Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Quase 60% dos lares brasileiros têm computador


Getty ImagesGetty Images
Pesquisa indica que 38% dos brasileiros querem comprar computador nos próximos 12 meses
O Brasil está avançando no uso de computadores, mas uma parcela considerável dos lares do país ainda não tem uma máquina. Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (19) aponta que 58% das casas têm ao menos um PC, mas essa distribuição é desigual: enquanto no Sudeste 66% dos lares possuem a máquina, no Nordeste esse índice é de 42%.
De acordo com o estudo, feito pela consultoria Ipsos a pedido da Intel, há uma forte tendência de aumento no número de máquinas em casas que já têm micro. De acordo com a empresa, “o computador deixa de ser um item "da família", que é compartilhado por todos os membros do lar, para tornar-se um item pessoal, que reflete os usos, costumes e personalidade do dono”.
No Distrito Federal, por exemplo, 35,6% das pessoas usam o computador individualmente. Estados como Rio de Janeiro (25,9%), Minas Gerais (25,7%) e Goiás (25,3%) também têm índices altos de uso individual. Na contramão, há Estados em que é alta a taxa de pessoas que compartilham a máquina: no Rio Grande do Sul, 91,7% das pessoas usam o PC com outras pessoas.
Cássio Tietê, diretor de marketing da Intel Brasil, diz em comunicado que essa tendência, “comum nos mercados mais maduros”, “vai guiar o crescimento do mercado no futuro próximo”.
– É natural que o brasileiro queira um computador que seja efetivamente pessoal, que seja só seu e reflita sua personalidade, seus maneirismos.
De acordo com a pesquisa, a expectativa é de que o mercado de PCs continue aquecido no ano que vem, já que 38% dos entrevistados disseram querer comprar um computador nos próximos 12 meses. 15,2% das pessoas contaram que pretendem comprar um desktop (PC de mesa), 14,3% querem um notebook e 2,3% preferem um netbook (computador portátil voltado principalmente para o acesso à internet e que não é tão potente).
O levantamento foi realizado entre agosto e outubro de 2010 com 2.500 pessoas de 16 cidades brasileiras.
Portal r7

Tailândia encontra 2.000 fetos em templo budista

AFP

Policiais colocaram os fetos dentro de sacos plásticos; templo budista é usado para cremações
As autoridades da Tailândia encontraram 2.000 fetos humanos, provavelmente provenientes de abortos ilegais, em um templo budista do país. A prática é proibida pela legislação local, a menos que a mãe tenha sido estuprada ou corra risco de morrer. A informação foi confirmada pela polícia nesta sexta-feira (19).
Na última terça-feira (16), a polícia já havia anunciado a descoberta de 348 fetos, envoltos em sacolas plásticas e jornais velhos, no necrotério do templo, onde são mantidos os cadáveres antes da cremação. Depois, mais 1.654 foram encontrados em condições semelhantes em outras salas do necrotério.
O coronel da polícia Metee Rakphan disse que a suspeita é que os fetos venham de clínicas que fazem abortos ilegais. Segundo Sombat Milintajinda, porta-voz policial, alguns estavam armazenados no local há mais de um ano.
Dados do Ministério da Saúde tailandês dão conta de que 80 mil abortos ilegais ocorram por ano no país.
O primeiro-ministro da Tailândia, Abhisit Vejjajiva, estimou que o episódio "mostra quão grave é o problema", mas descartou modificar a lei que proíbe o aborto, afirmando que esta é "suficientemente flexível".
Portal r7

Rosalba premiada em Brasília

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) está entre os parlamentares que tiveram melhor atuação nesta legislatura e vai ser premiada, na próxima segunda-feira (22) em Brasília, durante a entrega do Prêmio Congresso em Foco.
Rosalba concorre em uma das seis distinções especiais deste ano, por sua atuação na promoção da saúde e sua Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que aumenta a licença-maternidade para seis meses, foi escolhida entre as cinco melhores iniciativas apresentadas e aprovadas.
A votação dos parlamentares foi feita pelos jornalistas que cobrem política na capital e acompanham o dia a dia do Congresso Nacional.
Os nomes dos parlamentares finalistas foram submetidos à votação na internet, após serem selecionados por 183 jornalistas.
“Todos os deputados e senadores pré-selecionados receberão algum tipo de premiação. O objetivo de homenagear os que mais se destacaram ao longo do mandato é valorizar quem manteve uma reconhecida sequência de boas atuações, cumprindo com correção a tarefa para a qual foi eleito”, diz o site Congresso em Foco.
Blog Fator RRH

Informes da Fé Alto de São Manoel

1 - JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES: Amados irmãos, lideres e pastores da Igreja da Fé. Estamos no final de 2010. Todos são testemunhas de que tem sido um ano de lutas e também de vitórias. Por favor estejamos juntos nas atividades da Igreja, quer nas extensões quer nas atividades da igreja da Fé como um todo,
2 – REVELLION: Será para todos da Igreja da Fé em toda sua extensão. Dia 31/12 grande concentração com churrasco da virada; café da manhã e almoço de 01 de Janeiro. Tudo por 10,00 (dez reais) por pessoa de 10 anos acima. Será no ACAMPAFÉ.
3 – CONFRATERNIZAÇÃO: Culto com jantar marcará o encerramento do ministério aos casais gestão 2010. Valor 20,00 reais por casal que deve ser pago até 28/11. A confraternização será dia 04/12 na Ibrfé-São Manoel. É para todos os casais da Ibrfé- Mossoró. Inscreva-se: Luzia (8202-8481) Herocilma (88714234). Juntos seremos mais fortes.
4 - TEIA DA AMIZADE: Os resultados estão chegando. Por favor, Jovens e adolescentes, envolvam-se, façam acontecer. Não inventem atividades paralelas e nem desculpas. Pensem nos outros. Cuidem dos que estão chegando. Busquem os frios e os fracos e juntem-se com os firmes e constantes. Estou orando.
5 - MINISTÉRIOS/2011-2014: Dia 28 de Novembro (domingo) estarei retirando as listas do mural. E vou configurar a liderança da ibrfé - 2011-2014. Aconselho que coloque seu nome, pois,  só assim vou saber se você  está comprometido com a Ibrfé RUMO 2014
6 - “ME AJUDEM AÍ!”: Se você guarda os Boletins da Fé desde os primeiros. Estou precisando de sua ajuda. Estou responsável para contar a história da Ibrfé com fotos, fatos e estatísticas na Edição historia do JORNAL DA FÉ, que será lançado no Révellion. Entregue--me o pacote. Eu devolvo.
7 - LAÇOS ESTREITADOS: Deu certo, após denuncias e constatações de que havia tendência de afastamento das extensões com relação a Ibrfé- São Manoel. Passamos o Luminol da conexão Impact-Fé, culto nas manhãs  de Setembro, rodízio de Pregadores nos cultos de oração entre outros tratamentos, etc. Estamos terminando o não bem mais próximos. O pior cego é aquele que não quer vê.
8 - PLANTE & REGUE: DEUS DÁ O CRESCIMENTO. Esta é a nova série de pregações no culto vivo da ibrfé- São Manoel. É uma chamada a responsabilidade do crente para promover o crescimento equilibrado da Igreja. Traduz-se assim: Evangelize e discipule. Deus faz crescer.VAMOS FAZER A OBRA DO SENHOR.
9 - REUNIÕES ESPECIAIS/2011: Pastores da Ibrfé. Dia 08 de Janeiro no SEMENTES DAS 08:00 às  16:00 horas. Liderança Voluntária, 09 de Janeiro na Ibrfé-São Manoel das 08h00min -16h00min. Participantes todos os pastores, dia 08 e dia nove Toda a liderança voluntária sem os pastores.

Mangá cristão transforma histórias da bíblia em séries de ação


A Bíblia é recheada de ação, vilões e heróis – ingredientes perfeitos para uma série de mangá de ação, disse uma editora cristã de mangá. “Mangá, ou o estilo de quadrinhos do Japão, é uma maneira de atrair o interesse da juventude para histórias da Bíblia e de fé, e ao mesmo tempo proporcionar-lhes entretenimento”, disse Jônatas Lin, fundador da Atiqtuq, que publica mangás cristãos.
Atiqtuq, fundada no início de 2010, lançou uma série sobre o apóstolo Paulo. “Eu sempre quis abrir meu próprio negócio e causar impacto na sociedade de uma forma positiva. Essa mídia é tão importante que pode ser usada para chegar aos leitores mais jovens”, disse Lin.
Lin cresceu visitando seus primos que vivem no Japão, onde ele testemunhou o “frenesy” sobre anime e mangá japoneses. Após sair do mundo dos negócios corporativos, Lin sentiu como ele poderia começar uma empresa que combina a popularidade do mangá com as histórias da Bíblia.
A maioria de seus clientes é proveniente dos Estados Unidos, mas tem havido pedidos de lugares tão distantes, como da Austrália, Brasil, Alemanha, Grã-Bretanha e Japão, disse ele. Seus leitores têm, geralmente, entre as idades de oito e 13 anos, o que significa que os pais geralmente são os que compram os livros on-line para seus filhos.
“Eu nunca me senti em paz em outras carreiras até agora”, disse Lin, que começou a compartilhar a empresa com suas próprias economias e trabalha longas jornadas de 14 horas. “Mesmo que o trabalho seja duro e eu não esteja fazendo tanto dinheiro como eu costumava fazer, há uma sensação de paz de saber que estou onde eu deveria estar”.
A palavra Atiqtuq é usada pelo Inuits do Canadá para descrever o momento em que um bebê urso polar sai da toca e segue sua mãe em sua primeira viagem para a Baía de Hudson. A empresa diz que quer levar o leitor a uma viagem através de grandes histórias sobre heróis e heroínas reais.
A empresa planeja lançar série sobre Noé, Davi e Golias, Jacó e Ester, em 2011.

Jornal Mundo Gospel

Pastores se reúnem para tentar ler a Bíblia em 10 minutos


Pelo menos 50 pastores da cidade de Campo Mourão, Paraná, estão dispostos a bater mais um recorde. Eles pretendem lerem no dia 18 de dezembro, data que se comemora o Dia da Bíblia, a leitura do livro sagrado em até 12 minutos, quebrando assim o recorde que está em 12 minutos alcançado na mesma cidade.
Fonte: Tribuna do Interior

Aline Barros confirmada no show da virada


A cantora Aline Barros é um dos nomes confirmados para o programa de fim de ano da Globo, que será transmitido em cadeia nacional. Levado ao ar todos os anos na noite do dia 31 de dezembro, pela primeira vez uma cantora evangélica irá participar do mesmo.
A gravação acontecerá nos dias 23 e 24 na cidade de São Paulo, no Credicard Hall.

Jornal Mundo Gospel

Programa evangeliza e é líder com presidiários


Quem liga o radio de segunda a sexta, às 20 horas, na rede Aleluia de radio, houve um programa diferente e que tem uma grande audiência. Trata-se do “Momento do Presidiário”, transmitido por uma rede de emissoras e que vai ao ar das 20h às 20h30min e é dirigido aos presidiários espalhados por todo o Brasil compartilhando momentos de paz e fé.
Sob o comando do responsável pelo trabalho de evangelização nos presídios do estado de São Paulo, pastor Wellington Souza, os detentos têm a oportunidade de receber recados dos familiares que ligam para o programa e deixam mensagens. Além disso, dúvidas jurídicas são esclarecidas gratuitamente no ar por profissionais especializados em direito criminal.
Para o pastor Wellington, esse trabalho é fundamental para a ressocialização do preso, pois no momento que o encarcerado liga o rádio para ouvir a mensagem do familiar, acaba se interessando pelas mensagens de fé e orientações dadas no ar por ele, passando a invocar a Deus dentro da prisão. “Vidas podem ser restauradas, esse é o objetivo do nosso trabalho, recuperar essas pessoas que aos olhos da sociedade não tem mais recuperação, mas por meio da fé e de uma entrega verdadeira ao Senhor Jesus voltam a ter credibilidade demonstrando uma mudança de caráter e de comportamento”, explica o pastor.
Mudança que aconteceu com o presidiário C.M, de 26 anos. Ele começou a ouvir a programação e se interessou em participar dos cultos que os voluntários realizam semanalmente dentro dos presídios (foto ao lado). “Eu estava fraco, desmotivado, com vontade de usar drogas, mas, agora, eu aguardo os finais de semana para ouvir uma palavra de fé e me fortalecer”, diz. Ele também afirma que os planos para quando sair da prisão, agora, são outros: “A primeira coisa que vou fazer é entrar no grupo de Evangelização da Igreja, pois pretendo fazer a Obra de Deus, quero construir uma família e nunca mais voltar para a cadeia, só voltar se for para falar de Deus e dar o meu testemunho.”
Solange Aparecida Cordeiro, de 30 anos, e o esposo, Roberto dos Santos, de 33 anos, foram ouvintes fiéis da programação, por quase dois anos. Ela explica que ele ficou preso durante 4 anos e 8 meses, mas somente depois de mais de dois anos da pena cumprida ele ficou sabendo da programação especial. “Na prisão ele soube do programa e em uma das visitas que eu fiz ele pediu que eu ligasse na rádio e deixasse uma mensagem para ele. Desde então, eu deixava recados para ele duas vezes por mês”, lembra.
Solange conta que à medida que ligava, sentia como se o próprio Deus colocasse as palavras certas na boca dela para ajudá-lo a permanecer firme na fé. “Quando eu mandava as mensagens eu sentia que a liberdade dele estava próxima”. E ele afirma o que a esposa conta e acrescenta “Os meus colegas de cela zombavam de mim, diziam que estava perdendo tempo, pois não gostavam que eu ouvisse a rádio, mas eu não me importava, pois as mensagens confortavam o meu coração e me dava forças para continuar vivendo”, declara.
Faz um mês que Roberto saiu da prisão. Para ele, a liberdade só foi antecipada graças à fé que ele usou no Senhor Jesus. “Hoje, estou livre e sou uma nova criatura. Mas, a minha mudança aconteceu pela ação de Deus na minha vida. Eu agradeço ao Senhor Jesus por ter me acolhido e também agradeço o apoio recebido pela rádio”, finaliza feliz.
Fonte: Arca Universal

Não dar é tão perigoso quanto fumar crack, afirma pastor nos EUA

    O pastor Ed Young Junior é filho de Ed Young Senior, o principal líder da Segunda Igreja Batista de Houston, no Texas, uma das cinco maiores igrejas dos EUA. Embora Junior pastoreie a Fellowship Church, em Grapevine, Texas, os dois estão ligados à Convenção Batista do Sul, talvez a mais conservadora das denominações americanas.
   Recentemente, Junior envolveu-se em grandes controvérsias por causa de sua teologia fora do “padrão” batista. Ele tem dado grande ênfase à teologia da prosperidade, o que acabou dividindo sua congregação. Nos dois vídeos abaixo ele trata da questão do dízimo em um culto realizado em 10/10/10, que “profeticamente” enfatizam os 10 por cento. Algumas frases chamam a atenção:
   “Todo mundo pegue um desses envelopes azuis e levante-os. Temos câmeras escondidas filmando e vamos postar o vídeo na internet. Aí, quem não estiver com um deles na mão ficará envergonhado”.
   “Você quer ser um lider espiritual? Então precisa ser dizimista. Caso contrário, estará perdendo seu tempo e desperdiçando o tempo de Deus”.
    “Isso é importante [...] O que eu faria se descobrisse que 80% de vocês estão fumando crack? Falaria sobre os perigos das drogas. Eu os alertaria. O que eu faria se descobrisse que 80% de vocês são ladrões? Falaria sobre dinheiro, sobre dedicação, sobre dízimo. Pois bem, em nossa igreja 80% Fellowship estão roubando a Deus, pois apenas 20% são dizimistas. É tudo a mesma coisa”.
    Ou seja, se Deus quer dez por cento de toda a renda, é necessário saber quanto de fato as pessoas recebem e quando receberam, assim seria possível conferir se o dízimo está correto. Ele então pede para os membros darem todos os dados necessários para que a igreja faça a verificação na conta deles e possa sacar automaticamente o valor do dízimo.
    Isso fica bem claro quando aparece no telão uma folha de cheque e os dados da conta que deveriam ser fornecidos estão destacados. Ou seja, a igreja entra na conta e faz o débito automático para garantir que o membro não cometa nenhum erro nesse sentido. O pedido é feito para os que estão presentes no culto no Texas e para os que assistem por vídeo conferência na igreja afiliada em Miami.
     Em um dos momentos mais embaraçosos, ele resume bem seu ensino. “Sem dinheiro, não adianta vir ao culto, fazer missões, orar, você está perdendo seu tempo. Deus está dizendo: Mostre-me seu dinheiro”. Tudo se resume no dinheiro. Claro, depois disso vem as promessas de prosperidade e de bênçãos sem medida na vida de quem contribui.
    No entanto, Ed Young se esquece de explicar qual a origem de todas as acusações sobre o mau uso de verbas, desvio de dinheiro e sonegação de impostos. Desde 2007 ele possui um jatinho Falcon, avaliado em 8.4 milhões de dólares, uma casa de 1.5 milhão de dólares no Texas e um apartamento em condomínio de luxo na Flórida além de um salário de um milhão de dólares anuais da igreja. Além disso, tem vários empreendimentos que comercializam seus sermões, livros, DVDs em livrarias, além de sites na internet que também vendem material, como o CreativePastors.com
    Ole Anthony, da Fundação Trinity, que investiga ministérios acusados de mau uso de finanças e acompanha as denúncias contra Ed Young há três anos, declarou: “Esse jovem caiu na mesma armadilha de muitos outros televangelistas. Agora ele se entregou apenas à ganância em nome de Deus.  Eles estão santificando a ganância, e isso é maligno”.

Portal Creio

Rede TV quer eliminar evangélicos da programação até 2015

    Enquanto algumas emissoras abrem espaço para a grade religiosa, outras reduzem. A Rede TV! estipulou em seu planejamento estratégico que eliminará, até 2015, a venda de espaços na programação para grupos evangélicos.
    Já o SBT, que antes rejeitava a hipótese, agora aceita conversar. Este mês, Silas Malafaia esteve com Guilherme Stoliar, superintendente comercial do SBT. Propôs um programa diário noturno.
    R.R Soares e Valdemiro Santiago também apresentaram ideias semelhantes recentemente. A tendência é o SBT aceitar (se aceitar) apenas uma delas.

Portal Creio

ASSEMBLEIAS INICIAM COMEMORAÇÕES

Nesta sexta é celebrado 100 anos da chegada de Berg e Vingren
         Nesta sexta-feira as Assembléias de Deus estarão em festa. Isto porque comemora-se 100 anos da chegada dos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren no dia 19 de novembro de 1910. Para celebrar a data, a Assembléia de Deus (Belém do Pará) sob a liderança do pastor Samuel Câmara, e Ministério Belém, sob a tutela de José Wellington Câmara, promoverão grandes concentrações.
            Em Belém, a Igreja de Samuel Câmara fará uma grande movimentação, às 17h, na “escadinha”,  ponto de desembarque, quando será encenada a chegada dos missionários numa embarcação personalizada e centenas de membros caracterizados com vestimentas da época participarão de grande culto de celebração a Deus, para em seguida realizarem caminhada até a praça, fazendo o mesmo percurso utilizado pelos missionários. Vários cantores e banda de música se apresentarão.
        No Rio de Janeiro, as comemorações iniciaram nesta  quinta-feira dentro do Congresso Internacional de Missões que termina no próximo domingo, dia 21. A programação inclui palestras com missionários nacionais e internacionais e louvores com Victorino Silva e Lília Paz, além de Oséias de Paula, Alice Maciel, Regis Danese, Mara Dalila, Coral e Orquestra Cordovil, Coral de Crianças e o Coral da União de Mocidade das Assembleias de Deus no Estado do Rio de Janeiro (Umader).
        O evento contará ainda com homenagem aos familiares dos fundadores.
 Portal Creio

SELEÇÃO


A Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) informa que a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação está com inscrições abertas para o processo de seleção de tutores à distância e presenciais para as disciplinas do Curso de Licenciatura em Matemática na modalidade à distância. Os tutores presenciais vão desenvolver suas atividades em um dos quatro polos escolhido no ato da inscrição: Caraúbas, Grossos, Parnamirim ou Natal.


Gazeta do Oeste

Caso Martinho

Adolescente envolvido na morte de taxista é apreendido com mais de 1kg de maconha  
Policiais militares aprenderam na tarde de ontem o adolescente de 17 anos, envolvido no latrocínio do taxista Martinho Francisco da Silva, de 53 anos. Ele estava na companhia de um mototaxista quando foi flagrado por policiais militares que trabalham na escolta de detentos do Complexo Penitenciário Estadual Agrícola Mário Negócio (CPEAMN) e da Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza portando mais de 1 kg de maconha, celulares, carregadores e chips de celulares.
Segundo o diretor do CPEAMN, coronel Francisco Alvibá Gomes, há várias semanas agentes do presídio estavam investigando denúncias de tráfico de drogas para dentro da unidade prisional.
Na tarde de ontem, a polícia foi informada que havia duas pessoas em atitude suspeita na localidade Riacho Grande. A Polícia Militar foi ao local de deteve o funcionário público Manoel Edésio Sabino, de 51 anos, que trabalha como mototaxista nas horas vagas.
Ele estava acompanhado do adolescente de 17 nos, envolvido na morte do taxista, que portava uma sacola plástica contendo sete celulares, seis carregadores, quatro fones de ouvido, seis chips de celular, e oito "bananas" de maconha, além de uma Honda Fan, preta, de placa MYK-7682, pertencente o mototaxista.
Os suspeitos foram encaminhados até a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) onde o menor assumiu ser o proprietário da droga e inocentou o mototaxista no envolvimento com tráfico de drogas.
Manoel Edésio revelou que trabalha como vigilante há 31 anos, e que nunca se envolveu em crimes. O mototaxista declarou que estava trabalhando em seu ponto no bairro Pintos, quando o menor contratou seus serviços para fazer uma entrega de roupas no Riacho Grande, e ofereceu R$ 20,00 pela "corrida". Ele foi colocado em liberdade ainda na noite de ontem.
O coronel Francisco Alvibá acredita que o menor estava aguardando alguém para entregar o material aprendido, para depois ser levado até as dependências do presídio. O diretor da Mário Negócio revelou que já identificou um detento que estava sendo usado de "mula", que na linguagem policial seria responsável pela condução da droga. "No decorrer do processo investigatório iremos identificar quem estava recebendo, distribuindo, e consumindo a droga dentro do presídio", disse o coronel.
O delegado Denis Carvalho, titular da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC), esteve em contato com o promotor da Infância de Juventude de Mossoró na tentativa de conseguir a internação do adolescente no Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Acusado de Ato Infracional (CIAD/Mossoró), já que além de ser considerado de alta periculosidade o menor também corre risco de morte, pois há risco dele ser morto em represália ao assassinato do taxista Martinho. 


Gazeta do Oeste

Sebastião Almeida é eleito presidente da Apae de Mossoró


A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Mossoró elegeu Sebastião Almeida como o novo presidente da instituição. A votação para a escolha da nova diretoria foi realizada na manhã de ontem, 18, em Assembleia Geral no espaço recreativo da entidade.
Ex-dirigente da Fundação de Geração de Emprego e Renda (Funger), Sebastião Almeida foi eleito por aclamação dos membros da entidade. Ele substituirá Teresa Cristina, que tem passagem marcante pelo comando da associação. Como ela está em seu segundo mandato consecutivo, não podia mais se candidatar novamente ao cargo.
Assim, após seis anos sob o comando de Tereza Cristina, a Apae terá um novo dirigente. Em seu discurso como presidente eleito, Sebastião Almeida parabenizou a administração da atual diretora e garantiu que irá continuar o trabalho desenvolvido por ela na instituição. "O que está bem deve continuar", declarou.
Sebastião Almeida será empossado como presidente da associação no dia 3 de janeiro do próximo ano. A direção da Apae já está preparando a cerimônia de posse. O mandato do novo presidente da entidade terá duração de três anos. 

Jornal O Mossoroense

Criminosos e moradores de rua transformam a Praça do Museu em "pousada a céu aberto"




Era por volta das 8h de ontem - plena luz do dia - quando um rapaz teve a bicicleta roubada na praça Antônio Gomes, popular "Praça do Museu". Minutos depois, uma viatura da Polícia Civil passou pelo local: nem sequer percebeu o crime. Fatos como este passaram a ser cotidianos em quase toda a cidade, mas há um agravante no lugar mencionado. Os delinquentes são figuras conhecidas da vizinhança e, segundo relatos, também dos policiais. Apesar do perigo que oferecem, transformaram a praça numa "pousada a céu aberto", numa expressão usada por um dos moradores, e praticamente dominam aquela parte da cidade.
"Eles moram aí mesmo. Isso já faz pelo menos dois anos. Não só dormem e se encontram aqui, como também usam um poço d'água da praça para tomar banho, ficam pelados, fazem até sexo. Tudo isso em plena luz do dia, e a céu aberto. É realmente uma verdadeira pousada", relata um dos moradores da Avenida Dix-sept Rosado, em frente à praça. Por segurança, todas as pessoas procuradas pela equipe do O Mossoroense preferiram não se identificar. O temor é comum a praticamente todo mundo que mora ou trabalha naquela redondeza, em pleno Centro da cidade.
Residente da Dix-sept Rosado há pouco mais de um ano, uma esteticista conta que, logo depois de se mudar para uma casa em frente à praça, tentou fazer um abaixo-assinado a ser entregue na Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM). A intenção era cobrar maior segurança para o bairro. A empreitada, no entanto, foi desestimulada pelos próprios vizinhos. "As pessoas ficaram com medo de assinar, porque disseram que esses moradores de rua são altamente perigosos. Como a polícia é muito ineficaz, os moradores tiveram medo de serem alvos de vingança", revela.
"Assim que eu cheguei aqui, minha filha foi assaltada. Foram as minhas boas-vindas", ironiza a mulher. Ela diz ainda que, mesmo assim, chegou a procurar a polícia várias vezes. "Pedi a eles uma medida de precaução, que fizessem alguma coisa para melhorar a situação naquela praça. Eles me disseram que só poderiam ser chamados se alguma coisa factual - como um assalto ou uma agressão - realmente acontecesse. Quer dizer, eu, como cidadã, não posso mais me precaver?".
História semelhante ocorreu com uma moça que trabalha ao lado do prédio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). "Num dia de muitos assaltos na praça, liguei para que a polícia pedisse à viatura para circular por aqui para me acompanhar até a parada de ônibus. O guarda me disse que eu só ligasse se acontecesse alguma coisa". Por causa disso, os funcionários da loja em que ela trabalha fizeram um acordo com o patrão: chegam mais cedo para saírem mais cedo. "Só assim mesmo para melhorar".
A maioria dos comerciantes, diferentemente da vizinhança, não teve maiores problemas com os "moradores da praça". Alguns deles levam alimentação e tentam ajudar aquelas pessoas. Mesmo assim, contudo, afirmam que é preciso ter cuidado e confirmam ter conhecimento do perigo que a situação oferece. "Eu, especificamente, nunca tive problemas. Ajudo, trago comida. Mas claro que não posso descuidar e claro também que tenho conhecimento dos assaltos", diz uma vendedora.
Para a mais antiga "moradora da praça", cuja identidade será preservada, as pessoas que usam o local público como residência não oferecem perigo para a população. "A gente aqui é da paz, a galera gosta da gente. O que rola, na verdade, é muito preconceito", opina. A ela, as outras pessoas do grupo chamam "chefe". Apesar de sua declaração, esta moça é, segundo a vizinhança, a pessoa mais perigosa do local. "Ela só anda armada, guarda um canivete dentro da calcinha", diz um lavador de carros. Outras pessoas da vizinhança também relatam o porte de armas da mulher.
O titular da Guarda Civil de Mossoró, Osnildo Morais, tomou conhecimento da situação por intermédio da equipe de reportagem. Decidiu tomar uma providência após a ligação do O Mossoroense à sua secretaria. "Irei tomar providência, provavelmente em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, para ver o que podemos fazer com essas pessoas. Mas, de qualquer forma, adianto que a polícia tem o dever de fazer também um trabalho preventivo. Os guardas que negaram o serviço agiram de forma errada", diz. 

Jornal O Mossoroense