Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A Igreja e a teologia


A Igreja evangélica brasileira tem crescido muito nos últimos anos, hoje já somos o terceiro país do mundo em número de evangélicos. Isto é bom, mas traz uma preocupação, pois, existe a quantidade, mas onde está a qualidade? Com este povo existe um grande misto de gente e crenças que não se enquadram no padrão bíblico.
Paulo escrevendo a Timóteo dá orientações quanto à realidade de um tempo que sobreviria, em que se intensificariam as dificuldades e estas estavam ligadas ao comportamento dos homens. Este comportamento do homem seria de intolerância para com a sã doutrina, busca de mestres segundo os interesses pessoais e não divinos, e recusa da verdade a ponto de sentirem comichão nos ouvidos.
Depois destas palavras de Paulo, destaco a titulo de ilustração algumas teologias que campeiam o nosso arraial evangélico neste momento.
AS “TEOLOGIAS” DA TEOLOGIA DA IGREJA HOJE
1O. TEOLOGIA DO ABRACADABRA – é a tendência de se entender o poder de Deus, como sendo semelhante às artes mágicas. Esta crença se caracteriza Por se imaginar palavras chaves ou objetos encantados que liberam o poder de Deus automaticamente. Milho ungido, vassoura sagrada que varre demônios, rosa ungida, água milagrosa, sabonete do descarrego e outros são objetos usados. Para este Deus é visto como um gênio da lâmpada, e a vida cristã é reivindicar o cumprimento dos seus desejos.
2O. TEOLOGIA DE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS – Estes pensam que Jesus morreu na cruz para sermos economicamente estáveis. Quem tem fé é rico e sadio. Estes “teólogos” dizem que devemos pedir riquezas a Deus como Salomão pediu. Assim para eles o paraíso é aqui na terra, uma vida sem problemas sem enfermidades, com carro 0 km na garagem... Que maravilha!
3O. TEOLOGIA DA ONDA – É a busca pelo que é novo e não pelo que é bíblico, surge algo novo, e passa a ser a sensação do momento, acontece num lugar e já vira regra para testar a presença de Deus. De onda em onda, nosso povo segue em busca de novidades, seja um dente de ouro, um sopro, um tombo ou urros do “espírito”.
4O. TEOLOGIA DO AQUI AGORA – Perdeu-se a visão do futuro, como arrebatamento e céu. Agora o que vale é o imediatismo, o aqui agora. A igreja tem tirado a cabeça do céu, e em nome desse imediatismo, tem levado pessoas a se interessar em servi-se de Deus e não servir a Deus.
OS PREJUÍZOS DESSAS TEOLOGIAS
a)      Imaturidade espiritual – Se a teologia é rasa, a igreja é imatura(Hb. 5:12)
b)      Superficialidade doutrinaria – existe crentes que assustam quando se falam em encarnação do verbo, ressurreição corporal e outros.(At. 2:2)
c)      Exageros quanto à fé – há muita gente com fé nos agentes de Deus e não no Deus que age.
d)     Aversão ao evangelho – está surgindo um sentimento repulsa e aversão por parte dos não crentes ao evangelho.
Conclusão
Como Igreja do Senhor Jesus devemos ter e viver uma teologia que seja:
a)      Centralizada em Cristo (Ef. 1:10), e
b)      Orientado pelo Espírito Santo(1 Co. 2:13)
Pr. Manoel França Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário