Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Conhecendo e Evitando as Enfermidades


Nos reunimos como igreja aqui neste bairro há dois anos e três meses, já entregamos folhetos, realizamos cultos públicos, cada casa já foi visitada e evangelizada, já recebemos inúmeras visitas, temos irmãos morando nas três etapas deste bairro. Creio que todos os momentos foram importantes, mas eu creio que hoje estamos vivenciando o nosso melhor momento, porquê creio assim? Veja:
- Estamos mais conhecidos como igreja que antes...
- Desfrutamos de uma comunhão mais profunda e espiritual...
- Temos um ensino consistente, claro, confrontativo e praticável...
- Trabalhamos com crianças, juniores, pré-adolescentes, senhoras e casais...
- Temos recebido pessoas de outras igrejas...
            - Temos conquistado pessoas para Cristo, estamos discipulando estas pessoas, temos visto o crescimento delas...
- Enfim, estamos crescendo em qualidade e quantidade, afirmo isto devido às mudanças na vida dos irmãos e devido ao fato termos nosso templo cheio em vários domingos.
Estamos crescendo, isto é um fato, por isso como pastor devo adverti o rebanho contra alguns sintomas, as suas causas e como se prevenir contra doenças espirituais que podem nos afligir.
Os Sintomas:
a)      Sintoma da Apatia – Apatia significa Indolência, desinteresse.
b)      Sintoma da falta de Assistência ao templo – São crentes que não comparecem aos cultos por falta de interesse pessoal e espiritual.
c)      Sintoma do descontentamento – Crentes desgostosos com outros.
d)     Sintoma da Inimizade – Crentes que não se falam.
e)      Sintoma da conformidade – Os crentes satisfeitos com o mesmo grupo.
As Causas:
a)      Pastores Enfermos – Geralmente são imaturos, controladores, materialistas, temperamentais, pastores assim não passam mais de três anos na Igreja.
b)      Crentes Carnais – Agem com egoísmo, malícia, sem misericórdia, formam grupinhos para controlar o pastor e igreja.
c)      Falta de Espiritualidade ou Maturidade – Tanto dos pastores como dos crentes, deve haver um crescimento equilibrado, com todos crescendo juntos.
Possíveis Doenças:
a)      Koinonite: Vem de comunhão, se refere a ter comunhão com as mesmas pessoas, sem fazer esforço para ter um crescimento renovado através do evangelismo.
b)      Desenvolvimento Espiritual Atrofiado: Quando pessoas na igreja não estão crescendo nas coisas de Deus e no relacionamento com outros irmãos.
c)      Síndrome de João: Este nome é devido o fato de ter sido João quem primeiro descobriu e falou da igreja que era quente e ficou fria, os crentes tornaram-se apenas de nome.
d)     Hipopineuma: Esta doença é causada pelo nível deficiente da presença e do poder do Espírito Santo na vida da igreja.
Como nos Prevenir:
a)      Oração – Com oração a Igreja pode resistir a qualquer enfermidade.
b)      Unidade – Com unidade o corpo de Cristo não pode funcionar e nem deve desmembrada.
c)      Amor – O amor produz cura nos relacionamentos conjugais, humanos, ele também cura as feridas que as enfermidades infligem à igreja.
d)     – Uma igreja que tem fé reflete a sua saúde espiritual.
e)      Jesus Cristo – Ele é o ímã que mantém a comunhão e unidade da igreja.
Pr. Manoel França

Nenhum comentário:

Postar um comentário