Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Eternidade Passada e Futura

Abstinência antes do casamento melhora vida sexual, diz estudo

Casais que esperam para ter relações sexuais depois do casamento acabam tendo relacionamentos mais estáveis e felizes, além de uma vida sexual mais satisfatória, segundo um estudo publicado pela revista científica Journal of Family Psychology, da Associação Americana de Psicologia.


Foto: Thinkstock/Getty Images
Esperar até o casamento para fazer sexo melhoraria a qualidade sexual da relação
Pessoas que praticaram abstinência até a noite do casamento deram notas 22% mais altas para a estabilidade de seu relacionamento do que os demais.
As notas para a satisfação com o relacionamento também foram 20% mais altas entre os casais que esperaram, assim com as questões sobre qualidade da vida sexual (15% mais altas) e comunicação entre os cônjuges (12% maiores).
Para os casais que ficaram no meio do caminho - tiveram relações sexuais após mais tempo de relacionamento, mas antes do casamento - os benefícios foram cerca de metade daqueles observados nos casais que escolheram a castidade até a noite de núpcias.
Mais de duas mil pessoas participaram da pesquisa, preenchendo um questionário de avaliação de casamento online chamado RELATE, que incluía a pergunta "Quando você se tornou sexualmente ativo neste relacionamento?".
Religiosidade
Apesar de o estudo ter sido feito pela Universidade Brigham Young, financiada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecida como Igreja Mórmon, o pesquisador Dean Busby diz ter controlado a influência do envolvimento religioso na análise do material.

"Independentemente da religiosidade, esperar (para ter relações sexuais) ajuda na formação de melhores processos de comunicação e isso ajuda a melhorar a estabilidade e a satisfação no relacionamento no longo prazo", diz ele.
"Há muito mais num relacionamento que sexo, mas descobrimos que aqueles que esperaram mais são mais satisfeitos com o aspecto sexual de seu relacionamento."
O sociólogo Mark Regnerus, da Universidade do Texas, autor do livro Premarital Sex in America, acredita que sexo cedo demais pode realmente atrapalhar o relacionamento.
"Casais que chegam à lua de mel cedo demais - isso é, priorizam o sexo logo no início do relacionamento - frequentemente acabam em relacionamentos mal desenvolvidos em aspectos que tornam as relações estáveis e os cônjuges honestos e confiáveis."
Portal IG

Coluna da Gazeta do Oeste

Coluna da Gazeta do Oeste

Mensagem, entrevista e notícias
  Coluna da Gazeta do Oeste
Coluna publicada no jornal Gazeta do Oeste, sábado, 24 de dezembro de 2010 e, assinada por Carlos Skarlack

ENTREVISTA – MARCOS LIMEIRA

O pastor Marcus José Limeira, é um mossoroense, baiano. É natural da Bahia, mas está em Mossoró há 14 anos, como pastor da I Igreja Batista de Mossoró, localizada na Rua Lopes Trovão, Centro. Preparando-se para comemorar os 67 anos de fundação da I Igreja Batista, que acontecerá no dia 27 de fevereiro do próximo ano, nesta entrevista, Marcos Limas trata de questões como aborto, casamento entre pessoas do mesmo sexo e sobre o crescimento vertiginoso do número de evangélicos no Brasil. Sobre isto, ele advoga que se priorize, a qualidade – leia-se situação espiritual de cada cristão -, e não a quantidade. Confira a entrevista, publicada na edição de sábado, do jornal Gazeta do Oeste.
CRESCIMENTO – Eu vejo com algumas restrições, o anunciado crescimento do número de cristãos no Brasil. O que se pensa de um povo remido é que viva com menos violência e corrupção. Mas percebo que se tem dado muita ênfase ao crescimento numerico de evangélicos, em detrimento da qualidade. Se pensa mais no aumento quantitativo, enquanto a qualidade deixa a desejar. É bom que os evangélicos aumentem em número. Mas, mais importante ainda, é que se cresça com Cristo, em fé, oração, arrependimento, santidade.
ARREPENDIMENTO  – A Bíblia diz no  livro de Atos, que Pedro disse arrependei-vos e credes, e sereis batizados.  No grego arrependimento é metanoeo, que significa mudar. Mudar de vida. Mas, infelizmente, vemos muitos que dizem que se converteram, e que agora são evangélicos, mas a vida continua a mesma. O verdadeiro evangélico, cristão, se mentia, não mente mais. Se roubava, não rouba mais. Um exemplo é Santo Agostinho, que dizem era muito pervertido, com muitas amantes. Mas quando se converteu, passou e uma mulher chamou seu nome, ele não respondeu. Então, ela o pegou pelo braço e perguntou o motivo da indiferença. E ele respondeu; “Eu não sou mais eu. Aquele Agostinho morreu”.
SEXO - Avalio as coisas por princípios, que são valores imutáveis. Desde o início do mundo todos respiram o ar, oxigênio. É um princípio imutável. Então, quando se fala sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo, lembro que a Bíblia afirma que criou Deus homem, e mulher. Não posso violar isso. Se uns querem justificar suas tendências homossexuais, aí depois, vão querer justiçar, também, a pedofilia e outras práticas que a Bíblica condena.
ABORTO - Aborto é um crime. É um atentado contra a vida. Já foi provado que o feto já é uma vida. Aborto só em casos de risco que possa se oferecer a mãe, pois a mulher que aborta é um filho indesejável. Não usou preservativo, praticou o ato sexual antes do momento certo, então  existe adoção, entidades onde se pode entregar a criança para que ela cresça de bem com a vida. Então, sou favorável aos princípios da Bíblia. Contra o aborto.
MENSAGEM
“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou o que dará o homem em recompensa da sua alma?”. A abordagem de Jesus Cristo (Mt 16:26), deixa clara a desimportância do buscar primeiro as coisas terrenas. Não se faz aqui, nenhuma defesa da instituição do padrão mandracaria  – uma vida de mandrião, preguiçoso; de ociosidade. Isso leva a uma espécie de espiral negativa. De fracasso. Alguma coisa contra a prosperidade? Muito pelo contrário! Tudo a favor. Cristo questiona é como se constrói a riqueza. Se com patacoada (Jactância ridícula; impostura; disparate) para com Deus. E alerta contra a ação em forma de metafísica influente que aponta para direção contrária. Contrária a Deus. De fato, o alerta é igualmente para a transitoriedade da glória terrena. Como filosofou C. Anísio Pólio a um contemporâneo seu:  "Oxalá que pudesse aguentar a prosperidade com mais auto-controle...”. Ou seja: não esquecendo Deus, pois nenhum bem pode pagar o preço da alma. E, a posição de Jesus, é avalizada pelo salmista que atesta que “Aqueles que confiam na sua fazenda e se gloriam na multidão das suas riquezas, nenhum deles, de modo algum, pode remir a seu irmão ou da a Deus, o resgate dele (pois a redenção da sua alma é caríssima, e seus recursos se esgotariam antes); Salmo 49:7. Afinal, quando se trata da alma, Só Cristo Salva!

TEATRO – A Igreja Evangélica Cristã Evangélica, do conjunto Inocop,no Alto de São Manoel, apresenta, hoje, às 19h, a peça teatral  “Jesus, um presente Deus”. O espetáculo será encenado por crianças e jovens  da igreja, comandada pelo pastor Ronaldo Corcelli. O ato será reprisado amanhã, no mesmo horário.
REVEILLOON – A Igreja Batista Regular da Fé, do Alto de São Manoel, sob o comando do pastor Rinalodo Bezerra, realizará o seu réveillon no Acampafé, em na praia de Morro Pintado, em Areia Branca. Na oportunidade, será lançado o Jornal da Fé, impresso que divulgará as atividades da congregação.
SOCIAL – O pastor Renato Oliveira da Igreja Internacional da Graça de Deus, em Mossoró, entrou quarta-feira, na sede da congregação, as feiras que foram originadas dos gêneros alimentícios arrecadados durante a apresentação do vocalista Luiz Arcanjo, do Ministério de Louvor Trazendo a Arca. O evento aconteceu no dia 9, nas confluências da Igreja da Graça.
PRESBITERINA – O pastor Marcos Severo do Amorim, que há alguns anos presida a Igreja Presbiteriana no Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, estará deixando o posto. Solicitou substituição, para se dedicar a um projeto que já coordena, de evangelismo no sertão, em que leva o Evangelho ao interior do Estado.
ENCONTRO –A Associação das Igrejas Batista de Mossoró, realizou reunião, quarta-feira, 22, na II Igreja Batista, localizada no Alto de São Manoel. Em pauta, a instalação de representações das Igrejas Batista, em municípios do interior do Rio Grande do Norte. Municípios como Baraúna e Grossos serão alguns onde serão instaladas as próximas Igrejas Batista.
ON LINE – Esta coluna ganhou a sua versão on line, com atualizações diárias. Para acessar a coluna Só Cristo Salva, na Internet, além do site da Gazeta do Oeste,  é só clicar no www.nomomento.com , e conectar . A versão on line é assinada por Michele Fonseca, com e de Deysnossa participação.

ENTRELINHAS
. O cantor Fernandes Lima, o forrozeiro de Jesus, se apresentará em Mossoró, dia 19 de janeiro. Estará na Igreja Internacional da Graça de Deus, dirigida pelo pastor Renato Oliveira.
. O cantor Elivânio, que se congrega na Assembléia de Deus, de Mossoró, cumpriu agenda, em Fortaleza (CE), louvando a Deus, em algumas congregações.
. Vem aí, a Igreja Assembléia de Deus Vitória em Cristo, de Mossoró. O líder da igreja é o pastor Silas Malafaia, que já inaugurou a congregação em Natal.
. A Igreja Cristã Evangélica do Inocop, presidida pelo pastor Ronaldo Corcelli, encerra no dia 31, a campanha de jejum e oração, iniciada em 22 de novembro, com o tema:  “Por esta causa me ponho de joelho diante do Pai (Ef 3:14)”.
 Estudos que instituição especializada, apontam que até 2020, o Brasil será um país majoritariamente de evangélicos.
. No programa Só Cristo Salva, da Rádio Difusora (1.170 khz), neste domingo, 26, participação de uma comitiva de pastores de Igrejas Batista, sob o comando do pastor Marco Limeira.
. Está sendo agendada para o início de 2011, em Mossoró, uma série de apresentações do cantor gospel Álvaro Tito.

Culto Batista é destaque no Jornal Nacional

Em João Pessoa, milhares de evangélicos estão comemorando a noite de Natal com shows ao ar livre. O repórter Bruno Sakaue acompanhou ao vivo a festa.
Em uma das principais avenidas de João Pessoa, o trânsito foi fechado para receber os fiéis. Cinco mil cadeiras foram distribuídas na área, mas a expectativa de público total é de 10 mil pessoas. Para que todos possam ver tudo de perto, foram instalados oito telões.
O culto de Natal é realizado há 14 anos, sempre no dia 25 de dezembro. O pastor Estevam Fernandes, da Primeira Igreja Batista diz que a celebração a céu aberto representa a aproximação de Jesus e da mensagem de Cristo da celebração da humanidade. A celebração é para todos, sobretudo para a cidade.
Além da parte religiosa, as pessoas que estiverem em João Pessoa poderão curtir diversas apresentações de dança e shows de três bandas.

Portal Creio

Mulher não é obrigada a ter filho, diz petista

 
“Não vejo como obrigar alguém a ter filho que ela não se sente em condições de ter. Ninguém defende o aborto, é respeitar uma decisão que, individualmente, a mulher venha a tomar.”
Essa é a posição pessoal de Iriny Lopes, 54 anos, deputada federal pelo PT do Espírito Santo que, em 2011, assume como ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres.
Iriny tem histórico de militante dos direitos humanos, e sua declaração toca num dos pontos mais explorados durante a disputa eleitoral.
O tema consta em programa do PT do início do ano. Durante a campanha, porém, a futura presidente Dilma Rousseff se disse contrária a mudanças na atual legislação _que prevê o aborto apenas em caso de estupro ou risco à saúde materna.
Em 2007, durante votação de uma resolução que incluía a descriminalização do aborto no 3º Congresso do PT, Iriny defendeu a proposta.
Agora, ela afirma, em entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo”, que a bola está com o Congresso e a sociedade.
“O governo precisa cumprir a legislação que está em vigor”, avalia. Iriny nega que a presidente eleita, Dilma Rousseff, limite o debate. “A presidente solicitou serenidade e tranquilidade para tratar de todo e qualquer tema polêmico. Não há recomendações especiais.”
Fonte: Folha de São Paulo

Igreja instala TVs em celas e presos assistem a programas evangélicos

 
Uma das principais denominações evangélicas de Belo Horizonte, a Igreja Batista da Lagoinha, bancou a instalação de TVs LCD de 32 polegadas em todas as celas de uma prisão da cidade.
Os aparelhos ficam praticamente o tempo todo sintonizados na emissora da igreja, a Rede Super.
Os presos do Ceresp (Centro de Remanejamento do Sistema Prisional) São Cristóvão não têm a opção de desligar a TV – no máximo podem tirar som e brilho na hora de dormir- e o controle de canais é feito na sala do diretor, Luís Fernando de Sousa, membro da igreja.
O sistema é considerado um sucesso pelo governo mineiro, que o está levando para outras unidades.
Segundo Sousa, as TVs levam tranquilidade às dez celas do local e deixam os detentos “amparados espiritualmente”. Ele disse que a igreja propôs a instalação.
“Você chega na cela e está todo mundo quietinho, de olho na TV. Mudam a forma de conversar, falam “bom dia, senhor diretor, tudo bem?” É gratificante.”
O diretor contou que a Rede Super fica no ar “24 horas, praticamente”. A preferência, disse, não foi imposição da igreja, mas escolha “natural”, já que a Rede Super não tem “pornografia nem apologia ao crime”. O canal exibe os cultos da igreja.
Sousa descartou exibir outros canais por terem “muita droga e crime” e passarem programação “não salutar”.
Outro argumento é que o Ceresp é um centro de triagem e os presos costumam ficar lá só cerca de uma semana. “É o tempo que tenho para plantar a semente”, disse.
Sousa guarda em sua sala uma coleção de DVDs que exibe para os presos, por passarem “mensagem boa”.
São filmes bíblicos na maioria, mas também sobre vida animal e sucessos como “À Espera de Um Milagre”, que se passa em uma prisão e emocionou os detentos, de acordo com Sousa.

Fonte: Folha de São Paulo

Haja grana. Apostolo oferece R$ 180 milhões por ano para horário em TV

 
O apóstolo Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, ofereceu a direção do SBT o valor de R$ 180 milhões por ano pelo horário da madrugada da emissora. A proposta foi recusada.
Os R$ 15 milhões que o empresário receberia por mês de Valdemiro daria para pagar a correção monetária do empréstimo que o banco obteve do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) – sem esse dinheiro, o banco quebraria, agravando a saúde financeira de todo o grupo.
RR Soares também quis comprar horário do SBT quando se tornaram públicas as fraudes no Panamericano. O valor da proposta do líder da Igreja Internacional da Graça de Deus teria sido inferior ao da de Valdemiro. Recentemente, Soares renovou o contrato de seu programa diário em horário nobre na Band.
Como a tentativa de recuperação do banco está no começo, e parece que em outras empresas do grupo também houve desfalque, é possível que Sílvio Santos não consiga resistir por muito tempo ao assédio dos líderes evangélicos que possuem grandes programas de televisão.
Fonte: Paulopes (Blog) / Com informações da revista Época.

Novos concursados da Uern tomam posse na quinta-feira

Os aprovados no concurso para os cargos de agente administrativo de nível médio e de nível superior da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foram convocados para tomar posse na próxima quinta-feira, dia 30 de dezembro e devem começar a exercer as atividades a partir de janeiro de 2011.
Segundo o reitor da instituição, Milton Marques de Medeiros, após a posse, os 173 aprovados irão se submeter a um treinamento e entrar no exercício de suas funções. Milton Marques acrescenta que esses aprovados serão lotados no Campus de Mossoró. Atualmente, os servidores da Uern, que possuem contrato temporário estão terminando de cumprir o aviso prévio.
O jornalista Pedro Rebouças é um dos aprovados que iniciará o ano feliz com a estabilidade proporcionada pelo concurso público. Ele passou em sexto lugar para técnico de nível superior e comemora por começar o ano com emprego certo, com melhor salário, já que empregos públicos, geralmente, pagam melhor do que a iniciativa privada e proporcionam uma garantia, tendo em vista que se o funcionário agir de forma correta, a vaga pode ser sua para o resto da vida. "Emprego público é a busca por estabilidade", diz.
Pedro Rebouças já tinha feito outros concursos, mas para esse se preparou mais um pouco, como ele mesmo lembra, de forma contínua e disciplinada. "A expectativa é boa", afirma o jovem que ainda não sabe para qual área será lotado, mas espera que fique na área que possui formação.
Ele já trabalha em sua área e diz que pretende conciliar os empregos, mas tudo vai depender da carga horária da universidade. Além disso, não descarta a possibilidade de tentar novos concursos, mas, por enquanto, quer ficar na Uern. "A princípio, vou ficar sossegado na Uern", diz ele.
Na casa de Pedro, o que não falta nesse fim de ano são motivos para comemorar, pois sua irmã e seu cunhado também foram aprovados no concurso. "Ano novo, vida literalmente nova", menciona.

Jornal Gazeta do Oeste

Patrocínio e Nogueirão


O valor do patrocínio que será dado pela Prefeitura de Mossoró a Baraúnas e Potiguar será definido nesta semana. Hoje ou amanhã, a prefeita Fafá Rosado terá uma audiência com os dirigentes dos times para anunciar quanto cada time vai receber para disputar o Campeonato Estadual 2011. Gustavo Rosado, chefe do Gabinete Civil, confidenciou à coluna que a intenção da Prefeitura é conceder um patrocínio mais alto possível. Porém, ele lembrou que as finanças do Município não andam muito boas. Já o destino que será dado ao estádio Nogueirão voltará a ser debatido em meados de janeiro. A Prefeitura espera que a LDM e seus filiados retirem algumas exigências, como a construção de um centro esportivo e o pagamento de dívidas trabalhistas, para poder municipalizar o estádio. Caso não exista acordo, o caminho a ser seguido seria a definição de uma contribuição mensal para que a LDM possa administrar o Nogueirão. A Prefeitura também poderá fazer um planejamento de investimentos para melhorias no estádio nos próximos anos. Independente de qualquer coisa, a Prefeitura está disposta a fazer sua parte. 

Magnos Alves 
Previna-se: 
Os bancos só funcionam até quinta-feira, 30, mesmo assim com expediente curto, das 7h às 9h. Depois, só na segunda-feira, 3 de janeiro.

Jornal de Fato

Lei Niná Rebouças


A prefeita Fafá Rosado (DEM) sancionou ontem a Lei de Responsabilidade Educacional. Um documento valioso que, transferido para a prática, representará um passo largo na política de fortalecimento do ensino público. A lei exigirá que o Executivo imprima uma escala crescente de investimentos em educação, até alcançar o considerável patamar de aplicação de 30% da receita própria do Município. Reserva, também, o reconhecimento do professor, com a criação do décimo quarto salário. Está inserido na lei, fruto de amplo debate entre educadores e a sociedade, um conjunto de metas capaz de garantir a qualidade da educação. Destacam-se: o Sistema de Avaliação da Rede Municipal, já a partir de 2011; implantação do Plano de Capacitação dos Profissionais da Educação; instalação de laboratórios de informática em todas as escolas municipais; implantação da jornada de tempo integral em 100% das escolas urbanas e 50% nas rurais até 2014. A nova política de responsabilidade educacional representa, sem dúvida, um novo horizonte para a rede pública de ensino. Daí, não poderia ter sido mais acertada a iniciativa de denominar a “Lei Niná Rebouças”, um reconhecimento à educadora que deu uma colaboração importante para a qualidade de ensino de Mossoró, além de ter educado gerações como profissional de sala de aula durante 27 anos. Niná Rebouças ampliou a sua atuação na direção do 11° Núcleo Regional de Educação (NURE), hoje 12a. Diretoria de Educação (DIRED), no governo de José Agripino (DEM), mas foi no comando da Secretaria Municipal de Educação, hoje Gerência Executiva da Educação, que a professora de Língua Portuguesa deu a sua maior contribuição para o ensino público da cidade. Nenhum outro nome representaria tão bem a Lei de Responsabilidade Educação. O momento só não é mais completo devido ao golpe sofrido pela educação do Rio Grande do Norte, com a morte da educadora Noilde Ramalho, ocorrida no final de semana. A eterna diretora da Escola Doméstica de Natal virou referência para muitas gerações. A educação está de luto.

César Santos