Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Muita Tristeza

O Vingt Rosado todo está muito triste. A morte de 6 pessoas da mesma família mexeu com a estrutura dos moradores. Esse é o asunto mais falado pelos moradores em todos os cantos do bairro. Espero visitar os familiares e tentar levar um pouco de conforto.

Que Evangelho é esse?


Que evangelho é esse, que substitui a alegria do Espirito pelo entretenimento?
Que evangelho é esse, que torna lideres eclesiásticos em patrões de almas?
Que evangelho é esse, que confere poder e menos amor nos corações?
Que evangelho é esse, que que expurga as dificuldades e exalta o conforto?
Que evangelho é esse, que promove a música e sacrifica a Palavra?
Que evangelho é esse, que enriquece homens amantes de si mesmos?
Que evangelho é esse, que menospreza a humildade e cultua a avareza?
Que evangelho é esse, que chama sofrimento de maldição e materialismo de prosperidade?
Que evangelho é esse, que que banaliza o pão nosso de cada dia e promove a egolatria?
Está ficando sério. Que evangelho é esse...? Não seria este, aquele evangelho que Paulo (o apóstolo) chamou de "outro evangelho"? (Gl 1.8)

Por Samuel Torralbo

Ateus querem proibir leitura da Biblia

 

O jornal suiçoAargauer  Zeitung, no artigo intitulado  ”Um novo ataque contra a  Igreja”, disse que o  movimento  ateísta Freethinkers  - Pensadores livres, quer proibir que crianças e adolescentes tenham acesso a Bíblia, baseando-se na afirmativa que as Sagradas Escrituras tem muitas  cenas “cruéis” e  ”pornográficas.

O líder do Freethinkers, Reta Kaspar, está exigindo que o acesso ao livro só seja permitido a jovens com mais de 16 anos. “A Bíblia não oferece respostas para os problemas atuais e vitais que enfrentamos diariamente”, insistiu o “pensador livre”. Kaspar disse que a Igreja insiste numa fraude quando propõe às crianças lerem a Bíblia depois de uma censura prévia de alguns textos bíblicos, deixando apenas coisas bonitas e inofensivas.
Walter Müller, porta-voz da Conferência Episcopal Suíça (CES), respondeu às críticas dos ateus, observando que estudiosos contemporâneos são capazes de classificar de forma independente os textos bíblicos, sob o ponto de vista religioso e histórico. O porta-voz dos bispos suíços acrescentou ainda que a sociedade deve ser tolerante com adversários da Igreja, como grupos ateus, pois eles não podem ser excluídos do espaço público.
Queda de fiéis
Contudo, na última década, a religiosidade na Suíça sofreu mudanças significativas: as duas principais religiões, católicos e evangélicos, apresentaram uma diminuição de seus fiéis. Em contraste com essa baixa de fiéis, o último censo mostrou um aumento de 11% das pessoas que declararam não pertencer a nenhuma igreja ou religião.
De acordo com especialistas, esse número não reflete necessariamente uma convicção anti-religiosa na Suíça. Muitos dos que dizem não professar nenhuma religião fazem isso para fugir do imposto eclesiástico vigente no país.
FONTE: PAVABLOG

Pastores ateus continuam dirigindo igrejas



“Eu sou ateu”, diz  ’Jack’, um pastor afiliado à Convenção Batista do Sul, com mais de 20 anos de  ministério. ”Vivo minha vida como se Deus não existe”, diz ‘Adam’, que faz parte da equipe pastoral de uma pequena igreja em um dos estados mais religiosos dos EUA. Os dois, que pediram para terem suas identidades protegidas, são pastores que perderam a fé. Ambos construíram suas vidas e carreiras ao redor da fé, mas agora dizem sentir-se encurralados, vivendo uma mentira.
“Passei a maior parte da minha vida acreditando e buscando essa fé religiosa chamada cristianismo. Ao chegar a este ponto de minha vida, simplesmente não sinto mais que posso crer nele. Quanto mais eu lia a Bíblia, mais perguntas eu tinha. Quanto mais as coisas que ela afirma não faziam sentido para mim, mais dificuldade eu tinha.”, afirma Jack.
O pastor Jack disse que há dez anos começou a sentir sua fé se esvair. Ficou incomodado com as inconsistências no relato dos últimos dias da vida de Jesus, a improbabilidade de histórias como a “Arca de Noé” e as ideias expressas na Bíblia sobre as mulheres e seu lugar no mundo.
“Ler a Bíblia foi o que me levou a não crer mais em Deus”, conclui. Ele diz ainda que era difícil continuar trabalhando no ministério. “Comecei a olhar para isso como apenas uma atividade profissional e faço o que tem de ser feito”, disse. “Venho fazendo  isso há anos.”
Adam disse que suas dúvidas iniciais sobre Deus vieram ao ler o trabalho dos chamados neoateístas – autores populares como o cientista Richard Dawkins. Ele disse que seu objetivo era fazer uma pesquisa para ajudá-lo a defender sua fé.
“Pensava que Deus fosse grande o suficiente para lidar com todas as perguntas que eu pudesse ter”, afirma. Mas não foi isso que aconteceu.  ”Percebi que tudo que me ensinaram a acreditar era uma espécie de abrigo seguro. Eu nunca realmente me interessei pelo ensino secular ou por outras filosofias… Eu pensava, ‘Ó, meu Deus. Estou crendo nas coisas erradas? Será que passei toda minha vida e ministério pregando algo que não é verdade?’”, relata Adam.
Ele disse que temia pela salvação de sua alma. “No momento que sentia estar perdendo a fé, mas ainda temia por minha salvação, pedi a Deus que tirasse minha vida antes que eu perdesse totalmente a fé”, lembra Adam. O pastor agora se considera um ‘agnóstico ateísta’. “Não acho que podemos provar que Deus existe nem que ele não existe”, disse. “Vivo a minha vida como se Deus não existisse.”
Ele e Jack dizem que quando pregam aos fiéis, tentam ater-se às porções da Bíblia que ainda acreditam – as que ensinam como ser uma pessoa boa. Ambos disseram que gostariam de abandonar seu ministério, mas não têm condições.
“Quero sair da situação que estou o mais rápido possível, porque tento ser uma pessoa de integridade e caráter”, disse Adam. “Com a economia do jeito que está, minha falta de capacitação para o mercado e apenas com o diploma do seminário, fico em uma posição difícil.”
Revelar o ateísmo secreto ‘será devastador’
Jack disse que seu segredo o faz sentir isolado e que certamente perderia um monte de amigos se admitisse que deixou de ser cristão. Sua esposa não sabe e ele acredita que possivelmente iria perdê-la também. ”Será algo muito confuso para ela”, disse Jack. “Será muito devastador e vai levar algum tempo para trabalharmos essa questão.”
Adam disse que sua esposa sabia de sua crise de fé, mas não que ele a perdera completamente. “É uma situação muito difícil. Não consigo pensar em outra carreira que seja tão drasticamente afetada por uma mudança de opiniões ou ideias”, disse ele.
“No começo, tive medo que, se perdesse minha fé, me tornaria uma pessoa horrível“, disse Adam. “Desde que perdi a fé percebi que ela realmente não tinha influência sobre quem eu sou, meu caráter e minhas ações. Não vivo de maneira diferente do que vivia quando era um crente fervoroso.”
Fonte: Pavablog

Assembléia de Deus britânica afirma que papai Noel é o diabo


Um grupo da igreja Assembléia de Deus inglesa iniciou uma campanha que compara Papai Noel a Satanás e aconselha os pais a ensinarem aos filhos que ele não existe. Os líderes também estão incentivando as pessoas a não gastarem seu dinheiro com cartões e presente de Natal.
O denominação destaca que muitos aspectos dessa época festiva são “pecaminosos”. Na capa de sua revista oficial ,RE, do mês de dezembro, eles publicaram a manchete: “Did you know that Santa is an anagram of Satan?” [Você sabia que o Papai Noel é um anagrama de Satã?”. A comparação ocorre por que nome em inglês do “bom velhinho” é Santa Claus, por conta da tradição em associá-lo a São Nicolau.
Na coluna assinada pelo pastor John Andrews, ele afirma nunca mentiu para seus filhos sobre a existência do Papai Noel. “Algumas pessoas entendem que os pais que ensinam seus filhos a acreditar em Papai estão dando um mau exemplo.” O líder da igreja, sediada em Rotherham, sintetizou seu protesto: “O Natal não está na Bíblia. Em nenhum lugar lemos que o nascimento de Jesus foi em 25 de dezembro e a maioria das coisas que associamos com essa época festiva quase nada tem a ver com o cristianismo.”
Fonte: The Sun. Tradução e edição Jarbas Aragão, via Pavablog.

Obs: Era só que faltava!

As origens das tradições natalinas

 

Dentro de alguns dias mais uma ceia de natal será servida na casa de milhares de milhões de cristãos. Algumas mais recheadas que as outras, mas será servida assim mesmo. Mas, de onde vem a origem de se fazer uma ceia no dia de natal?
Conforme consta na literatura, há centenas de anos, os europeus deixavam a porta de sua casa aberta no dia de Natal para que os peregrinos e viajantes entrassem e, junto com a família, confraternizassem nesse dia. Daí o porquê de o Natal ser uma data de confraternização entre amigos e familiares.
A ceia foi incentivada pelos americanos e por isso, o peru, é considerado o prato clássico da data.
Outros alimentos tradicionais do Natal são as frutas secas, as nozes, as castanhas e o panetone. Este foi criado na Itália, mas não se sabe exatamente sua origem. Existem várias versões. De acordo com uma delas, um padeiro de Milão chamado Tone, em aproximadamente 900 d.C., fez um pão e misturou nele alguns ingredientes como frutas secas e nozes. Esse pão fez muito sucesso e ficou conhecido comopane di Tone. Uma segunda versão diz que, entre 1300 e 1400, um italiano, também de Milão, chamado Ughetto, estava apaixonado por uma moça que se chamava Adalgisa e, para poder ficar junto dela, empregou-se na padaria de seu pai. Lá, criou um pão especial que conquistou tanto a filha quanto o pai. E assim o pai de Adalgisa “deu a mão dela” a Ughetto. E uma outra versão conta que um chef di ciusinechamado Gian Galeazzo Visconti, duque de Milão, em 1395 criou um pão diferente para uma festa, e este fez muito sucesso por causa de seu sabor. Mas, independentemente das lendas em torno da história do panetone, ele está sempre presente nas mesas de Natal de todo brasileiro.
Demais enfeites
Além da ceia, as casas também tem varias decorações ligadas a data. Uma delas é a árvore de natal.
Acredita-se que sua origem venha da Alemanha. Conta-se que certa noite no ano de 1530, enquanto Martinho Lutero caminhava pela floresta ficou admirado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve e as estrelas no céu. Foi então que teve a idéia de levar alguns galhos para casa e montar uma árvore com a imagem que tinha visto na floresta, para que seus familiares a admirassem, também, a enfeitou com estrelas, algodão para dar a impressão de neve, colocou outros enfeites e acendeu velas. Anos mais tarde esta idéia foi levada para o continente americano.
Papai Noel
Diz a lenda que foi na Turquia em 280 d.C. que um bispo já velhinho, muito rico e generoso chamado Nicolau costumava dar presentes aos pobres e as crianças, deixando também saquinhos com moedas perto da chaminé das casas. Ficou conhecido pela sua generosidade, passando mais tarde a ser São Nicolau, pois lhe atribuíram vários milagres. O dia de São Nicolau é celebrado no dia 6 de dezembro, e que ele era um velhinho gorducho de barba branca. Mas foi na Alemanha que foi associada a imagem de São Nicolau ao Natal. Sua roupa era de cor marrom.
Em 1891 um cartunista se baseou num poema escrito para as filhas por um ministro episcopal Clement Clarke Moore, e então criou a idéia de Papai Noel como é conhecido hoje, gorducho, de grande barba branca e que carrega um grande saco cheio de presentes para as crianças. A cor de suas roupas, vermelha e branca, foram criadas pela Coca-Cola para um anúncio e acabou sendo associado ao personagem.

Presépio
Presépio e o lugar onde se recolhe gado, curral, estábulo, representação do local e das figuras que, segundo o evangelho, assistiram o nascimento de Jesus.
Manjedoura significa tabuleiro em que se coloca a comida aos animais nas estrebarias.
O presépio é de origem hebraica, mas foi São Francisco de Assis, que teve a idéia de divulgar a representação do nascimento de Jesus Cristo montando assim um presépio com figuras de barro, esse fato aconteceu por volta do ano de 1223. Foi desse dia em diante que começou essa tradição.
Em Nápoles, na Itália, no século XVIII que esse habito cresceu. Os presépios eram montados na sala das casas, com figuras de barro e madeira.

Três Reis Magos
Acredita-se que os três reis magos surgiram pela primeira vez em Florença na Itália.
Diz à lenda que no antigo Oriente foi escolhido, três reis magos, pois naquele tempo mago significavam sábios, então eles saíram a procura da criança que nasceria e que seria o rei dos reis, mas eles não sabia onde ele estaria, no caminho viram uma estrela brilhando no céu no dia do nascimento de Jesus, e foram guiados por ela. Viajaram muito até chegar, e foi no dia 6 de janeiro, que chegando lá para saudar o menino se emocionaram, se ajoelharam e entregaram os presentes.
Cartões de Natal
Esse costume de enviar cartões de Natal, esta ligado a Bíblia, com as palavras de Jesus. As mensagens da Bíblia foi uma maneira de espalhar o cristianismo e de lembrar dos amigos e parentes mais distantes, e é sem duvida uma forma de se aproximar mais uns dos outros. Trazendo mensagens de amor, carinho e de amizade. O que se sabe é que foi um inglês chamado John C. Horsley que ajudou a integrar esse costume, isso ocorreu por volta do ano de 1830, foi aceito muito rápido pelas pessoas.

Missa do Galo
A missa é feita nas primeiras horas do dia 25 de dezembro, e é uma tradição também muito conhecida, mas ligada apenas a Igreja Católica. Dizem que o galo anuncia o fim de uma noite de trevas, e que começa o nascimento da luz do mundo, e que essa luz seria o filho de Deus. A outra versão é que o galo nos desperta, no sentido ver o senhor na figura de um irmão.
A missa do galo teve o seu inicio no ano 400 em Roma, diz a lenda de que um galo cantou a meia noite do dia em que o menino Jesus nasceu. Havia uma crença de que se levasse um galo na igreja e que se ele cantasse na hora da missa do galo era sinal boas colheitas.


Jornal Mundo Gospel

Segundo Chalita, evangélicos se preocupavam mais com casamento gay

O deputado federal eleito Gabriel Chalita (PSB-SP) declarou que grupos evangélicos estavam mais preocupados com ocasamento gay que o grupo de católicos. Chamado para fazer a ponte de Dilma Rousseff com os religiosos, Chalita foi responsável pelo discurso de temaspolêmicos da candidata eleita pelo PT, como o aborto.
Levando Dilma para conversar com bispos,Chalita diz que muitos bispos desarmavam os argumentos de outros bispos. O tema mais discutido entre os bispos era oaborto, liberdade religiosa e liberdade de imprensa. Já para a comunidade evangélica, o casamento gay era prioridade.

Portal Creio

O cantor adolescente sempre ora antes dos shows, garante empresário

O cantor adolescente sensação do momento, Justin Bieber, tem entoado a oração judaica Shemá antes de entrar no palco. É o que garante seu empresário e amigo Scooter Braun (cujo nome verdadeiro é Shmuel ben Eliezer). A estrela pop canadense adotou a oração depois da ouvir o judeu Braun recitando o Shemá, que basicamente é uma declaração que resume a fé judaica:  “Ouve, ó Israel, o Eterno é nosso Deus, o Eterno é Um.”
“Justin ora o ‘Shema’ antes de cada show”, afirma Braun. “Primeiro ele faz uma oração cristã, em seguida, entoa o ‘Shema’ “. No início deste ano, Bieber foi fotografada usando um kipá na cerimônia de casamento judaico de seu diretor musical, Dan Kanter.
Este ano Bieber lançou sua biografia, na qual fala de sua fé cristã. Seu sucesso mais recente é Pray [Ore], que  foi considerada por alguns uma música gospel e rendeu muitas críticas ao jovem cantor. Esse fatos mostram a relação dele com a espiritualidade.
O cantor tem apenas 16 anos de idade, mas já vendeu milhões de álbuns e no momento percorre o mundo com sua bem sucedida turnê My World. Ele trilhou um longo caminho,  desde seu humilde começo de carreira ainda na infância. Bieber começou a ganhar fama quando sua mãe postou no Youtube alguns vídeos dele cantando. Em 2008, Braun deparou-se com um desses vídeos. Hoje, com três álbuns já lançados, sua canção “Baby” é um dos vídeos  mais vistos de todos os tempos no mesmo Youtube que o projetou.

Portal Creio

Justin Bieber: “Creio que Jesus morreu na cruz pelos meus pecados”

Tibau completa 15 anos de emancipação com histórico administrativo reprovável

O Município de Tibau completará nesta terça-feira (21), 15 anos de emancipação política com um histórico administrativo reprovável.  Nesse período, dois prefeitos foram cassados por corrupção e outro proibido de se candidatar pela lei da ficha limpa pelo mesmo motivo. Em 21 de dezembro de 1995 o então governador Garibaldi Filho assinava a lei desmembrando Tibau do município de Grossos.
De acordo com o Censo do IBGE 2010, Tibau tem hoje 3.687 habitantes. Nessa década e meia de emancipação política, Tibau já teve cinco prefeitos: Sidrônio Freire (dois mandatos), Nilo Nolasco (cassado), Francisco de Assis Diniz (cassado), Neinha Fernandes (prefeita em razão da cassação de Diniz) e por último, Rafael Freire, vencedor da eleição suplementar realizada agora em 2010.
A emancipação política trouxe poucos avançados a Tibau. Ao longo de quinze anos, o Município se destacou mais pelos escândalos administrativos do que pelas ações de governo em favor da população.
Para celebrar o transcurso da data, a Prefeitura de Tibau promoverá um torneio de futsal dias 20, 21 e 22. O prefeito Rafael Freire justifica que "o momento não é propício para uma grande festa". 
De fato, não é mesmo. Tibau não tem o que comemorar.
 
http://www.gutembergmoura.com.br/

Tragédia em Jucurutu: carro cai em açude e mata família de Mossoró

Um acidente de carro ocorrido na madrugada desta segunda-feira (20), por volta das 4 horas, na BR-226, a cerca de 10 quilômetros de Jucurutu, no sentido Triunfo Potiguar (Sitio Ramada), resultou na morte de cinco pessoas de uma mesma família.
O veículo, um Gol, saiu da pista e caiu no açude matando Fernando Castro Galvão, motorista, Jane, sua prima, que inclusive estava grávida e três crianças. Até o momento apenas duas vítimas foram identificadas, Stefanny e Tawanny. Uma quinta pessoa que estava no carro foi identificada por Diogo. Filho de Fernando Castro, Daniel conseguiu sair de dentro do carro. 
De acordo com informações de policiais militares que estão no local, a família seguia de Currais Novos para Mossoró, e o motorista pode ter cochilado perdendo o controle do veículo e caído no açude.
O corpo de bombeiros também já está local e aguarda a chegada dos peritos do ITEP para fazer a remoção dos corpos que serão necropsiados em Caicó.
Detalhe: As principais informações dão conta que a família envolvida na tragédia, residia no conjunto Vingt Rosado, zona Oeste de Mossoró.
 
http://www.gutembergmoura.com.br/