Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Jornalista de ‘Época’ diz que evangélicos não respeitam ateus

Em um artigo publicado no site da revista Época pela jornalista Eliane Brum, ela critica a intolerância dos evangélicos com os ateus no Brasil.
No artigo, a jornalista reproduziu o diálogo entre um taxista evangélico e uma jornalista ateia que tenta expressar sua preocupação com o direito de não ter fé. O taxista tenta de todas as maneiras mostrá-la o quanto é importante e necessário ir à igreja, enquanto ela, insiste que ele respeite sua opção não-religiosa, porque apesar de não ter fé, cumpre seus deveres como cidadã.
A jornalista disse no artigo que “a parábola do taxista me faz pensar em como a vida dos ateus poderá ser dura num Brasil cada vez mais evangélico – ou cada vez mais neopentecostal, já que é esta a característica das igrejas evangélicas que mais crescem”, afirma Elaine, que continua dizendo que o catolicismo tem se mostrado mais tolerante, uma vez que no “catolicismo do mundo contemporâneo, bem sublinhado (…) é possível ser católico e não praticante”.
Em sua crítica, ela disse que “a liberdade de credo (…) determinada pela Constituição está sendo solapada na prática do dia a dia” e relata ainda com ironia, que alguns ateus que tem receio de se manifestar contra as religiões, se apresentam como agnósticos. “Com sorte, parte dos crentes pode ficar em dúvida e pensar que é alguma igreja nova”, comenta.
No site, Eliane ainda escreve que os ateus são vistos como ameaças às igrejas evangélicas, porque não tem forma de convertê-los. Em sua concepção, ela acredita que as igrejas que lidam com a fé, agem como se ela fosse um produto e que precisam se reinventar todos os dias para manter seus membros fiéis.

Verdade Gospel

Igreja totalmente de gelo será erguida na Alemanha

Igreja totalmente de gelo será erguida na Alemanha
Tudo está pronto em Mitterfirmiansreut, na região da Baviera, Alemanha, para o projeto de erigir o maior prédio de neve que se tem notícia. Os moradores dessa aldeia da Baviera, perto da fronteira com a República Checa, entendem ser uma homenagem aos seus antepassados, que fizeram a mesma coisa 100 anos atrás.
Depois de concluída, a igreja acomodará até 190 pessoas sentadas. A planta está pronta, o salão de culto terá 26 metros de comprimento e 6,5 metros de altura, com uma torre central de 17 metros de altura. Dentro do templo haverá esculturas, um altar e bancos – tudo feito de gelo. No total, serão necessários 1.400 metros cúbicos de neve.
Embora a igreja de neve não tenha começado a ser erguida, já existem dezenas de pedidos de reserva para casamentos e batismos. Durante os últimos dois anos Bernd Stiefvater, 45, tem trabalhado arduamente nessa obra, juntamente com seus amigos. Cerca de 200 pessoas já se voluntariaram e estão prontas para por a “mão no gelo” e construi-la.
Stiefvater explica que essa igreja de neve servirá como uma lembrança de um episódio curioso da história local. No início do século 20, quem vivia na aldeia remota da montanha de Mitterfirmiansreut precisava caminhar cerca de 90 minutos até a cidade vizinha de Mauth, se quisesse ir ao culto de domingo. Desejosos de ter uma igreja própria, os moradores decidiram fazer um protesto inusitado no Natal de 1911. Construíram uma igreja toda feita de neve.
“Para mim, esta história comovente mostra como as pessoas de fé podem conseguir qualquer coisa”, diz Stiefvater. Ele deseja que a nova versão da igreja de neve honre a dedicação dos que viveram ali 100 anos atrás. O planejamento e a construção da igreja vão custar cerca de € 100.000 (250.000 reais). O dinheiro virá da doação de patrocinadores da região e os idealizadores da obra esperam ganhar o apoio financeiro de um programa cultural da União Europeia.
A primeira igreja luterana totalmente de neve foi planejada pelo arquiteto Alfons Doeringer. ”Nada neste projeto é normal. Não seguimos os padrões as normas de prédios comuns”, diz ele. Os projetos para a complexa obra exigiu a colaboração de engenheiros estruturais. O arquiteto está muito consciente dos riscos existentes: “Sabemos que é uma grande quantidade de neve e que as pessoas ficarão dentro dela por horas. Trabalharemos com toda calma e segurança”.
O arquiteto diz que antes que a construção possa começar será necessário acumular uns 20 centímetros de neve no local. A inauguração está prevista para 17 de dezembro. Haverá shows e cultos comemorativos na igreja, além de uma exposição de escultura de gelo entre 22 e 28 de janeiro, além do tradicional mercado de artesanatos dia 12 de fevereiro.
Desde o início houve um grande interesse pelo projeto, diz Stiefvater, e rapidamente vários grupos turísticos se registraram para visitar a igreja, o que irá aquecer o comércio na cidade.  Mas e se não cair neve o suficiente em Mitterfirmiansreut neste inverno?
“Isso é muito improvável”, explica Stiefvater. ”Mas se for assim, teremos de esperar para construir nossa igreja somente no próximo inverno”.
Traduzido e Adaptado por Gospel Prime de Spiegel

A fé que mais cresce no mundo ainda é o cristianismo, especialmente os pentecostais

O número de ateus tem diminuído, mas os ‘não religiosos’ estão crescendo

A fé que mais cresce no mundo ainda é o cristianismo, especialmente os pentecostais
Segundo o estudo anual “Estado das Missões Globais” o número de ateus e não religiosos diminui a cada dia no mundo. “Especificamente, neste milênio (de 2000 a 2011) a categoria ‘não religiosa’ perde cerca de 700 adeptos por dia, enquanto os ‘ateus’ perdem 300. Ou seja, nos últimos 11 anos, os “infiéis” perderam 2,7 milhões de adeptos e os ateus, 1,37 milhão.
O segmento de fé que mais cresce são os evangélicos, adicionando cerca de 60.000 fiéis por dia. Em seguida vem o catolicismo, que aumenta 34 mil pessoas por dia. No Islã nascem 79 mil fiéis diariamente e no Hinduísmo, 37.000.
Comparando esses números com 1970 (em plena revolução sexual no Ocidente e ateísmo comunista na Europa) percebe-se que, em 41 anos, o ateísmo perdeu 28 milhões de adeptos. Por outro lado, pessoas que se denominam ‘não-religiosas’ cresceram mais de cem milhões. Devido à queda dos regimes comunistas, muitos que antes se declaravam ateus agora dizem apenas ser ‘não-religiosos’. Da mesma forma, na China, no Vietnã e em outros países comunistas, muitos preferem dizer que são ‘não religiosos’ em vez de ateus.
Portanto, no século 21 o número de ateus irá diminuir enquanto as religiões continuarão crescendo. Isso inclui a recuperação do Judaísmo (15,1 milhões em 1970 e menos de 14 em 2000) que agora tem 14,9 milhões de membros.
Os seguidores de outras religiões estão distribuídos da seguinte forma:
- O cristianismo, com todas as suas variantes, soma 2,3 bilhões de pessoas, aumentando 94 mil pessoas por dia (entre protestantes, católicos e ortodoxos).
- Muçulmanos, com quase 1,580 bilhão de adeptos, cresce a uma taxa de 79.000 fiéis por dia.
- O Hinduísmo conta hoje com 952 milhões de adeptos e aumenta em 37 mil a cada dia.
- O Budismo tem 468 milhões fiéis, somando mais 13.800 por dia.
- Taoísmo chinês e o confucionismo já são 457 milhões, ganhando 9.300 seguidores por dia.
- As religiões étnicas totalizam 269 milhões de seguidores, aumentando cerca de 9.000 por dia.
Estima-se que ainda há no mundo dois bilhões de pessoas que nunca ouviram a mensagem do evangelho de forma clara. Outros 2,680 bilhões já ouviram falar ou conhecem um pouco, mas não são cristãos.

Entre os cristãos

A Igreja Católica totaliza 1,160 bilhão de fiéis, de acordo com este estudo, ganhando mais 34 mil por dia.
As igrejas protestantes (incluindo os anglicanos) totalizam 1,125 bilhão de fiéis no mundo.
O total de pentecostais é 612 milhões, crescendo 37 mil por dia.
Os protestantes “tradicionais” são 426 milhões, acrescendo 20.000 por dia.
Os anglicanos, principalmente da África e Ásia, totalizam 87 milhões, com mais 3.000 se unindo a eles a cada dia.
Finalmente, a igrejas ortodoxas possuem 271 milhões de seguidores, ganhando apenas 5.000 por dia.
O estudo entende que as “seitas cristãs” (Testemunhas de Jeová, mórmons, grupos que duvidam da Trindade ou da divindade de Jesus, etc …) são apenas 35 milhões, crescendo a uma taxa de 2.000 por dia.

Mais Dados

É preciso entender que a maneira mais fácil de fazer um grupo crescer é pelo nascimento. Quanto mais filhos, mais fácil é de ajudar a sua tradição religiosa. Outra forma é a conversão. Mesmo sendo menos fácil de contabilizar, especialmente onde são proibidas, ocorre aos milhões a cada ano. A situação mais comum é um cônjuge aderir à religião do outro.
Outro dado curioso é que em 2011, estima-se que são colocadas mais de 71 milhões de Bíblias (em suas diversas versões) no mundo a cada ano. Calcula-se que existe hoje 1.740 bilhão de Bíblias disponíveis no planeta, muitas delas de forma clandestina.
Traduzido e Adaptado por Gospel Prime de Protestante Digital

Record exibe trechos da minissérie Rei Davi que estreia em breve

Ainda não há datas para o lançamento, mas as gravações continuam e devem durar mais 30 dias

Renata Dominguez interpretará Bate Seba
As gravações da minissérie Rei Davi produzida pela Rede Record continuam a todo vapor, algumas imagens já foram gravadas no Canadá e nos próximos dias a equipe seguirá para a cidade de Diamantina, Minas Gerais, para continuar gravando.
Fora isso a série que vai contar a história de um dos maiores personagens bíblicos também vai ter imagens gravadas no Rio de Janeiro e na cidade cenográfica instalada na central da emissora, o Recnov.
Para poder representar a juventude de Davi até o fim de seu reinado, os artistas passaram por workshops para aprender a cerca do contexto histórico da época, sobre a unificação das tribos de Israel e outras informações necessárias. Fora isso os homens tiveram aulas de luta para poder aprender a trabalhar com armamentos da época, espadas, escudos, arco e flechas.
Já as atrizes participaram de cursos de dança, tear e culinária local. Os personagens que aparecem andando de cavalos também tiveram aula de equitação e participaram de aulas de história para tirar dúvidas sobre os costumes e comportamentos da época.
A emissora ligada a Igreja Universal do Reino de Deus não mediu esforços para produzir essa minissérie, a terceira com tema bíblico que está sendo produzida por eles.

Gospel Prime

JORNALISMO TENDENCIOSO
Repórter da Record abandona emprego após insatisfação
     Carlos Dorneles, um dos repórteres mais experientes da televisão brasileira, pediu para sair da “TV Record”. Ele se mostrou insatisfeito com a maneira como vem sendo conduzido o jornalismo na emissora, que investe em reportagens para tentar desqualificar os rivais religiosos da Igreja Universal, como no programa Domingo Espetacular, exibido no último domingo, atacando o movimento pentecostal.
    Em meio à uma crise de audiência, aparentemente a situação está sendo contornada, mas o clima entre os profissionais que compõem o jornalismo da emissora não é bom.
    Além de Dorneles, outros repórteres renomados, com longa passagem pela “TV Globo”, têm se mostrado incomodados com as novas orientações do jornalismo, voltada para recuperar a audiência perdida. “Não estou fazendo jornalismo, estou fazendo entretenimento”, desabafou um profissional da emissora que preferiu não se identificar.
    O maior alvo das reclamações é o editor Rafael Gomide, responsável pelos programas “Câmera Record” e “Repórter Record”. Também é Gomide que assina a reportagem sobre o “cai-cai” nas igrejas pentecostais.
    Durante os Jogos Pan-Americanos, o veterano Paulo Henrique Amorim, apresentador do “Domingo Espetacular”, teve um desentendimento com Gomide, e esta se tornou pública. “Comigo você não mexe”, teria dito Amorim ao editor.

Fonte: Uol