Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de julho de 2012



Avisos Desse Final de Semana


A. Parque Universitário – Queremos que esse trabalho renda muitas almas para Cristo. Com isso queremos contar com toda igreja e coma seguinte equipe de apoio: Lúcia, Francimar, Havi, Uda e Ramon. Se você quer apoiar fazer parte dessa equipe se junte a essa equipe.

B. Pequenos Grupos – Vamos começar com três grupos, um em cada etapa. Até o final desse ano esses grupos estarão funcionando. No domingo que vem quero me reunir com todos os irmãos da primeira etapa. O funcionamento desses grupos durante esse ano servirá de analise para os demais grupos. Eu cuidarei coordenarei o grupo da segunda etapa. Oremos por essa obra.

C. Jovens – Na quinta-feira que vem apresentarei aos a equipe de servos dos jovens um projeto para eles. Toda equipe precisa está presente. Será antes do culto de oração.

D. Casais – Precisamos alcançar outros casais. Não podemos nos reunindo para nós mesmos. Vamos neste segundo semestre mudar o foco e tentarmos alcançar outros “casados” para Cristo.

E. Retiro de Comunhão – Já estamos trabalhando nos bastidores, buscando preço do ônibus e outras questões. Orem pelo nosso retiro de comunhão. 

F. Olimpíada Infantil - Na primeira semana de outubro realizaremos a 2ª Olimpíada Infantil aqui em nossa praça. As crianças se preparem, vai ser muito boa.

G. Oração Pelo Terreno – Estamos em pleno crescimento e este local se tornará inadequado para as nossas atividades. Portanto, oremos por um outro local. 

H. Oração Por Almas – Oremos também para que Deus salve almas. Por isso, devemos evangelizar e orar pelos evangelizados.

I. Ajude-me a Pastorear – Preciso da ajuda dos irmãos e irmãs para sermos pastoreados como ovelhas. Não tenho como chega em todos em um curto espaço de tempo pelo nosso tamanho e diante disso, se você puder visitar, visite, Aconselhar, aconselhe. Ouvir, escute. Orientar, oriente. Enfim, cuidemos uns dos outros.

J. Escola Dominical – Estamos melhorando a qualidade do conteúdo e a quantidade de irmão no culto de oração. Agora, você que é crente dessa igreja precisa nos ajudar a melhorarmos a qualidade do conteúdo e quantidade de irmãos e irmãs na EBD. Venham participar.

L. Decisões – Nicole Sousa foi a sétima pessoa e entregar a sua vida a Cristo neste ano. Ela mora em Macau e devemos orar por sua família.

Estreitando os Laços entre DEUS, A FAMÍLIA E A IGREJA.

Família e Igreja – Uma Relação Prejudicada


É pre­ciso compreender que esta relação sofre muitas vezes a interferência de problemas que trazem sérios prejuízos.

1. Prejudicada pela alienação.

O engajamento e a participação de cada famí­lia é indispensável para a igreja.

Famílias acomodadas e desinteressadas em crescer na graça e no conhecimento do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Igrejas que não valorizam a família, resulta em enormes prejuízos para ambas. A falta de maturidade cristã e o relaxamento na participação prejudicam tre­mendamente a integração entre família e igreja (Hb 5.12-14).

2. Prejudicada pela incompreensão (I Co 11.17,18). Outro problema que prejudica profundamente é a dificuldade nos relacionamentos, sempre motivada por incompreensões. Esse era um dos graves problemas que perturbavam a Igreja de Corinto, como se vê já no início da primeira carta (I Co 3.3,4).

3. Prejudicada pela secularização (Rm 12.2). A conformidade a este século tem sido um dos grandes problemas da igreja. Há famílias que estão se conduzindo e dando aos seus filhos uma formação embasada muito mais nos princípios de uma sociedade corrompida e sem Deus, do que nos princípios cristãos.

Apesar das ameaças e prejuízos que a igreja e a família às vezes sofrem, alenta-nos saber que esta integração é sempre viável e prossegue vitoriosamente graças à direção divina sobre ambas (SI. 127:1; Mt. 16:18; Rm. 8:31).



Família e Igreja – Uma Relação Agradável


Esta integração é agradável pelas seguintes razões:

1. Promove a sociabilidade (SI 133.1). Além de ser uma necessidade, o harmo­nioso relacionamento entre família e Igreja torna-se uma experiência por demais agra­dável. Igreja e família formam um ambiente de sociabilidade que não deve ser trocado por nada (SI 84.1,10).

2. Desempenha função terapêutica. A Igreja é uma comunidade terapêutica. Muitas famílias podem testemunhar a agradável experiência que as envolveu quando se integraram à igreja. Profundo conhecedor desta função terapêutica da Igreja, o apóstolo Paulo escreve aos cristãos de Roma: “se Deus quiser, chegarei aí cheio de alegria e lhes farei uma visita que será muito agradável para mim” Rm 15.32.

Família e Igreja – Uma Relação Necessária


Quanto á necessidade desta relação posso destacar:


1.1. Necessária para adoração (Ef 5.19-21). Adoração pode ser uma experiên­cia individual, mas deve ser também comunitária (Hb 10.25). Estando unida à igreja, a família se envolve nas variadas formas de adoração, o que é impossível estando desligada da igreja.

1.2. Necessária para comunhão (Fp 1.27). A vida cristã deve ser marcada não apenas pela experiência vertical da comunhão com Deus, mas também pela horizon­tal: comunhão com os irmãos. Integrada à igreja, a família, usufrui das bênçãos da comunhão cristã e ajuda a promove-la. Os primeiros cristãos perseveraram na comu­nhão (At 2.42-47).

1.3. Necessária para missão (Hb 10.24,25). A missão é proclamar a boa-nova pela implantação dos valores do reino.

Compreendendo a necessidade desta integração, Josué tomou uma decisão que, ainda hoje, desafia profundamente cada família: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.1).

Agora, estreitemos os laços entre a Família/Igreja e Deus e para isso, teremos Rute como referencial.

Resumo da história:

Noemi perdeu seu esposo e seus dois filhos, ficou sozinha com suas duas noras, Rute e Orfa.

Noemi soube que a sua cidade natal, estava sendo abençoada com boas colheitas e resolveu voltar para lá. Mas no caminho Noemi disse as suas noras para voltarem para suas famílias, refizessem suas vidas.

Rute e Orfa tiveram que tomar uma escolha difícil, assim que ficaram viúvas tudo cooperava para que elas, fossem viver uma vida infeliz, amagurada e pobre; Noemi vendo isso pensou no futuro de suas noras, e lhes deu a opção de irem embora, tentarem se casar de novo, Orfa resistiu no começo mas acabou voltando, Rute permaneceu firme com Noemi.

Agora a palavras de Rute para Noemi foi forte:

Disse, porém, Rute: Não insistas para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;

Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.(Rute 1:16)

Um dos maiores segredos de Rute foi sua fidelidade a Noemi, apesar de tudo parecer difícil, parecendo que ela estava caminhado para um futuro incerto, numa cidade diferente, distante, longe de sua família, ela permaneceu fiel, apesar das circunstâncias, ela permaneceu FIEL.

Como as famílias e as igrejas precisam ser fiéis ao Senhor (I Co. 4:2) “requer-se dos despenseiros que... se ache fiel”.

Estreitemos os laços sendo fiéis ao Senhor.

Rute é um exemplo de perseverança, a tomo como exemplo na nossa relação com Deus, muitas vezes se deparamos com situações difíceis, e a primeira coisa que vem na mente é desistir nos primeiros obstáculos.

“Se perseverarmos, também com ele reinaremos; se o negarmos, ele por sua vez nos negará”. (2 Tm. 2:12).

Estreitemos os laços sendo perseverantes.





 Pr. Manoel França

Universidade publica textos sobre a vida de Martinho Lutero

Vários profissionais participaram das pesquisas que analisaram diversos níveis da teologia da reforma no mundo
Agora é possível conhecer mais sobre a vida de Martinho Lutero através da internet, pois o professor Vitor Westhelle, da Faculdade EST, está disponibilizando suas pesquisas desenvolvidas para a Cátedra de Lutero.
O projeto recebeu o apoio da Igreja Luterana da Baviera, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e também da faculdade que deseja aproveitar a comemoração dos 500 anos da Reforma Protestante para divulgar esse conhecimento.
Para desenvolver esse projeto, Westhelle registrou elementos da teologia emergente articulando-a a partir de três níveis. O primeiro deles diz respeito a abordagem centrada no contexto latino-americano, usando produções teológicas tanto em nível acadêmico como na espiritualidade popular.
O segundo nível mostra eventos internacionais, analisando, junto com o Departamento de Estudos da Federação Luterana Mundial (FML) como é a articulação sul-sul. Já o terceiro nível analisa norte-sul com o objetivo de trazer a voz do sul a esses debates teológicos.
Um Grupo de Referência foi montado, com iniciativa do reitor da EST, professor Oneide Bobsin, formado por pessoas de conhecimento profundo sobre a vida de Lutero e sobre a Teologia da Reforma. Juntos, esses estudiosos desenvolveram três áreas de atuação prioritária: justificação, escatologia e espiritualidade; igreja, política e economia; e teologia da cruz.
O resultado de tanta pesquisa pode ser acessado no site da EST, todos os textos podem ser consultados mostrando várias análises sobre a Reforma e sobre Martinho Lutero.
Com informações ALC

Óleo ungido é um truque para atrair pessoas, diz bispo McAlister

O reverendo Augustus Nicodemus também critica a prática usada por muitas igrejas evangélicas

 
por Leiliane Roberta Lopes

Campanhas com entrega de óleo ungido, cultos que só acabam depois que todos recebem a unção com oléo e até atos proféticos usando esse que é considerado por muitos líderes religiosos como um “elemento sagrado” são vistos todos os dias em igrejas de todo o país.
Em algumas encontramos até mesmo a propaganda de que tal óleo veio diretamente de Israel, um detalhe que faz com que muitos acreditem que o elemento é ainda mais especial, ainda mais ungido.
Mas há pastores que contestam esse tipo de simbolismo usado nas igrejas. O bispo Walter McAlister, por exemplo, chega a dizer que o óleo ungido é apenas um truque para atrair fiéis.
“Não existe na Bíblia que nos ensine a ungir óleo. Óleo ungido não existe, isso não tem fundamento”, disse ele que foi mais longe: “Isso é um truque para tentar atrair pessoas para a igreja. Não existe óleo especial com propriedades de cura”, complementa.
O líder da Igreja Cristã Nova Vida lembra que o ato de ungir com óleo representado no Velho Testamento é um ato simbólico que representa o Espírito Santo.
“Mas não é o óleo que em si tem propriedades, e sim o gesto de obediência seguindo uma orientação sem histerismos, sem show, clamando a Deus”.
Quem tem a mesma posição sobre o óleo ungido é o reverendo Augustus Nicodemus Lopes que escreveu uma carta fictícia, onde dois pastores conversam sobre o tema, um é praticante desse tipo de ato e o outro mostra que não há base bíblica para continuar ungindo pessoas com o “óleo sagrado”.
“Você sabe muito bem que os rituais do Antigo Testamento eram simbólicos e típicos e que foram abolidos em Cristo. Além do mais, o método usado para consagrar pessoas a Deus no Novo Testamento para a realização de uma tarefa é a imposição de mãos”, ensina um pastor para o outro citando outros exemplos que contradizem essa prática.
                                                                                                                                            Gospelprime