Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de março de 2011

Mossoró/RN terá Movimento Evangélico em Prol da Paz neste sábado, 2.

 Paz
A população de Mossoró/RN está convocada para participar do Movimento Evangélico em Prol da Paz. O evento acontece no próximo sábado, 2, a partir das 8h, saindo da Praça da Independência (Praça do Mercado).
A idéia surgiu a partir da constatação de inúmeros casos de homicídio em Mossoró, e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade e das autoridades para o problema.
Apesar de ser um movimento organizado pelos evangélicos, toda a população de Mossoró a participar, independente de religião, raça, classe social.

Nomomento.com

Série de Mensagens
Preciosas Lições Sobre Perdão
(Mt. 18:16-18)
Na questão do perdão, tome cuidado!
Cuidado com seus pensamentos, eles se transformam em palavras;
Cuidado com suas palavras, elas se transformam em ações;
Cuidado com suas ações, elas se transformam em hábitos;
Cuidado com seus hábitos, eles moldam o seu caráter;
Cuidado com seu caráter, ele controla o seu destino.
O mal que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, a borra, os resíduos, a fuligem ficam sempre em nós mesmos.
Perdão biblicamente falando:
1.      Devemos tomar cuidado para não deixarmos pendências – “Se porém, não ti ouvir toma contigo uma ou duas pessoas”  (Mt. 18:16).
2.      Devemos saber que a capacidade de perdoar já foi dada por Deus – ‘Tudo o que ligares na terra terá sido ligado nos céus’ (Mt. 18:18).
3.      Devemos ser tolerantes – “Até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (Mt. 18:21-22).
4.      Devemos saber que perdão é uma via de mão dupla – “Não devias tu, igualmente compadecer-te do teu conservo?” (Mt. 18:33).
A força do Perdão
Um certo beduíno estava dentro da sua tenda ao sol da Palestina quando entrou correndo um garoto adolescente, que se refugiou atrás dele, chorando e tremendo muito.
Logo em seguida chegou uma turba alvoroçada, empunhando facas e muitas armas. Abriram a portinha da tenda e disseram ao beduíno: "Dá-nos este menino porque ele é um assassino".
O beduíno respondeu: "Mas há uma lei entre nós que diz que quando um assassino se refugia numa tenda e o dono da tenda lhe der abrigo e guarida, ele está absolvido.
Eu me compadeci deste garoto, quero perdoar-lhe". E o garoto tremia... Mas eles disseram: "Você quer perdoá-lo porque não sabe o que ele fez e nem a quem matou".
O beduíno falou: "Não importa, eu quero perdoá-lo". Os homens então afirmaram: "Ele matou seu filho. Vá ver o corpo dele sangrando na areia ali fora".
O beduíno caiu num profundo silêncio, depois, enxugando as lágrimas, disse: "Então eu vou criá-lo como se fosse o meu filho a quem ele matou".
Este é o padrão do perdão divino.
(Autor Desconhecido).
(2ª Mensagem)

Série de Mensagens
(Primeira Mensagem)
Preciosas Lições Sobre Perdão
(Mt. 18:15)

“Por isso procuro sempre ter uma consciência limpa diante de Deus e diante dos homens” (At. 24:16).
O perdão é base para o Cristianismo.
Perdoar é a atitude que você deve tomar quando é ofendido ou prejudicado por alguém.
Jesus perdoou até mesmo quem não lhe pediu perdão (Mt. 9:2).
O perdão de Deus está intimamente ligado ao perdão do próximo (Mt. 6:14-15).
Deus só perdoa os pedidos de perdão daqueles que verdadeiramente se arrependeram.
O tempo não concerta as coisas quando o assunto é PERDOAR. A afirmação: “Quem perdoa esquece...” É mentira.  Somente Deus esquece no sentido de pagar(Mq. 7:18-19).
Depois de convertido, caso você não perdoe alguém, não quer dizer que você perderá a salvação, mas tome cuidado: a falta de perdão pode ser um indício da falta de perdão.
O que alguém fez contra você nunca será maior do que o que você fez contra Jesus. Portanto, olhe para Jesus na cruz e não par o que alguém fez contra você.

Preciosas Lições Sobre Perdão
(Mt. 18:15)
1.      Devemos reconhecer a existência de da ofensa: “Se o teu irmão pecar contra ti”(Mt. 18:15).
2.      Devemos Tomar a Iniciativa na resolução do problemas – “Vai argui-lo” (Mt. 18:15).
3.      Devemos tomar cuidado para envolvermos terceiros no conflito – “Entre ti e ele só” (Mt. 18:15).
Pr. Manoel França

pr

Missionários realizam primeiro culto para deficientes auditivos

O casal Walter e Alzira Freire, missionários de Missões Mundiais da CBB em Dacar, no Senegal, realizou pela primeira vez no país, um culto com tradução na linguagem de sinais. A igreja é pioneira neste trabalho em função da implantação, pelos próprios missionários, do Projeto Surdos do Senegal, que trabalha com crianças, jovens e adultos que muito sofrem com a segregação e a falta de oportunidades. Ali, os surdos têm sido amparados pela igreja com bolsa escolar e outros atendimentos.
No culto, os missionários oraram pelos 9 voluntários que estão em fase final de preparação e desafiaram os demais presentes a engajarem-se no projeto. No final da programação, Walter Freire foi procurado por vários outros irmãos desejosos em participar do treinamento.
- Era visível a alegria da igreja com esta vitória. As portas começam a se abrir para os surdos do Senegal entenderem a mensagem do Evangelho. Estou feliz com esta etapa vencida. Deus é fiel!, disse o missionário.
Fonte: JMM
ATÉ 2020 FOCO NO DISCIPULADO
Pesquisador da Sepal diz que a Igreja precisa ser relevante
          O pesquisador da Sepal, Rubens Múzio provocou durante o Fórum ‘ O Brasil de 2020 com mais de 100 milhões de evangélicos’ realizado no dia 29, no Hotel Holliday Inn em São Paulo a Igreja Brasileira ao aprofundamento bíblico e  discipulado. Ele desafiou a organização de uma Igreja e que mude a cara do Brasil. “ Precisamos retornar a uma fé saudável e bíblica”
            Em sua palestra o pesquisador mostrou números do crescimento e confirmou que até 2020 o número de evangélicos representará quase 50% da população. No entanto ele ressaltou que haja uma formação mais sólida deste grupo.
             Muzio questionou a formação dos pastores e seminaristas quando sabatinado sobre a qualidade teológica. "“Eu percebo que cada vez mais que os alunos estão sem engajamento com a igreja local. Precisamos de seminaristas que implantem igrejas, que estejam em campos missionários e meditem na palavra.”
            O especialista  salientou que no Brasil há cidades em que há 0% de evangélicos e que no Sul do país o número de Ateus/Sem Religião até 2020 deve ser igual ou superior ao número de evangélicos. “ A secularização e a colonização européia contribuem para isto”.
            Por fim provocou uma reflexão e lembrou que é preciso criar frentes missionárias para alcançar estes públicos. 

Portal Creio

Descoberta arqueológica pode revelar origem da igreja cristã

Uma antiga coleção de 70 livros pequenos, cada um com 5 a 15 páginas de chumbo, pode desvendar alguns segredos dos primórdios do cristianismo. Para os estudiosos de religião e de história, trata-se de um tesouro sem preço. Ziad Al-Saad, diretor do Departamento de Antiguidades da Jordânia chegou a dizer que pode ser a “descoberta mais importante da história da arqueologia”.
Embora ainda estejam divididos quanto à sua autenticidade, especialistas acreditam que trata-se da maior descoberta da arqueologia bíblica desde que foram encontrado os Rolos do Mar Morto, em 1947.
Os livros foram descobertos há cinco anos em uma caverna (foto) em uma região remota da atual Jordânia. Acredita-se que pertenciam a cristãos que fugiram após a queda de Jerusalém no ano 70 dC. Documentos importantes do mesmo período já foram encontrados no mesmo local.
Testes iniciais indicam que alguns desses livros de metal datam do primeiro século. A estimativa é baseada na forma de corrosão que atingiu o material, algo que especialistas acreditam ser impossível reproduzir artificialmente. Quando os estudos forem concluídos, esses livros podem entrar para a história como alguns dos primeiros documentos cristãos, antecedendo até mesmo os escritos atribuídos ao apóstolo Paulo.
A maioria das páginas  desses livros metálicos são do tamanho de um cartão de crédito. Os textos estão escritos em hebraico antigo, sendo a maior parte em um tipo de código. O britânico David Elkington, acadêmico de arqueologia e de história religiosa antiga, foi um dos poucos a ter examinado os livros. Ele acredita que essa pode ser “a maior descoberta da história cristã”. ”É algo de tirar o fôlego pensar que temos acesso a objetos que podem ter pertencido aos santos dos primórdios da Igreja”, disse ele.
Após terem sido descobertos por um beduíno da Jordânia, o tesouro foi adquirido por um beduíno israelense, que está sendo acusado de contrabandeá-los para Israel, onde estão hoje. O governo jordaniano está tentando repatriar as relíquias, mas sem sucesso.
Philip Davies, professor emérito de estudos bíblicos da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, disse haver fortes evidências que os livros têm uma origem cristã e mostram mapas da Jerusalém do primeiro século. ”Há obviamente imagens cristãs. Há uma cruz em primeiro plano, e por trás dela o que tem pode ser o túmulo [de Jesus], uma pequena construção com uma abertura, e atrás disso os muros da cidade… É uma crucificação cristã que ocorreu fora dos muros da cidade”.
A doutora Margaret Barker (foto), ex-presidente da Sociedade de Estudos do Antigo Testamento, explica: “O livro do Apocalipse fala de um livro selado que seria aberto somente pelo Messias. Outros textos da época falam sobre livros  de sabedoria selados e de uma tradição secreta transmitida por Jesus aos seus discípulos mais próximos. Esse é o contexto dessa descoberta. Sabe-se que, pelo menos em duas ocasiões, grupos de refugiados da perseguição em Jerusalém rumaram para o leste, atravessaram a Jordânia, perto de Jericó e foram para a região onde esses livros agora foram achados.”
Para ela, outra prova de que o material é cristão e não judaico é o fato de os escritos estarem em formato de livros, não de pergaminhos. “Os cristãos estão particularmente associados com a escrita na forma de livros. Eles guardavam livros como parte de uma tradição secreta do início do cristianismo… Caso se confirmem as análises iniciais, esses livros poderão trazer uma luz nova e dramática para a nossa compreensão de um período muito significativo da história, mas até agora pouco conhecido.”
Ela refere-se ao período entre a morte de Jesus e as primeiras cartas do Apóstolo Paulo. Há referências históricas a alguns desses acontecimentos, mas quase nenhum material deixado por quem realmente vivenciou o surgimento da igreja cristã. Essa descoberta sanaria muitas das dúvidas levantadas por outros estudiosos sobre a veracidade dos relatos da existência do que comumente é chamado de “o Jesus histórico”.
Agência Pavanews, com informações de BBC e Daily Mail.
Casal homossexual quer fechar igreja por acusação de homofobia
    O consultor Carlos Roberto Neher, de 44 anos, e o auxiliar-administrativo Thiago André Santos da Rocha, 23, que mantém união estável há cinco anos, vão entrar na Justiça para tentar fechar a igreja evangélica Esperança Viva, de Mogi das Cruzes (SP). Eles acusam os representantes da instituição de homofobia, ameaça e invasão de domicílio.
   Neher e Rocha moravam em Porto Alegre e, há três meses, vieram morar em Mogi, segundo eles, a pedido de um representante da igreja. "Fomos convidados para ajudar em uma comunidade terapêutica. Largamos tudo para nos dedicarmos a esse programa e o combinado era que tivéssemos uma casa aqui em Mogi para morar", explicou Neher.
    Assim que o casal chegou à cidade, em janeiro, foi morar no sítio Xangrilá. No entanto, no início de março, o pastor teria informado que eles passariam a morar em outro imóvel, com outros funcionários e dependentes químicos. "Eles sempre souberam que nós tínhamos uma união estável. Quando deixei isso mais claro ainda, praticamente nos expulsaram de lá".
    Ontem, o casal e o advogado Eduardo Piza Gomes de Mello foram até o 2° DP, em Brás Cubas, onde entregaram a representação contra os representantes da instituição. "Também vamos entrar com uma representação na Secretaria de Justiça para pedir a suspensão das atividades clínicas e da igreja. Podemos fazer isso com base em uma lei que diz que, quando a instituição pratica atos de discriminação em relação à orientação sexual, está sujeita a multas e suspensão das atividades", explicou o advogado.

Fonte: Mogi News
Fundação João do Vale suspende prova de português do concurso da saúde da Prefeitura de Mossoró

A Fundação João do Vale, responsável pelo concurso público da área da saúde da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), decidiu suspender todas as dez questões da prova de língua portuguesa do certame. As avaliações do processo seletivo foram aplicadas no dia 13 deste mês.
De acordo com o gerente de comunicação da Prefeitura, Ivanaldo Fernandes, a empresa afirmou que a prova de português teria sido aplicada em horários diferentes para os candidatos, por isso a Fundação achou por bem cancelar as questões. "Assim, elimina os riscos de alguém ser prejudicado", destaca o gerente.
Ao todo, o certame era composto por 40 questões, sendo 10 de língua portuguesa, com um ponto para cada e 30 de conhecimentos específicos, valendo 30 pontos cada uma. Com a suspensão, os pontos referentes às questões serão somados às notas de todos os candidatos.
"A prova de português tinha o menor peso. Acredito que esse cancelamento não afetará o trâmite normal do processo seletivo", frisa. Ivanaldo Fernandes complementa que não há risco do concurso ser cancelado devido ao incidente.
O concurso público da Prefeitura de Mossoró, oferece 177 vagas para a admissão de profissionais nas áreas da saúde, urbanismo e meio ambiente. Os cargos disponíveis são para médico nas especialidades de anatomopatologia, anestesiologia, endocrinologia,   gastroenterologia, hematologia, mastologia, neurologia, obstetrícia, infectologia, angiologia, neuropediatria, oftalmologia, oncologia, ortopedia, pediatria, pneumologia, proctologia, psiquiatria, radiologia.
Também tem vagas para Médico do Trabalho, Médico Reumatologista, Médico Ultrasonografista, Médico Urologista, Agente Comunitário de Saúde , Auxiliar de Consultório Dentário, Agente de Endemias, Técnico de Laboratório, Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Fiscal de Controle Ambiental e Urbanístico e Engenheiro de Segurança do Trabalho.

O Mossoroense
Greve?

Os professores da Uern reivindicam 23,98% de reajuste salarial, para cumprimento do Plano de Cargos e Salário. A Aduern realiza assembleia geral hoje, às 10h, para deliberar sobre a campanha salarial 2011.
Número de leitos do pronto-socorro
do Tarcísio Maia será ampliado
Uma boa notícia para a saúde pública de Mossoró e região. O número de leitos do pronto-socorro do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) será ampliado.
A partir da próxima semana, 12 novos leitos - 6 masculinos e 6 femininos - serão instalados de forma provisória para que melhorias emergenciais sejam feitas no pronto-socorro. Dessa forma, 27 leitos - 15 masculinos e 12 femininos - ficarão disponíveis para a população.
O diretor geral do HRTM, Ney Robson, informou que a quantidade de leitos será ainda maior com a realização da reforma definitiva do pronto-socorro, prevista para ser iniciada em cerca de 90 dias.
Serão disponibilizados 20 leitos masculinos e 15 femininos, totalizando 35 leitos. Bem mais que os 15 leitos atuais - 9 masculinos e 6 femininos.
A quantidade vai crescer, mas ainda não será a ideal.
Segundo Ney Robson, o hospital tem uma necessidade ainda maior de leitos. "A demanda exige e acreditamos que haverá essa ampliação assim que as finanças do Governo do Estado se estabilizarem", frisou.
Ney Robson informou que já conta com recursos da ordem de R$ 1,5 milhão em caixa para realizar melhorias no HRTM, como, por exemplo, a instalação de um autoclave.
Ele informou que o Tarcísio Maia dispõe de dois desses aparelhos, que servem para esterilizar artigos através do calor úmido sob pressão, parados há três anos.
Ney também acrescentou que serão feitos investimentos na aquisição de equipamentos, como carros de anestesia, vídeoendoscopia, respiradores e ecocardiograma. "Vamos comprar novos equipamentos e reparar os que já existem, mas estão parados", afirmou o diretor.


Jornal de Fato
Edital deve ser lançado em maio
Ellen Dias
Da Redação

O edital para a realização do concurso público para professor da rede estadual de ensino deve sair em maio. A decisão foi tomada em um acordo entre o Governo do Estado, o Tribunal Regional de Tributação (TRT 5a. Região) e a 4a. Vara da Fazenda Pública de Natal.
Pelo acordo, os professores e estagiários contratados em medida de urgência para completar o quadro de docentes de 2011 devem permanecer nos cargos até o final do ano.
Porém, para 2012, a exigência é de que o Estado inicie o ano letivo apenas com docentes concursados. Deste modo, a realização do concurso deve ocorrer até o final de 2011.
Em todo o Rio Grande do Norte, a rede pública estadual conta hoje 900 estagiários e 1.700 professores contratados.
Em abril, técnicos da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) farão o levantamento das necessidades de cada município, por escola, professor e disciplina. A quantidade de vagas deve ser semelhante à quantidade de contratados em caráter provisório atualmente.
Em Mossoró, a rede publica estadual tem hoje 20 estagiários, mas segundo a diretora da 12a. Diretoria Regional de Educação, Cultura e Esportes (DIRED-Mossoró), Magali Nogueira, a necessidade ainda é superior a 30 profissionais. As vagas estão em aberto para diversas áreas. Estudantes universitários cursando a partir do 5° período podem procurar a Dired para tentar uma dessas vagas.
Já o número de professores contratados é de 89 profissionais. Ao todo, a necessidade no município é de 235 professores.
"Esses dados estão sempre mudando. Não há como dizer um dado preciso. Isso só o levantamento vai dizer de certeza", explica Magali.
A diretora da Dired Mossoró mostra-se esperançosa em relação à realização do concurso. "Vai ser muito bom, teremos gente nova, pessoas novas para compor nosso quadro efetivo", declarou. 

 Jornal de Fato