Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Pastor acusa polícia de roubo de R$31 mil em favela do Rio

     Na última segunda-feira, 29, o pastor Ronai de Almeida Lima Braga Júnior vai depor na CGU. Ele registrou queixa na 22ª (Penha) sob a alegação de ter tido furtado a quantia de R$ 31 mil, de sua casa na Vila Cruzeiro, Penha. Em depoimento, ele disse que fora informado por um vizinho que policiais, supostamente civis, tinham invadido várias residências. "Vamos ouvi-lo e também outras testemunhas. Só não fizemos ainda porque ele está fora do Rio", explicou o corregedor-geral da CGU Giuseppe Vitagliano.
     As Corregedorias Geral Unificada (CGU) e da Polícia Militar já posicionaram suas equipes para apurar as denúncias de moradores sobre abusos de policiais no Complexo do Alemão. Nesta quarta, será a vez de a Corregedoria da Polícia Civil também ir fazer levantamento de informações nas ruas das favelas ocupadas.
    "Não vamos tolerar abuso. O policial que se comportar mal será expulso, mas isso é uma exceção. A maioria está lutando, dando o sangue, entrando em lugares impossíveis com coragem¿, afirmou o governador Sérgio Cabral. O comandante-geral da PM, Mário Sérgio Duarte, também foi taxativo: "já disse aos meus policiais que se nós soubermos que alguns deles estão atentando contra a população ou fazendo o contrário de tudo que esperamos, eles serão excluídos da corporação por tropa".
Denúncias
     Instalada segunda-feira no 16º BPM (Olaria), a ouvidoria da PM recebeu até o início da noite desta terça 13 denúncias de moradores que relataram abusos de policiais. As equipes responsáveis por investigar os casos estão indo aos locais com máquinas fotográficas e filmadoras para documentar os relatos. O órgão disponibilizou o telefone 2332-2341 e o e-mail denuncia@cintpm.rj.gov.br para também receber as denúncias.
     Entradas nas casas sem autorização e móveis e quebrados são as maiores reclamações. "Todas as denúncias serão apuradas", afirmou o corregedor da PM, Ronaldo Menezes. Padre Barnabé, responsável pela capela São José, no Alemão, registrou sua queixa. "Domingo quebraram as portas e objetos. Ontem, terminaram de quebrar o resto", protestou.
Violência
     Os ataques tiveram início na tarde de domingo, dia 21, quando seis homens armados com fuzis incendiaram três veículos por volta das 13h na Linha Vermelha. Enquanto fugia, o grupo atacou um carro oficial do Comando da Aeronáutica (Comaer). Na terça-feira, todo efetivo policial do Rio foi colocado nas ruas para combater os ataques e foi pedido o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para fiscalizar as estradas. Ao longo da semana, Marinha, Exército e Polícia Federal se juntaram às forças de segurança no combate à onda de violência que resultou em mais de 180 veículos incendiados.
     Na quinta-feira, 200 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) tomaram a vila Cruzeiro, no Complexo da Penha. Alguns traficantes fugiram para o Complexo do Alemão, que foi cercado no sábado. Na manhã de domingo, as forças efetuaram a ocupação do Complexo do Alemão, praticamente sem resistência dos criminosos, segundo a Polícia Militar. Entre os presos, Zeu, um dos líderes do tráfico, condenado pela morte do jornalista Tim Lopes em 2002.
     Desde o início dos ataques, pelo menos 39 pessoas morreram em confrontos no Rio de Janeiro e 181 veículos foram incendiados.

Portal Creio

Portaria do MEC reconhece curso de bacharelado em Teologia

     Foi anunciada na última semana o reconhecimento por parte do MEC em relação ao curso de Bacharelado em Teologia. Em nota à imprensa, o diretor Lourenço Stelio Rega comemorou a Portaria nº2.053/2010. “Esta tem sido uma grande conquista de toda equipe (funcionários, professores, membros dos Conselhos, assessores e nossos familiares) que unida se esforçou para alcançarmos esse alvo. A partir desse momento estamos em nova página da história de nossa Teológica e desejamos continuar servindo a Deus a ao seu reino”.

Portal Creio

Movimento pretende ser a voz das igrejas evangélicas para sociedade

     Nessa terça-feira, 30 de novembro, na Catedral Metodista de São Paulo, aconteceu o lançamento da Aliança Cristã Evangélica do Brasil (Aceb). Com intuito de unificar a Igreja brasileira, a aliança procura aprender com os erros do passado para não ter o mesmo futuro da Associação Evangélica Brasileira (Aevb).
     Valdir Steuernagel, pastor luterano, foi quem surgiu com a idéia do novo projeto e facilitou a comunicação. Juntamente com a missionária Durvalina Bezerra, o bispo Walter Mcalister e o pastor Fabrício Cunha, formam a diretoria da nova aliança. O evento tinha o intuito não só de lançar a Aceb, mas também de apresentar suas propostas a pastores e líderes.
     Cerca de 70 pessoas de diferentes denominações se reuniram para entender o novo projeto. Com início às 9h, o lançamento contou com palestras a fim de informar e sanar dúvidas dos presentes. Pelo histórico da Aevb, muitos agiram com desconfiança diante das novas propostas. O pastor Valdir explica que os erros do passado servem como aprendizado e não devem ser repetidos. "Nossa intenção não é refazer, nem repor, mas sim responder às necessidades da nova geração", afirma.
     Sobre a representatividade de todas as igrejas evangélicas do Brasil, o pastor Fabrício Cunha foi categórico, "quem representa todo mundo, não representa ninguém". A intenção é de unir as congregações com o mesmo objetivo, que aceitem se colocar nas regras da carta de princípios.
     Quando questionados sobre a maior dificuldade que enfrentarão no projeto, todos concordaram: "nós mesmos".
     O movimento ficou em gestação por cerca de um ano e meio e foi fundado oficialmente no dia 30. Os representantes perecem otimistas e destacam a importância de um desenvolvimento lento, para que seja funcional.
Portal Creio

Mossoró ganhará um Centro de Excelência Caixa de Ginástica

Em solenidade realizada na Casa da Indústria (FIERN), em Natal, a Prefeitura Municipal de Mossoró, representada pela vice-prefeita Ruth Ciarlini, recebeu da presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Maria Luciene Resende, a confirmação da cidade como ganhadora de um Centro de Excelência Caixa de Ginástica. O ato aconteceu durante a última quinta-feira, 25.
O centro de ginástica deverá funcionar já no primeiro trimestre de 2011. Ao ratificar o compromisso da prefeita Fafá Rosado em cumprir todas as etapas para a abertura oficial do Centro, a vice-prefeita Ruth Ciarlini enalteceu o bom momento vivido pela cidade em termos de desenvolvimento.
Na sua fala, Ruth Ciarlini afirmou: "Mossoró, cidade metrópole do futuro, contribuirá também com o futuro da ginástica olímpica brasileira, principalmente, por ocasião da realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.
O gerente da Juventude, Esporte e Lazer, Lupércio Luiz, disse que todo o equipamento do Centro de Excelência chegou a Mossoró nesta terça-feira, 30, e ficará guardado no Ginásio Poliesportivo Pedro Ciarlini, até a data de sua inauguração.
Posteriormente, a Gerência da Juventude estará anunciando o início das inscrições para o Centro de Excelência, com previsão de disponibilidade de 150 vagas.

Jornal Gazeta do Oeste 

Campeonato de Fut-sal Evangélico Começa Hoje

Igrejas se enfrentam na 8ª edição do Campeonato Evangélico de Futsal

A partir das 18h45 da noite desta quarta-feira, 1º de dezembro, estará rolando a bola para a 8ª edição do Campeonato Evangélico de Futsal - CEFS. Os jogos serão realizados no Ginásio de Esportes Engenheiro Pedro Ciarlini Neto, com rodadas durante a semana à noite e também nos finais de semana (sábados e domingos) o dia todo. No total foram inscritas 29 equipes masculinas das mais variadas denominações evangélicas, tendo uma Igreja da cidade de Natal, outra de Caraúbas, Areia Branca, Frutuoso Gomes e uma de Governador Dix-sept Rosado. As demais equipes saíram dos mais variados bairros de Mossoró. Foram inscritas ainda cinco equipes femininas.
Histórico
O campeonato começou em 2003, contando com a participação de 8 equipes, sagrando-se campeã a Igreja Batista da Glória, de Mossoró. Em 2004, participaram 11 equipes, tendo como campeã a 3ª Igreja Batista, localizada no conjunto Abolição III. Por conseguinte, em 2005, em sua 3ª edição, houve a participação bem maior das Igrejas, tendo inclusive equipes de Natal, totalizando 18 equipes, sagrando-se campeã a Igreja Batista Betel, situada no Planalto 13 de Maio, em Mossoró. Em 2006, no 4º ano consecutivo, com um total de 23 equipes, superando todas as expectativas da organização, com duas Igrejas advindas de Natal, uma de Areia Branca, uma de Caraúbas/RN e as outras dezenove de Mossoró, saindo campeã a 1ª Igreja Batista em Caraúbas/RN.
Por sua vez, em 2007, foram inscritas 31 equipes de várias denominações evangélicas, sendo 5 equipes de cidade circunvizinhas, saindo mais uma vez vencedora do campeonato a equipe da Igreja Batista Betel, do Planalto 13 de Maio, em Mossoró, sendo a primeira equipe bicampeã do campeonato. Em 2008, sagrou-se campeã a Igreja Presbiteriana Independente, situada no conjunto Liberdade, Mossoró/RN. Por fim, em sua última edição (2009) saiu campeã a Igreja Batista Regular da Fé, localizada no bairro Bom Jardim, Mossoró/RN.
A partir daí, em todas as suas edições, o Campeonato Evangélico de Futsal acabou se constituindo num grande sucesso, não apenas de organização, mas de público, na participação de atletas e na qualidade técnica dos jogos.

O Mossorroense