de Deus a pregação deve ser clara, bíblica, e confrontadora.
Na minha igreja cantamos os cânticos que gostamos e agradem aos visitantes.
Na Igreja de Deus cantamos cânticos que exaltem e glorifiquem a Deus.
Na minha igreja os amigos são as pessoas mais importantes no culto.
Na igreja de Deus, Ele é o centro de tudo e todos.
Na minha igreja o culto tem hora para começar e para terminar.
Na igreja de Deus o culto é interminável, ou seja, começa quando nos convertemos e dura a vida toda.
Na minha igreja adoramos a Deus com dia, hora e lugar marcado.
Na igreja de Deus não temos dia, hora nem lugar marcado para adora-lo, mas temos como estilo de vida a adoração a Deus.
Na minha igreja pagamos o dizimo a Deus como sendo uma obrigação dos crentes.
Na igreja de Deus devolvemos a Ele parte de tudo o que ele nos dar, com alegria e gratidão.
Na minha igreja alguns se destacam mais que outros e assim assumem os cargos da igreja.
Na igreja de Deus todos são importantes e devem assumir a missão que receberam de Deus para servi-lo e servir os irmãos.
Na minha igreja quando algum irmão peca e o pecado é grave excluímos este irmão da igreja.
Na igreja de Deus todos os pecados são iguais e quando alguém peca é tratado e restaurado a comunhão da igreja.
Na minha igreja vamos assistir aos cultos.
Na igreja de Deus vamos cultuar através da oração, leitura da Bíblia, cânticos e outros meios de adoração.
Na minha igreja aprendemos e nos tornamos consumidores das bênçãos de Deus.
Na igreja de Deus aprendemos e ensinamos que todos devem ser produtores de frutos para o reino de Deus.
Na minha igreja convidamos e levamos as pessoas na igreja para serem evangelizadas pelo pastor.
Na igreja de Deus evangelizamos as pessoas em sua casa, trabalho, escola e apresentamo-las na igreja como convertidas a Deus.
Pr. Manoel França

A IGREJA QUE QUERO SER


Tenho 13 anos de crente e durante este tempo já passei ou estive diretamente ligado a oito igrejas, sem esquecer o Seminário Bereiano onde na segunda-feira os seminaristas traziam as noticias e informações sobre suas igrejas.
Como estudante das Escrituras tenho como temas preferidos “Vida Cristã e Igreja”. Ultimamente tenho lido autores como Charles R. Swindoll, Philipe Yancey, Rick Warren, Geoge Barna, John Macarthur e Bill Hibels. Entre os brasileiros aprecio Silas Malafaia, Josué Gonçalves, Osmar Ludovico, Israel Belo. Lourenço Stélio Rega, Ricardo Gondin, Ed René Kivitz e outros bons autores que tem pensado e refletido sobre o atual momento da igreja no Brasil e no mundo.
Falar sobre igreja é necessário tomar cuidado e ter a consciência que está se falando de algo que é importante demais para Deus.
Historicamente a igreja (universal) vem passando por mudanças que tem mudado o conceito de igreja gente, povo, corpo, família, carne e osso, para um conceito não encontrado nas Escrituras do seu dono, Deus. Hoje a igreja tem sido conceituada como templo, bancos, cadeiras, programações com horas, dias marcados, e o que importa não é o exaltar, o louvar, o engrandecer a Deus não, mas sim o encontrar uma formula para se viver bem.
Depois de pensar, orar, ler e estudar, fazer anotações, pedir a orientação a Deus, conversar com vários pastores(não nessa seqüência) apresento agora o resultado ou os resultados de todo este trabalho baseado no tema entregue.
A igreja que quero será sempre desafiada a sair da sua zona de conforto individual e sempre se coloca no caminho do próximo para servi-lo seja com seus bens, seja com seu consolo, atenção, cuidado e exortação.
A igreja que quero ser tem sua fé alimentada, quer pelo constante encorajamento mútuo, quer pela possibilidade de suporte ao fraco, consolo ao desanimado e oportunidades aos que caírem.
a igreja que quero ser desmascara a religiosidade e faz com que as pessoas sejam mais valorizadas que os escritórios, orkuts, agendas, programas e projetos materiais.
A igreja que quero ser preenche o vazio existencial das pessoas, dar sentido a vida, corrige rumos e dá orientação segura de como é para viver.
A igreja que quero ser coloca o pé na lama, vai ao encontro das pessoas, para ouvir suas histórias singulares, discernir seus mundos interiores trancados em chaves de defesa e aconselha-las biblicamente dando respostas que não são encontradas em manuais de aconselhamento.
A igreja que quero ser tem na evangelização a sua missão máxima.
A igreja que quero ser é consciente de que só a ela pertence exclusividade da adoração a Deus.
A igreja que quero ser enxerga o discipulado como a missão educadora da igreja.
A igreja que quero ser tem o aconselhamento como a sua função consoladora.
A igreja que quero ser vê a comunhão como missão conciliadora.
A igreja que quero ser sabe que o avivamento espiritual é a missão dinâmica da igreja.
A igreja que quero ser é sabedora que a preservação da doutrina funciona como a missão conservadora da igreja.



                                                                            Pr. Manoel França

A Igreja e a Família


A Igreja e a Família
A igreja nasce dentro da família, se a família vai bem, a igreja vai bem, se a família vai mal a igreja também vai mal.
Nos dias atuais a vida conjugal tem sido, para muitos casais uma experiência tumultuada em função das incompreensões, indiferença, infidelidade e, em muitos outros casos, falta de responsabilidade. Não são poucos os lares que terminam destruídos, gerando frustrações e traumas para os cônjuges e especialmente para os filhos.
            Nós aqui nos preocupamos com a sua família e para não ficarmos só com a preocupação como...
COMO VIVER BEM EM NOSSA VIDA FAMILIAR
a) Compreensão do Papel Sexual – Muitos se casam sem ter o devido preparo e assim não entendem o outro e o seu papel. O homem é mais resistente ao calor, menos intuitivo. Tem o raciocínio mais para longitude, enquanto que em a mulher é mais para detalhes. Ela é mais emotiva, principalmente nas fases menstruais.
b) Dependência mútua – A Bíblia diz que o homem precisava de uma auxiliadora e que a mulher foi tomada do homem. Portanto existe uma dependência mútua.
c) Sacrifício Pessoal – Ambos devem trocar a busca de auto-realização, da felicidade própria e começar a pagar o preço do auto-sacrifício para viverem bem no casamento.
d) Transparência Total – Quando solteiros se expõem com toda facilidade, mas quando se casam começam a se ocultarem. Agora falo que o homem e a mulher devem se despir da hipocrisia, da amargura e de tudo que impede a total transparência.
e) Unidade Absoluta – “E serão os dois uma só carne”. Como casais somos unidos carnalmente, mas tem também a união de propósito, união de alma, e união espiritual. 

IGREJA E FAMÍLIA UMA INTEGRAÇÃO NECESSÁRIA E AGRADÁVEL
É preciso uma perfeita integração entre ambas e a partir daí podemos destacar:
a) Necessária Para Adoração: Adoração pode ser uma experiência individual, mas deve ser também comunitária(Hb. 10:25). Congregada com o povo de Deus a família tem maiores condições de prestar uma adoração mais profunda, envolvente, criativa e participativa(Cl. 3:16)
b) Necessária Para Comunhão: A vida cristã não deve ser marcada apenas pela experiência vertical da comunhão com Deus, mas também na horizontal com os irmãos. Família envolvida na comunhão da igreja, ela usufrui as bênçãos da comunhão e ainda ajuda a promove-la(At. 2:42-47)
Agradável Porque:
a) Promove a Sociabilidade: Além da necessidade de sociabilidade, a união igreja/família formam um ambiente de sociabilidade que não deve ser trocado por nada(Sl. 84:1-10).
b) Desempenha Função Terapêutica: “a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco”(Rm. 15:32). Algum irmão ou irmã gostaria de falar dos benefícios que sua família obteve estando integrada a igreja?
c) Atrai as Bênçãos de Deus: A Integração harmoniosa entre igreja e família naturalmente atrai as bênçãos de Deus, confira (At. 4:32-35).
Conclusão
O relacionamento familiar não deve prejudicar os compromissos com o Senhor. O apóstolo Paulo levantou esta séria questão quando falou da falta de equilíbrio na administração dos compromissos familiares e eclesiásticos(1 Co. 7:32-35).
Recomendo, o Equilíbrio, que não valorizemos demais a família e desvalorizemos a igreja. Nem que valorizemos demais a igreja e desvalorizemos a família. Peça sabedoria a Deus e invista no crescimento tanto da sua família como da sua igreja.

                                                                       Pr. Manoel França                   

A Igreja e Sua Maturidade



Todos nós temos a idade cronológica que é a idade que é contada desde o dia do nosso nascimento. Muitos estudiosos da mente humana dizem que todo homem tem uma idade mental que se refere à idade da mente, estes estudiosos se baseiam pelo fato de que muitos têm uma idade cronológica x e agem como se tivessem uma y. Exemplo: um adulto que age como se fosse uma e uma criança que age como se fosse um adulto.
Mas na verdade quero falar da idade em termos espirituais, quero falar de três fases e suas características e relacionar estas fases em termos físicos e espirituais.
Estas fases são: filhos, jovens e pais espirituais.
1 - Filhos Espirituais
a) Se alimentam de leite(1 Pe. 2:2). São aqueles que precisam dos fundamentos, integração, doutrinas básicas.
b) Não suportam alimentos sólidos (1 Pe. 2:2; 1 Co. 3:1-2). São aqueles que nasceram, mas não cresceram. Tem tendências para inveja, dissensões e obras carnais(1 Co. 3:3)
c) São meninos no Discernimento(1 Co. 14:20. Não sabem o que é certo e errado.
d) São espiritualmente instáveis(Ef. 4:14). São guiados de um lado para o outro, não tem alvos.
e) Deixam se levar por doutrinas estranhas(Ef. 4:14b)
f) Dependem dos lideres e estabelecem infantis preferências(1 Co. 3:4)
2 – Jovens Espirituais
Usaremos a Timóteo como exemplo de um jovem de fé.
a) Pode Receber encargos (2 Tm. 2:2). Pode fazer discípulos, treinar pessoas...
b) Participa da luta espiritual (2 Tm. 2:3). Assume o sofrimento da igreja pelo evangelho. Sofre pelo evangelho...
c) Persevera na luta (2 Tm. 2:4). Sua preocupação maior e prioritária é se envolver no serviço de Deus.
d) Desenvolve em si mesmo a auto-disciplina (2 Tm. 2:5). Sua vida é controlada... Se policia...
e) Participa dos frutos e alegria da obra de Deus (2 Tm 2:6)
f) É obreiro aprovado que maneja bem a Palavra da Verdade (2 Tm 2:15).
g) Rejeitam o pecado e seguem a virtude (2 Tm. 2:21)
h) Estes jovens no espírito são como irmãos mais velhos na igreja.
3 – Pais Espirituais
a) São mestres do bem(Tt. 2:3). Pessoas adultas, são mestres.
b) Tem as faculdades espirituais exercidas no discernimento(Hb. 5:14). Pessoas que não se escandalizam... Discerne o bem e o mal...
c) Participam do sofrimento espiritual de educar os filhos espirituais(Gl.4:19). Paulo sentia dores de parto para gerar filhos espirituais...
d) Admoestam os filhinhos na Igreja(1 Co. 4:14; 1 ts. 2: 11-12)
e) No juízo, são homens amadurecidos(1 Co. 14:20). Julgam de maneira sóbria todas as coisas.

Conclusão

Em qual fase você se encontra? Creio que temos aqui neste momento as três fases. Veja algumas declarações de Deus para cada fase:
A) AOS FILHOS... “Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome” (1 Jo. 2:12)
B) AOS JOVENS... “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a Palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno” (1 Jo. 2:14; 2 Tm 2:1).
C) AOS PAIS... “Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque tendes vencido o Maligno” (1 Jo. 2:13; Sl. 90)
Pr. Manoel França
                                                                                                                   

A Igreja e a teologia


A Igreja evangélica brasileira tem crescido muito nos últimos anos, hoje já somos o terceiro país do mundo em número de evangélicos. Isto é bom, mas traz uma preocupação, pois, existe a quantidade, mas onde está a qualidade? Com este povo existe um grande misto de gente e crenças que não se enquadram no padrão bíblico.
Paulo escrevendo a Timóteo dá orientações quanto à realidade de um tempo que sobreviria, em que se intensificariam as dificuldades e estas estavam ligadas ao comportamento dos homens. Este comportamento do homem seria de intolerância para com a sã doutrina, busca de mestres segundo os interesses pessoais e não divinos, e recusa da verdade a ponto de sentirem comichão nos ouvidos.
Depois destas palavras de Paulo, destaco a titulo de ilustração algumas teologias que campeiam o nosso arraial evangélico neste momento.
AS “TEOLOGIAS” DA TEOLOGIA DA IGREJA HOJE
1O. TEOLOGIA DO ABRACADABRA – é a tendência de se entender o poder de Deus, como sendo semelhante às artes mágicas. Esta crença se caracteriza Por se imaginar palavras chaves ou objetos encantados que liberam o poder de Deus automaticamente. Milho ungido, vassoura sagrada que varre demônios, rosa ungida, água milagrosa, sabonete do descarrego e outros são objetos usados. Para este Deus é visto como um gênio da lâmpada, e a vida cristã é reivindicar o cumprimento dos seus desejos.
2O. TEOLOGIA DE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS – Estes pensam que Jesus morreu na cruz para sermos economicamente estáveis. Quem tem fé é rico e sadio. Estes “teólogos” dizem que devemos pedir riquezas a Deus como Salomão pediu. Assim para eles o paraíso é aqui na terra, uma vida sem problemas sem enfermidades, com carro 0 km na garagem... Que maravilha!
3O. TEOLOGIA DA ONDA – É a busca pelo que é novo e não pelo que é bíblico, surge algo novo, e passa a ser a sensação do momento, acontece num lugar e já vira regra para testar a presença de Deus. De onda em onda, nosso povo segue em busca de novidades, seja um dente de ouro, um sopro, um tombo ou urros do “espírito”.
4O. TEOLOGIA DO AQUI AGORA – Perdeu-se a visão do futuro, como arrebatamento e céu. Agora o que vale é o imediatismo, o aqui agora. A igreja tem tirado a cabeça do céu, e em nome desse imediatismo, tem levado pessoas a se interessar em servi-se de Deus e não servir a Deus.
OS PREJUÍZOS DESSAS TEOLOGIAS
a)      Imaturidade espiritual – Se a teologia é rasa, a igreja é imatura(Hb. 5:12)
b)      Superficialidade doutrinaria – existe crentes que assustam quando se falam em encarnação do verbo, ressurreição corporal e outros.(At. 2:2)
c)      Exageros quanto à fé – há muita gente com fé nos agentes de Deus e não no Deus que age.
d)     Aversão ao evangelho – está surgindo um sentimento repulsa e aversão por parte dos não crentes ao evangelho.
Conclusão
Como Igreja do Senhor Jesus devemos ter e viver uma teologia que seja:
a)      Centralizada em Cristo (Ef. 1:10), e
b)      Orientado pelo Espírito Santo(1 Co. 2:13)
Pr. Manoel França Filho

A Igreja e sua Espiritualidade


Espiritualidade é a busca e a própria experiência da comunhão com Deus. Inclui a expressão dessa convivência a partir de práticas que agradam o Criador. À medida que alguém se aproxima de Deus, a espiritualidade torna-se mais intensa e real. O descaso e o distanciamento de Deus faz surgir o legalismo e a religião formal, que fincam suas raízes em uma espiritualidade deficiente.
O movimento gospel apresenta ao homem um Jesus fácil de ser seguido e que, por isso mesmo, também é fácil de ser abandonado.

Uma Espiritualidade Equilibrada

O texto de Atos 2:42-47 nos oferece princípios para vivermos uma espiritualidade equilibrada. Vejam...
1o. Saber e Realizar: Uma espiritualidade que persevera na sã doutrina e manifesta grande poder. “E perseveravam na doutrina dos apóstolos (...) e muitos sinais e prodígios eram feitos”.
2o. Templo e Casa: Uma espiritualidade que valoriza o culto comunitário e desenvolve grande comunhão de casa em casa.”Perseveravam unânimes no templo e partiam o pão de casa em casa”.
3o. Oração e Crescimento: Uma espiritualidade que revela total dependência de Deus e por isso alcança grandes resultados. “E perseverava (...) nas orações(...) Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”.
4o. Singeleza e Satisfação: Uma espiritualidade que descobre o valor das coisas simples e experimenta alegria. “E tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração”.
5o. Dar e Receber: Uma espiritualidade que abre mão do “ter”, que valoriza o “ser” e vive feliz com o necessário. “Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade”.
6o. Comunhão e Missão: Uma espiritualidade que ama os “de dentro” e tem grande simpatia com os “de fora”. “E contavam com simpatia do povo”.
A nossa espiritualidade não deve ser como a do movimento gospel, mas deve ser uma espiritualidade que:
a) Modifique as circunstancias deste mundo; b) Que valorize o próximo; c) Que altere meu modo e pensar e de agir; d) Que manifeste dependência de Deus; e) Que zele pela santidade e pelo bom testemunho.
Viva a espiritualidade, viva um relacionamento sincero e profundo com Deus. É isso que Ele espera de cada membro da sua igreja.
Pr. Manoel França