Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Globo investe em Chico Xavier para enfrentar a força de Sansão


    Em contrapartida a boa audiência da minissérie bíblica Sansão e Dalila, exibida pela Record, a Rede Globo estreou ontem, 25, a minissérie Chico Xavier, um recorte do filme que conta a história do líder espírita e que atingiu boa bilheteria nos cinemas nacionais em 2010. Dividido em quatro capítulos, a empreitada é a carta que estava escondida na manga da emissora.
    Com índices ruins na audiência, a Globo se mantém incansável na busca pelo reforço em sua programação. No último domingo, o programa Domingão do Faustão teve sua pior média e o fracasso seguiu por toda a semana com a novela das 8 Insensato Coração e o reality show Big Brother Brasil. A pior média na última semana aconteceu na sexta-feira, 22, quando Sansão e Dalila se manteve em primeiro lugar. Na última terça-feira, 25, a Rede Globo reassumiu a ponta, mas com média de 32 pontos. No mesmo horário: Record 12 e SBT 7.
    Cada ponto representa aproximadamente 60 mil domicílios na capital paulista.

Portal Creio

IPB CONTRA A DANÇA E OS APÓSTOLOS

Supremo Concílio reprova consagração de apóstolos e uso de dança


    O uso da dança na liturgia do culto e a consagração de apóstolos estão proibidos na Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB). É o que decidiu o Supremo Concílio no final do ano de 2010. Até a comemoração do Natal e o uso do teatro foi avaliado pelos representantes dos presbitérios.    
     As discussões giraram em torno do culto público e seus elementos. Os líderes debateram a celebração do culto de ação de graças nos cultos dominicais. "A decisão do Supremo Concílio foi não proibir as ações de graças como parte do culto no dia do Senhor, e que o culto deve ter Deus como centro. Ou seja, declarou que as ações de graças fazem parte do culto a Deus, como está na Confissão de Fé da IPB (Westminster) e que o culto não deve virar culto à personalidade, mas Deus é sempre o centro do mesmo", divulgou o reverendo Augusto Nicodemos em seu blog.
     A dança e a nomeação de apóstolos continua proibida. Segundo o Concílio Supremo, na Bíblia, a dança e a coreografia não fazem parte do culto público, por isso, devem ser excluídas da liturgia. Quanto aos apóstolos, a resposta foi de que só são reconhecidos como tais, os Doze Apóstolos de Jesus e Paulo.
     Já os cultos de gratidão a Deus aos domingos a noite são permitidos. A decisão é de que todos os cultos devem ter Deus como o centro e que a gratidão a Ele deve estar sempre presente nos domingos.
     Ainda foram discutidas questões acerca da comemoração do natal, de práticas neopuritanas e de cantatas com representações teatrais. Segundo o Supremo Concílio, é importante discutir tais detalhes por conta da invasão de novos elementos trazidos pelo neopentecostalismo.

Portal Creio

Na Fé Liberdade I

Neste sábado não teremos encontro dos casais aqui no Vingt Rosado. Os casais irão para a Fé No Liberdade I.
Fé em tempos difíceis é o tema que o Pr. José Gildo pregará.

Pesquisa revela que igrejas norte-americanas estão passando por mudanças

Para chegar a este resultado, foram realizadas mais de 5 mil entrevistas pelo grupo Barna
Pesquisa revela que igrejas norte-americanas estão passando por mudanças
As mudanças ocorrem muito lentamente na Igreja, isso é o que indica uma investigação realizada pelo grupo Barna, na qual se evidencia uma pequena mudança no movimento evangélico dos Estados Unidos.
Os cristãos estão cada vez menos letrados no plano teológico. Os cristãos norte-americanos cada vez desconhecem mais os temas fundamentais da fé. Por exemplo, muitos reconhecem que a Páscoa é um evento religioso, mas nem todos o associam à Ressurreição. O grupo Barna indicou que a próxima década será um tempo sem precedentes em relação à diversidade teológica e às incoerências.
Os cristãos proclamam, cada vez menos, sua fé aos outros. Atualmente, a maioria das pessoas que se convertem em cristãos, hoje em dia, o fazem por responder a uma crise pessoal ou por medo da morte (especialmente entre pessoas de idade avançada)
A maioria dos cristãos está mais interessada em soluções práticas para a sua vida do que em princípios espirituais.
Atualmente, existe um grande interesse pela obra social ou por atividades de serviço à comunidade. No entanto, as igrejas correm o risco de enfraquecer a base espiritual por enfatizar demasiadamente as atividades correntes.
A insistência na tolerância pós-moderna domina os cristãos. Devido ao analfabetismo bíblico e à falta de confiança espiritual, muitos estadunidenses se tornam muito tolerantes para não serem julgados pela sociedade. O conceito do amor foi redefinido de tal forma que se tornou similar à ausência de conflitos e de confrontação. Isso torna a Igreja a ser mais moralmente permissiva em aspectos inegociáveis da fé.
Fonte: Entre Cristianos/ Gospel Prime

Ingleses querem mudar linguajar de batismo

Intuito é atrair não-fiéis
Ingleses querem mudar linguajar de batismo
Um grupo de pastores e bispos enviaram documentos para o Sínodo Geral, órgão dirigente da Igreja Anglicana, sugerindo que prepare alternativas para os cultos onde há cerimônias de batismo de crianças, tradicionais nas igrejas anglicanas. A esperança deles é que  essas cerimônias  sejam mais acessíveis e interessantes para os não-fiéis. Isso inclui os muitos pais e padrinhos “sem religião” que participam dos cerca de 139.000 batismos realizados pela igreja oficial da Inglaterra todo cada ano.
Em entrevista recente , o reverendo Tim Stratford, de Liverpool, explicou que ele e outros sacerdotes que atuam nas áreas mais pobres das cidades sempre tiveram dúvidas sobre o quanto as pessoas entendem os rituais da igreja. Sua proposta é uma reforma da tradicional  “Oração sobre a água”. Recitada durante o batismo, ela lembra os filhos de Israel e sua saída da escravidão do Egito para desfrutar a liberdade na Terra Prometida.  Durante a cerimônia, pais, padrinhos e caso seja o batismo de um adulto, todos são convidados a “rejeitar o diabo e toda rebelião contra Deus e renunciar ao pecado e a corrupção do mal”. Eles são convidados ainda a “reconhecer a Cristo como Senhor”.
Stratford, de Liverpool, que lidera o movimento pela reforma, disseram em um documento que “existe certo descontentamento pelo fato de a linguagem usada não estar ligada o suficiente à nossa realidade”. Deveria substituir por uma mensagem mais simples, direta e poética, que seja relevante para a vida das pessoas. Pois a atual não é mais levada a sério pelas pessoas.
“Isso é um apelo para que seja feita uma oração que a maioria dos britânicos que não conhecem a Bíblia entendam”, escreveu na proposta. “É uma experiência comum do clero ter o sentimento de que estavam perdendo o contato com as congregações em momentos importantes desses cultos”, finaliza o reverendo de Liverpool.
Porém, alguns líderes da igreja anglicana não concordam. Acreditam que isso modificará o sentido do batismo. A oração tradicional, descrita no Livro de Oração Comum, sofreu poucas alterações desde que foi instituída, há cerca de 400 anos.
O Sínodo Geral da Igreja da Inglaterra reúne-se em Londres para discutir esse e outros assunto no próximo mês.

 
Fonte: Gospel Prime

A busca de Obama por uma igreja

Primeira-família dos EUA quer congregar
A busca de Obama por uma igreja
A família Obama ainda não encontrou uma igreja do seu agrado, depois de estar vivendo há dois anos em Washington. O inquilino da Casa Branca assistiu a sermões em seis congregações diferentes, a maioria delas afro-americanas, mas nenhuma o convenceu a convertê-las em seu lar espiritual. A última aparição do presidente estadounidense e de sua família foi no domingo passado na Metropolitan African Methodist Episcopal Church, situada a poucos quarteirões da Casa Branca. A congregação foi o lugar no qual decidiram presenciar por ocasião da celebração do dia de homenagem a Martin Luther King, uma festa de repercussão nacional nos Estados Unidos. A congregação se esforçou para fazer os Obama se sentirem como em casa e, ao final do sermão, se uniu para cantar “parabéns pra você” a Michelle, a primeira-dama, que no dia seguinte completaria 47 anos.

A esposa do pastor da congregação, a reverenda Marie Braxton, disse olhando à primeira-dama: “Seria algo incrível se te unisses à nossa igreja, e eu seria tua pastora, e tua amiga. E senhor presidente, encontraríamos algo para você fazer também”. Durante mais de duas horas, a família presidencial participou de forma ativa na cerimônia, cantando, passando o objeto de recolhimento das doações, e escutando com atenção as notícias da congregação. Embora tenham se acomodado na Metropolitan, a secretaria de imprensa reiterou, depois do culto, que a “política espiritual” dos Obama não havia mudado.


“A primeira-família esteve encantada de visitar muitas congregações na região de Washington, e continuará orando em igrejas dos arredores da cidade”, declarou Kevin Lewis, porta-voz da Casa Branca a uma equipe de imprensa local. “Seguramente, anunciaremos quando eles tiverem tomado a decisão sobre uma igreja própria”.


Há um ano, o presidente realizou um discurso na Vermont Avenue Baptist Church, a igreja na qual Martin Luther King havia pregado durante o período do movimento pelos direitos civis dos afro-americanos. Obama também assistiu às celebrações em outras duas igrejas históricas da comunidade afro-americana, a Allen Chapel African Methodist Episcopalian Church e a 19th Street Baptist Church. Além disso, o presidente também visitou em numerosas ocasiões a Evergreen Chapel, em seu retiro de Camp David, e a Saint George Church, do outro lado da praça Lafayette, situada em frente à Casa Branca.


As aparições de Obama, em diversas igrejas, têm sido seguidas de perto pelos meios de comunicação depois que, em 2008, rompera com a Trinity United Church of Christ por causa do escândalo que provocou a publicação na imprensa de alguns dos discursos inflamados de seu pastor, o reverendo Jeremiah Wright. O fato de que Obama não tenha encontrado um lar espiritual, e não assista com regularidade às reuniões, pode haver influenciado na confusão que reina entre um importante setor da opinião pública com respeito a sua fé religiosa, porque nos estudos muitos afirmam não saber se ele é cristão e uma minoria acredita que ele seja muçulmano.


Fonte: Portal Melodia / Noticia Cristiana

Corpo de Bombeiros e PM emitem laudo hoje


O estádio Leonardo Nogueira recebeu ontem a vistoria do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar para o Campeonato Estadual. Antes, a Vigilância Sanitária e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-RN) havia feito a inspeção e aprovado a estrutura.
O laudo técnico dos Bombeiros e da Polícia sai nesta quarta-feira, 26, mas a expectativa é que o resultado seja positivo, mesmo com ressalvas.
"Não houve reação adversa durante a vistoria. Aconteceram ressalvas em relação a alguns itens, mas nada que comprometa a aprovação do projeto", frisou o jornalista Fábio Oliveira, assessor de imprensa da Liga Desportiva Mossoroense (LDM), entidade que administra o estádio.
"As exigências foram cumpridas dentro das possibilidades e a expectativa é muito boa para a aprovação."


Jornal de Fato

MP cobra explicações do município pelo abandono do Museu Lauro da Escóssia


O Ministério Público quer que a Gerência de Cultura de Mossoró explique o porquê do abandono do Museu Municipal Jornalista Lauro da Escóssia. Segundo o Inquérito Civil (número 003/201) movido pelo promotor de justiça José Hercy Ponte de Alencar, a Secretaria de Cidadania, a qual a gerência é vinculada, tem prazo de 45 dias para encaminhar informações e os encaminhamentos feitos pela pasta de projetos que visem reformar a estrutura física.
Segundo as exigências do promotor, a prefeitura também deve encaminhar as providências que foram tomadas para a manutenção do acervo mantido no museu e o cronograma das obras com cópia do edital de licitação. O Corpo de Bombeiros também foi cobrado. À corporação, a promotoria solicita a realização de uma vistoria técnica sobre as estruturas físicas e cumprimento das normas de segurança e combate a incêndio no prédio, encaminhando laudo em 20 dias.
Em entrevista com o secretário de Cidadania no início do ano, Francisco Carlos garantiu que a reforma do museu era uma prioridade do Governo para este ano. "Vamos buscar parceria com outras instâncias para angariarmos recursos que asseguram a reforma", disse ele.
Segundo informações do Ministério Público, detectou-se a presença de cupins no teto e nas janelas, bem como subutilização de seu acervo, encontrando-se em péssimo estado de conservação, o que, para o promotor Hercy Ponte "comprometendo a qualidade das pesquisas ali realizadas por estudantes, turistas, e demais interessados".
O museu é administrado pelo poder municipal e é responsável pelo acervo de importantes momentos da história de Mossoró.

Jornal de Fato

Cantor evangélico preso por pedofilia


O ex-funcionário público Francisco de Assis Andrade, que tem 51 anos e mora no bairro Belo Horizonte (zona sul), está preso desde sexta-feira passada, 21, sob suspeita de ter abusado sexualmente de dois meninos que moram próximo à sua residência. Segundo a família de um dos garotos, os abusos ocorriam havia vários anos, mas só foram descobertos agora. A família desconfiou a partir de mensagens de celular e sítios de relacionamento. A prisão ocorreu cerca de um ano após a família ter denunciado.
De acordo com o delegado Rubério Pinto, responsável pela investigação, o inquérito havia sido concluído faz cerca de um ano. Ele investigou o caso e indiciou Francisco de Assis, que é conhecido como "Assis Canário", por pedofilia. "Eu nem me lembro muito bem desse inquérito porque a gente investiga muita coisa aqui", comenta o delegado, que cumpriu a prisão contra Assis Canário na manhã de sexta-feira passada. O suspeito foi preso na sua própria casa, que fica situada na Rua Irineu Andrade, 69, Belo Horizonte. Na época dos abusos sexuais, o ex-funcionário público morava noutro lugar.
Segundo a mãe de um dos garotos, que terá seu nome preservado para não prejudicar a imagem das vítimas, os abusos começaram quando seu filho tinha pouco mais de 10 anos. "Ele - o suspeito - era da nossa confiança. Tinha total liberdade para entrar e sair da nossa casa. Jamais passou pela nossa cabeça que ele seria capaz de fazer uma coisa dessa natureza", comenta a mãe de uma das vítimas, acrescentando que hoje seu filho tem 16 anos. "Durante todo esse tempo ele abusou do meu filho e de um outro garoto aqui da rua, sem que ninguém percebesse o que estava acontecendo", ressalta.
Depois de vários anos abusando sexualmente dos dois garotos, a família passou a desconfiar do comportamento de um dos meninos. "Ele saía para todo canto com meu filho e o outro menino. Mas chegou uma hora que eles não queriam mais sair com ele e a gente achou estranho", narra a mãe, ressaltando que a "luz vermelha" acendeu quando ela mesma flagrou mensagens no telefone celular do seu filho. "Eram umas coisas 'meia pornô'... Ele enviava mensagens se declarando para o meu filho, com ciúmes dele... Foi aí que a gente passou a entender tudo o que estava acontecendo", explica.
A confirmação veio depois de várias mensagens de celular e também pelo Orkut, sítio de relacionamento virtual. Mesmo assim, a mãe conta que seu filho não quis confirmar. Para ela, Assis Canário estava ameaçando seu filho e ele temia contar algo. "Depois a gente soube que ele estava ameaçando meu filho, pressionando para ele não contar nada, mas o outro menino não aguentou e contou tudo para nós", conta a mãe, que assumiu a frente da situação e denunciou o suspeito na Segunda Delegacia de Polícia Civil. O caso foi investigado e a Polícia confirmou que Assis abusava dos garotos.
Assis está preso na carceragem da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR), que fica situada no bairro Abolição II (zona oeste) e funciona improvisadamente como Centro de Detenção Provisória (CDP). A reportagem foi à DP para tentar falar com o suspeito, mas ele se negou a comentar sobre o assunto. Segundo agentes penitenciários, os outros presos já sabem qual o crime pelo qual Assis está sendo acusado, mas não houve nenhum tipo de agressão - na prisão, bandidos geralmente agridem e até chegam a matar colegas de cela que são acusados desse tipo de crime.

Suspeito teve mais de 500 votos em Mossoró
Francisco de Assis Andrade, "Assis Canário", como é mais conhecido o suspeito, é uma pessoa bastante conhecida na cidade. Ele inclusive chegou a concorrer, em 2008, a uma vaga na Câmara Municipal de Mossoró, mas não se elegeu. Assis é evangélico e já participou de concursos musicais, além de já ter trabalhado numa unidade de saúde local.
Em 2008, Assis candidatou-se a vereador pelo Partido Social Liberal (PSL). Na época, o candidato teve pouco mais de 500 votos. A votação não foi expressiva, porém ele obteve mais votos do que pessoas conhecidas na cidade, como o radialista Carlos Nascimento, que também se candidatou em 2008 e teve apenas 487 votos.
Evangélico, Assis Canário participou de diversos concursos como cantor. O nome dele aparece em várias matérias jornalísticas sobre tais concursos. Ele usou, inclusive, o nome "Assis Canário" para concorrer ao cargo de vereador em 2008.
De acordo com a mãe de um dos garotos abusado, Assis chegou a trabalhar no Centro Clínico Vingt Rosado, no bairro Bom Jardim (zona norte), mais conhecido como PAM. Ele teria sido colocado para fora do cargo justamente por ter abusado de crianças no local. A informação não foi confirmada pela Polícia local, que investigou a prática do suspeito apenas contra dois garotos que moram no Belo Horizonte.
Na campanha para vereador, o slogan do suspeito foi "Assis Canário, o Homem da Farmácia do Pam do Bom Jardim", em alusão ao cargo que ocupava na unidade de saúde.
"Ele se aproveitava do cargo para abusar dos meninos lá também. Foi por isso que ele foi demitido de lá", denuncia a mãe de um dos meninos que sofreram com abusos sexuais.
A mãe do garoto frisa que os abusos passaram a ser despercebidos por vários anos devido a uma série de fatores. O fato de o suspeito ser bastante conhecido na cidade, muito amigo das duas famílias e, principalmente, ser evangélico servia como um álibi perfeito. "Quem é que ia desconfiar de uma pessoa dessas? Até evangélico ele é. Quer dizer, acho que ele era evangélico só de fachada para poder fazer as coisas e ninguém desconfiar", desabafa.

Jornal de Fato