Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Vários Conceitos Importantes Sobre a Igreja


  1. A Igreja é a única instituição que o nosso Senhor prometeu edificar e abençoar(Mt. 16:18)
  2. A Igreja é o lugar de reunião dos verdadeiros adoradores (Fp. 3:3)
  3. A Igreja é a assembléia mais preciosa sobre a terra, uma vez que Cristo a adquiriu com o seu próprio sangue (At. 20:28)
  4. A Igreja é expressão terrena da realidade celestial (Mt. 6:10)
  5. A Igreja é esfera da comunhão espiritual (Hb. 10:22-25)
  6. A Igreja é quem proclama e protege a verdade divina(1 Tm. 3:15)
  7. A Igreja é o lugar principal de edificação e crescimento espiritual (Ef. 4:11-16)
  8. A Igreja é plataforma de lançamento para evangelização do mundo (Mc. 16:15)
  9. A Igreja é ambiente em que se desenvolve e madurece uma liderança espiritual forte(2 Tm. 2:2)
  10. A Igreja por fim, triunfará, tanto no ambiente universal como local (Mt. 16:18)

A Igreja em Figuras

Para ressaltar aspectos particulares da igreja, Deus utiliza várias figuras comparativas:
a)      Um Rebanho – Ressalta a unidade (um só rebanho) e a pluralidade (muitas ovelhas). “Somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio”(Sl. 100:3). Destaca também à necessidade que a ovelha tem do pastor: O Senhor é meu pastor; e nada me faltará”(Sl.23:1). “...Então haverá um rebanho e um pastor “(Jo. 10:6)
b)      Uma Montanha – Enfatiza a igreja como um povo firme e inabalável: “Os que confiam no Senhor são como o Monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre” (Sl. 125:1; Is. 2:2-4)
c)      Uma Planta – Mostra a igreja como um organismo vivo que recebe vitalidade pela união com Cristo. Sugere que o poder vital para produtividade é seiva, que vindo das raízes e do tronco, vitaliza todos ramos: “ Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor... Eu sou a videira; vós sois os ramos” ( Jo. 15:1-5)
d)     Uma Família – Identificando a igreja como um lugar de amor e união, onde as pessoas estão ligadas pelos laços da afetividade: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus (Ef. 2:19)”.
e)      Uma Cidade – Aqui a igreja aprece como uma comunidade que dignifica as pessoas. A cidadania confere dignidade: “concidadãos dos santos” (Ef. 2:19)
f)       Uma Nação – Se refere a uma comunidade organizada que se submete a um governo: “ feliz a nação cujo Deus é Senhor, e o povo que Ele escolheu para ser sua herança” ( Sl. 33:12; 1 Pe. 2:9-10)
Conclusão
A desunião é o maior pecado da igreja e a união é a maior benção. No salmo 133 aprendemos o quanto é bom e agradável vivermos unidos com os irmãos. Vamos ler o salmo 133.
  Pr. Manoel França Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário