Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Evangélico é o grupo religioso menos satisfeito com a vida

    Entre os membros de todas as grandes religiões, as pessoas consideradas “muito religiosas” estão mais satisfeitas com sua vida que a maioria dos “religiosos moderados” ou dos “não religiosos”.
    Neste levantamento as principais variáveis demográficas e regionais foram monitoradas.
    A pesquisa documenta que os norte-americanos mais religiosos desfrutam de maior bem-estar (satisfação com a vida). Os resultados atuais confirmam que o mesmo padrão persiste dentre todos os grandes grupos religiosos, incluindo também pessoas que não têm identidade religiosa formal.
    O grau de religiosidade definido por esta análise baseia-se nas respostas dadas pelos entrevistados a questões sobre a importância da religião em suas vidas e a frequência a reuniões religiosas públicas (sinagoga, templo, igreja etc). Isso dividiu os entrevistados em três grupos: “muito religiosos”, “religiosos moderados ” e “não religiosos”.
    Pesquisas anteriores mostraram que a religiosidade está profundamente relacionada à idade, gênero, raça e etnia, região do país em que vive, situação socioeconômica e estado civil. Uma vez que a satisfação também está relacionada com essas variáveis, a análise se mostra mais completa.
    Os judeus obtiveram a maior pontuação de um grupo religioso no índice de satisfação, embora mais da metade deles se considerem não religiosos, segundo a pesquisa (quadro acima). Os judeus ficaram em primeiro lugar, com um percentual de quase 70% no “índice de satisfação”, seguidos por ateus/não religiosos/agnósticos, católicos, mórmons, muçulmanos e outras religiões. Protestantes obtiveram o menor índice, com 64,8.

    Surpreendentemente, o grupo dos “não religiosos” ficou em segundo lugar na lista. Segundo o Gallup, este grupo, embora pequeno em tamanho, provavelmente inclui pessoas que têm formação religiosa mas atualmente apenas não pertencem a um grupo religioso específico – além dos que se autointitulam ateus e agnóstico
    A pesquisa mostrou ainda o “nível de intensidade” das pessoas quanto à religião. Nesse item os resultados não surpreendem tanto em virtude da conhecida dedicação dos mórmons e dos protestantes em fazer prosélitos.
    Uma análise dos números publicados mostra que todos os grupos têm um intervalo de 4 a 6 pontos entre os seus mais e os menos religiosos. O Gallup conclui que “as questões religiosas estão ligadas à satisfação, independentemente da religião que alguém siga”. Um analista do instituto de pesquisas disse ainda que fica claro o aumento de satisfação nos que frequentam com mais assiduidade a sinagoga/igreja/mesquita e podem capitalizar os aspectos sociais dessa participação.
    A pesquisa foi realizada entre 2 de janeiro de 2009 e 28 de julho de 2010, numa parceria entre o Gallup e o Healthways, empresa focada em questões de saúde. A amostra aleatória foi de 554.066 adultos dos EUA e sua margem de erro é de 0,5 ponto percentual para mais ou para menos.
 
Fonte: Pavablog

Índice de chineses ateus não passa de 15%


Cerca de 85% dos chineses professa uma religião ou admite ter praticado um ritual religioso no passado recente, segundo um estudo sobre a vida espiritual dos residentes da China, levado a cabo pela Associação de Arquivos de Dados Religiosos.
Os números podem ser considerados surpreendentes, tendo em conta que a China é um país oficialmente ateu, que encoraja o ateísmo no sistema de educação e nos locais de trabalho e chega a exigi-lo aos membros do Governo e do Partido Comunista.
Contudo, a esmagadora maioria dos inquiridos admitiu ser religioso ou revelou ter práticas de natureza religiosa.
A influência chega também ao Partido, 17% admite ter uma religião e outros 65% terão praticado um ritual religioso durante o último ano.
O estudo, da autoria dos sociólogos Fenggang Yang e Rodney Stark, mostra ainda que a maior religião na China é o Budismo, com 18% da população, o que se traduz em 185 milhões de pessoas.
O Cristianismo contará com cerca de 3,2%, ou seja, cerca de 33 milhões, mas os autores referem que outros 40 milhões de pessoas mostrou partilhar algumas crenças cristãs.
As práticas espirituais soltas, como a veneração dos antepassados, têm ainda mais aderentes, chegado aos 745 milhões de pessoas.
Yang e Stark dizem que, perante estes dados, é absurdo falar dos chineses como um povo ateu, independentemente da posição oficial do Governo.
A China não é o único país a declarar-se oficialmente ateísta, Coreia do Norte, Vietname, Laos e Cuba, todos países comunistas também o são, embora Cuba tenha liberalizado as suas atitudes em relação à Igrejas nos últimos tempos.
Fonte: Rádio Renascença / O Verbo

Pastor recorre à justiça porque bandeira de sua cidade tem a frase “Ave Maria”


Bandeira Sidrolândia 241x200 Pastor recorre à justiça porque bandeira de sua cidade tem a frase Ave MariaUma polêmica envolvendo o pastor Adilson Machado, de Sidrolândia (MS), tomou grande repercussão nacional. Como se não bastasse ficar simplesmente constrangido pela bandeira da cidade ter a frase “Ave Maria”, ele entrou num processo judicial para que essas palavras sejam retiradas.
Segundo Adilson, as autoridades não cumprem o artigo 19 da Constituição, deixando muitos fiéis constrangidos por não acreditarem em imagens. O processo foi aberto em novembro e, provavelmente, a primeira audiência ocorrerá em março.
A liderança evangélica já reuniu centenas de assinaturas favoráveis à medida, há expectativa de que cheguem a mais de mil.
O que vem a ser contestado por parte dos que desaprovam tal medida é que o pastor que critica a menção de “Ave Maria” na bandeira da cidade também utiliza um córrego local, que tem nome de um santo católico, para realizar batismos.
Artigo 19 da Constituição Federal
É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: Estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.
Fonte: Gospel Prime

Igreja Peruana protesta contra proposta de legalizar casamento gay

Diante das propostas de legalizar o matrimônio entre homossexuais, a igreja do Peru se pronuncia contra o tema que tem ganhado destaque na campanha eleitoral para presidente.
As mensagens contrárias surgiram após o porta-voz e candidato à vice-presidência do partido Perú Posible, Carlos Bruce, dar entrevista ao diário El Comercio dizendo que sua agrupação – que lidera as pesquisas – incentivará o “matrimônio gay” se ganhar as eleições presidenciais de 10 de abril. Essa proposta também recebeu o apoio de outros presidenciáveis e aspirantes ao congresso em 2011 como Kenji Fujimori, filho do ex-presidente Alberto Fujimori.
Outros candidatos presidenciais Luis Castañeda (Solidariedade Nacional), e Pedro Pablo Kuczynski (Aliança para a Grande Mudança), se opuseram aos “matrimônios gay,” mas disseram estar a favor de uma figura legal como as “uniões civis.”
Diante desses anúncios, o Cardeal Juan Luis Cipriani, máxima autoridade católica no Peru, disse no sábado que há uma agenda oculta que quer legalizar as uniões homossexuais e desconhecer que o matrimônio é a união complementária entre um homem e uma mulher.
Em seu programa de rádio, Diálogo de Fé, criticou as propostas de alguns candidatos presidenciais e parlamentares para legalizar o mal chamado “matrimônio gay” ou as “uniões civis” entre pessoas do mesmo sexo. Indicou que no fundo ambas são a mesma coisa.
Segundo uma pesquisa nacional da CPI difundida no ano passado em Lima, 71,5% dos peruanos estão contra as bodas homossexuais.
Fonte: Gospel Prime

Canecos de chopp embalam orações e leitura da Bíblia na igreja-bar


Considerando que o primeiro milagre de Jesus foi transformar água em vinho, ninguém pode reprovar uma igreja cujo encontro dos fiéis se realiza em um bar e as orações e a leituras da Bíblia são feitas ao lado de um caneco de chopp gelado.
Essa é uma das explicações que o barman e estudante de teologia Chris Fletcher dá por ter fundado a igreja-bar em Two Harbors (Minnesota, EUA). Os cultos são realizados no pub Dunnigan's North Shore.
Ele reconhece que o nome igreja-bar soa como uma provocação, mas diz que o seu propósito foi unir dois tipos de pessoas normamente distantes entre si: quem frequenta a igreja e evita o bar e quem prefere o bar a um culto religioso.
“Existe certa tensão [entre os fiéis da igreja-bar ], mas essa é uma maneira de juntar esses dois mundos.”
Betsy Nelson, atendente do pub e uma espécie de auxiliar dos cultos, diz que se sentiu atraída pela igreja-bar porque ali se sente mais cristã. Afirma que não dá para “ser uma luz para o mundo”, a exemplo de Jesus, quando se está dentro de uma igreja, ao lado de pessoas que já estão convertidas.
Bill Carlstrom, um fiel, disse que a igreja-bar “é muito mais confortável”.
Para Betsy, o importante é que as pessoas se sintam bem em um encontro de orações e que ninguém deve julgá-las pelo que são. “Mudá-las, se for o caso, é o trabalho de Deus, não o nosso.”
 
http://www.ogalileo.com.br/

Servidores da CSDR pedem comida na rua; Sandra e Larissa vão para a Disney

Os servidores da Casa de Saúde Dix-sept Rosado (CSDR) iniciaram esta semana, uma campanha de arrecadação de alimentos junto à comunidade para suprir suas necessidades de alimentação. 
E até armaram uma "barraquinha" na praça dos hospitais (foto) para o recebimento das doações.
O Sindicato dos Funcionários da CSDR denuncia que seus filiados estão com os salários atrasados e seus direitos trabalhistas desrespeitados pela direção da Casa de Saúde, que deixa de recolher FGTS e pagar férias. 
De acordo com a denúncia do sindicato, os servidores estão sem dinheiro até para pagar a conta de luz e água. O "braço" político da CSDR não veio a público se pronunciar sobre a denúncia da entidade sindical.
Enquanto os servidores da CSDR sofrem os efeitos dos salários atrasados, os representantes políticos do hospital, deputadas Sandra e Larissa Rosado estão fora do Brasil. Notícias veiculadas pela imprensa da Cidade dão conta de que as parlamentares viajaram de férias para a Disney, nos Estados Unidos (EUA).
No sistema de comunicação das deputadas rosadistas (Rede Resistência de Comunicação) a crise financeira da CSDR é ignorada. O silêncio sobre o protesto dos servidores do hospital é "sepulcral".
 
 http://www.gutembergmoura.com.br/

Oferta Master

Surgindo a partir de Mossoró, o primeiro site de compra coletiva: www.ofertamaster.com estreia em fevereiro com muitas promoções. Avante! 

Jornal Gazeta do Oeste

Alagamento no centro está com os dias contados


O mossoroense já se acostumou com os constantes alagamentos no Centro da cidade no período de inverno. É sempre a mesma coisa: basta cair alguns milímetros de chuva que as ruas do Centro se transformam em verdadeiras lagoas.
Mas esse problema pode estar com os dias contados. Pelo menos no que depender da vontade do Ministério Público (MP).
É que o promotor de justiça de Defesa do Meio Ambiente de Mossoró, Jorge Cruz de Carvalho, ajuizou uma ação civil pública (ACP) determinando algumas ações à Prefeitura de Mossoró, com o objetivo de contornar o problema.
A ACP requer que o Município promova a implantação de programas de conscientização da sociedade acerca do impacto dos resíduos sólidos na drenagem; implante e/ou amplie a capacidade de bocas-de-lobo e galerias localizadas nas imediações da Rua Jerônimo Rosado (um dos principais pontos de alagamento); canalize, aprofunde e/ou alargue o canal de macrodrenagem, incluindo possíveis serviços de dragagem do leito do rio para retirada de material previamente depositado; e realize serviços de aterramento e nova pavimentação no trecho crítico, no cruzamento entre as ruas Jerônimo Rosado e José Negreiros, onde se observa um elevado desnível em relação às vias de acesso a esse cruzamento, o que resulta nos constantes alagamentos.
Segundo Jorge Cruz, essas medidas tendem a resolver o problema de alagamento, causado pelo "inadequado sistema de drenagem, aliado à impermeabilização do solo decorrente do crescimento urbano e ao acúmulo de lixo em galerias pluviais". "Tudo isso resulta em inundações cada vez mais constantes, gerando transtornos sociais diversos, risco à saúde pública (epidemias de veiculação hídrica), além de inúmeras perdas materiais, especialmente aos moradores afetados", advertiu o promotor.
Jorge Cruz observou que a decisão de ajuizar a ACP foi tomada depois do insucesso de tentar resolver o problema de forma extrajudicial, já que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) e a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Territorial e Ambiental (SEDETEMA) ficavam jogando a responsabilidade do problema do lado pro outro.
O titular da Sedetema, Yuri Tasso, disse que ainda não foi comunicado pelo MP, mas adiantou que vai conversar com o promotor para atender suas determinações.
Yuri afirmou que a Prefeitura já conta com estudos para substituir a drenagem do Centro da cidade, mas faltam recursos. "A Prefeitura já tem um estudo pronto porque a drenagem do Centro é muito antiga, mas ainda é preciso alocar os recursos", reiterou.

Jornal de Fato

Começam matrículas dos aprovados


Começam hoje as matrículas dos 1.015 estudantes que conquistaram uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada - Sisu, na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). O prazo prosseguirá até a próxima segunda-feira, 31. As matrículas serão realizadas nos campi onde o candidato conquistou a vaga: Mossoró, Angicos e Caraúbas.
No ato da matrícula, os estudantes deverão apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, do CPF, da certidão de nascimento ou de casamento, do título de eleitor e do comprovante de quitação militar (homens), histórico escolar do ensino médio, original e fotocópia. Duas fotografias 3 x 4, iguais e recentes.
Após esse prazo, caso ainda existam vagas disponíveis, serão feitas duas outras chamadas para convocação dos candidatos aprovados. Os estudantes que foram selecionados, nesta primeira chamada, em sua primeira opção de inscrição não serão convocados nas chamadas posteriores - nem mesmo aqueles que não fizeram a matrícula.
Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema. O calendário pode ser consultado na página do Sisu na internet.
Os candidatos que não foram selecionados nesta primeira chamada têm ainda diversas oportunidades de ingresso no ensino superior ainda neste semestre. Devem ficar muito atentos ao calendário do Sisu, porque ainda podem ser convocados nas duas chamadas posteriores, nos dias 4 e 13 de fevereiro.
Ao final das chamadas, os estudantes ainda não selecionados também poderão manifestar interesse em participar da lista de espera que poderá ser utilizada pelas instituições para convocação dos candidatos.
A partir de hoje também começam as matrículas para os candidatos aprovados pelo Sisu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
CONCORRÊNCIA
Nesta quarta-feira, 26, o Ministério da Educação (MEC) divulgou a relação de candidato por vaga. Entre os cursos da Ufersa, o mais procurado foi Administração, que ofereceu 50 vagas e teve 2.416 inscritos - concorrência de 48,32 candidatos por vaga - seguido de Zootecnia, que ofertou 25 vagas e teve 1.104 inscritos - concorrência de 44,16 candidatos por vaga.
Por outro lado, o curso menos concorrido foi Ciências e Tecnologia - campus de Angicos - que teve 2.404 inscritos para as 150 vagas disponibilizadas, média de 16,03 candidatos por vaga, seguido de Ciências e Tecnologia - campus central - com a concorrência de 19,43 candidatos por vaga - 5.829 inscritos para 300 vagas.


Jornal de Fato