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quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Estudo diz que casados podem viver 17 anos mais que solteiros


Casados podem viver mais que solteiros. Foto: Getty Images Pesquisadores sugerem que casamento aumenta longevidade
Foto: Getty Images


Pesquisadores norte-americanos descobriram que o casamento pode aumentar a expectativa de vida dos homens em até 17 anos, o que garantiria aos solteiros uma chance 32% maior de morrer antes que um casado. A informação foi publicada no periódico médico The American Journal of Epidemiology
Para as mulheres solteiras, a realidade é um pouco melhor: elas tem 23% ou 15 anos a menos de expectativa de vida comparada às colegas casadas. Para chegar a estes números, pesquisadores da Universidade de Louisville contaram com 90 estudos com 500 milhões de pessoas compiladas em 60 anos.
O risco de morte para pessoas entre 30 e 39 anos se mostrou 128% maior para os solteiros do que para os casados da mesma idade. Tais dados levantou a pergunta na comunidade científica: por que o casamento tem um efeito tão dramático na longevidade?
David Roelfs, professor assistente de Sociologia, da mesma universidade, foi quem explicou: "com o declínio da assistência médica pública, as mulheres solteiras acabam ficando econômica e medicinalmente marginalizadas, aumentando as chances de desenvolverem problemas que podem levar ao óbito". Além disso, os casados têm um network forte, que lhes garante um suporte social estruturado, estimulando a ida a médicos e o início de hábitos saudáveis como dietas e exercícios.
Portal Terra

Senadora quer licença maternidade para casais homossexuais

A senadora Marta Suplicy, foto, do PT-SP,  recebeu na terça-feira uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que amplia direitos e garantias fundamentais às uniões homoafetivas e aos seus integrantes. O documento foi entregue por Maria Berenice Dias, presidente da Comissão Especial da Diversidade Sexual do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Durante o encontro, a senadora parabenizou a iniciativa e afirmou que vai estudar o melhor encaminhamento a ser dado à PEC no Congresso. “O importante é que o trabalho foi feito e agora precisamos ver qual a estratégia de apresentação”, afirmou.
Entre os principais pontos da PEC, estão a proibição da discriminação por orientação e identidade de gênero; a concessão da licença-natalidade de 180 dias a qualquer dos pais e a garantia do casamento homoafetivo.
A senadora participou ainda da entrega do anteprojeto do Estatuto da Diversidade Sexual, feita pelos integrantes da comissão, ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Marta destacou que os documentos representam “o coroamento de um trabalho de anos”, com êxito assegurado pelo apoio da OAB. O anteprojeto conta com 109 artigos e propõe a alteração de 132 dispositivos legais.
Fonte: Assessoria de Imprensa

10 dicas de um diabão a um diabinho para desvirtuar um pastor.


Odiado Cramulhão Encardido Junior,
Desejo amargamente que você esteja experimentando todo tipo de sofrimento. 
Escrevo-lhe essa missiva para lhe orientar quanto a melhor maneira de fazer com que os filhos do adversário produzam cultos sofriveis e despreziveis. Para isto quero lhe dar 10 dicas:

1) Não permita jamais que as Escituras ganhe destaque naquilo que chamam de culto.
2) Faça-os acreditar que a melhor maneira de atrair a multidão é produzindo cultos lotados de entretenimento. 
3) Induza-os ao maniqueismo. Faça com que eles falem mais nas obras do nosso pai das trevas do que daquele que morreu na cruz.
4)  Tire-os do foco. Não permita com que preguem o evangelho. Faça-os pregar sobre vitórias, dinheiro e prosperidade.
5) Inspire-os a compor canções antropocêntricas e cheias de distorções teológicas. Isso será fundamental ao fracasso de sua missão.
6) Faça-os acreditar que são maiores do que pensam. Instigue os pastores a se transformarem em apóstolos, paipóstos e patriarcas da fé.
7) Leve-os a desprezar a pregação expositiva. Induza-os a pregar tematicamente mensagens de bençãos,  prosperidade e auto-ajuda.
8) Instigue os pastores a abandorarem o estudo das Escrituras e a se aperfeiçoarem na psicologia e psicanálise.
9) Faça-os experimentarem novas experiências místicas, instigando-os a valorizar  o que sentem abandonando assim a Palavra do adversário.
10) Destrua a Escola Bíblica Dominical. Leve-os a acreditar que o estudo bíblico não é relevante. Instigue-os a acharem a EBD ultrapassada  preferindo dedicar seu tempo a  famigerada música gospel.
Espero que cumpra com esmero minhas recomendações.
Termino esta carta, desejando todo tipo de maldade,
Com ódio,
Seu tio diabão.


Nota explicativa:

 Há alguns anos, o conhecido autor evangélico C. S. Lewis, professor da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, escreveu uma série de artigos sob o título: "The Screwtape Letters" , ou seja, "Cartas do Inferno" , Edições Vida Nova SP, e os publicou no jornal "Guardian", conhecido órgão da imprensa britânica, lá pelos idos de 1940. Depois, essas cartas foram reunidas em um livro com o mesmo título, que se tornou a obra mais popular desse eminente escritor de temas cristãos. Nessas cartas, o autor imagina uma série de conselhos que Roldão, experiente oficial da hierarquia diabólica, envia a seu sobrinho Lusbim, um diabo neófito que recebeu a incumbência de corromper a fé de um homem que se tornara cristão. Visto que, daquela época para cá, tem-se multiplicado as artimanhas satânicas, é lícito imaginar mais alguns terríveis conselhos enviados pelo sinistro oficial ao seu infernal emissário, em plena ação diabólica para desviar os fiéis do caminho estreito. Usando os mesmos personagens, apenas mudamos os nomes, e tomando emprestado o gênero literário do autor mencionado, aqui apresentamos aos amados leitores uma nova carta imaginária, vinda dos abismos infernais.
 
Renato Vargens

Igreja Mundial do Poder de Deus distribui meias “Sê tu uma benção”

As peças da igreja do Rio de Janeiro foram ungidas em um monte
Igreja Mundial do Poder de Deus distribui meias “Sê tu uma benção”
Com base do versículo 3 do primeiro capítulo de Josué, o apóstolo Valdemiro Santiago iniciou a campanha da meia “Sê Tu Uma Benção”. Com elas os membros terão um  elemento profético para cumprir o que diz o texto bíblico já citado. “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés.”
A campanha “Sê Tu Uma Benção” foi inaugurada com toalhas de rosto que eram distribuídas em todas as Igrejas Mundial do Poder de Deus. A essas toalhas são atribuídas diversas curas e libertações que são testemunhados durante os cultos.
No Rio de Janeiro, antes de serem distribuídos, os pares de meias foram consagrados no monte pelo bispo Pereira, que foi acompanhado por bispos e pastores, levando também as toalhinhas “Sê tu uma Bênção”. Tanto as meias como as toalhas são distribuídas gratuitamente na “Terça-feira do Milagre Urgente”.
Fonte: Gospel Prime
Com informações IMPD

Hugo Chávez agradece a Jesus por ajudá-lo a lutar contra o câncer

O presidente venezuelano também agradeceu a Fidel Castro e aos médicos
Hugo Chávez agradece a Jesus por ajudá-lo a lutar contra o câncer
Lutando contra um câncer o presidente venezuelano Hugo Chávez realizou no último domingo, 21, um culto pedindo por sua saúde. Durante sua fala ele agradeceu a Jesus Cristo, a Fidel Castro e aos médicos da equipe médica de Cuba onde ele faz quimioterapia.
“O primeiro médico é chamado de Jesus Nazaré, o maior dos curadores, o segundo é Fidel, e o terceiro é o médico da equipe “, disse Chávez durante a transmissão do culto que foi ao ar pela TV estatal da Venezuela. Chávez teve um tumor do tamanho de uma bola de baseball retirado da região pélvica.
Durante o evento o presidente venezuelano falou de outros temas bíblicos e conta a história de uma garota que ele conheceu chamada Genesis que estava tratando de um câncer terminal.
Ele contou que a garota entregou a ele uma bandeira da Venezuela e mostrando essa bandeira para as câmeras, Chávez disse: “Aqui é o coração do Genesis, nesta bandeira.”
Chávez, que pretende concorrer a outro mandato de seis anos em 2012, tem muitas vezes associado a religião com o socialismo em seus discursos. Logo após ser reeleito em 2006, Chávez disse: “O Reino de Cristo é o reino do amor, a paz, o reino de justiça, a solidariedade, a fraternidade, o reino do socialismo. Este é o reino do futuro venezuelano”.
Em seus discursos ele tem usado imagens cristãs e tem feito orações, atitudes que analistas consideram como uma forma usada para explorar a população de eleitores que é em sua maioria cristã.
Fonte: Gospel Prime
Com informações The Christian Post

Em MS, 2 mil católicos migram para igrejas evangélicas mensalmente



O novo Mapa das Religiões da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revela que a Igreja Católica perdeu aproximadamente 2,7 mil fiéis por mês em Mato Grosso do Sul entre 2003 e 2009.
Pelo menos 75% dos ex-devotos, ou 2 mil por mês, migraram para igrejas evangélicas. Em seis anos, o percentual de evangélicos aumentou de 19,31% para 25,32% (somando pentecostais e não pentecostais), ou seja, cerca de 178 mil novos fiéis, 2,4 mil a cada mês. No mesmo período, os católicos passaram de 71,96% dos sul-mato-grossenses para 63,7% em 2009, ou 195 mil a menos, considerando para o cálculo a estimativa populacional do IBGE de 2009.
Os católicos continuam sendo maioria em Mato Grosso do Sul, mas o número de devotos caiu pelo menos oito pontos percentuais. Em Campo Grande, a queda foi ainda maior, 12,5 pontos, embora continue com mais da metade dos habitantes da cidade. Passou de 65,38% para 52,85%. Isso significa que, só na Capital, a Igreja Católica perdeu 94,6 mil fiéis.
O percentual de sul-mato-grossenses que professam a fé Espiritualista ou pertencem a religiões orientais ou asiáticas permanece praticamente o mesmo. Os espíritas tiveram pequeno declínio, passando de 1,98% para 1,93%. Devotos de religiões orientais e asiáticas passaram de 0,37% para 0,38%. Quase dobrou o o número de praticantes de religiões afrobrasileiras, embora ainda seja um grupo muito pequeno. Passou de 0,15% para 0,26%.
Além do crescimento dos evangélicos em Mato Grosso do Sul, também aumentou o número de pessoas que declaram pertencer a outras religiões e dos que dizem não ter religião. O número de pessoas de outras religiões mais que dobrou – de 1,03% em 2003 para 2,25% em 2009. Oito anos atrás, 5,91% dos sul-mato-grossenses diziam não ter religião, em 2009, o percentual passou para 6,7%.
Campo Grande

O número de católicos em Campo Grande caiu 12,5 pontos percentuais e o de evangélicos, cresceu 8,4. Os pentecostais passaram de 13,28% para 17,18% em 2009 e os outros evangélicos, de 9,16% para 13,71%. Na Capital, os espiritualistas passaram de 3,54% para 3,72%; os que professam crenças afrobrasileiras, de 0,22% para 0,35%. Fiéis de igrejas orientais e asiáticas representavam 0,17% em 2003 e 0,30% em 2009.

Aumentou consideravelmente o número de pessoas que professam outras crenças, de 0,55% para 2,77%. O percentual de moradores de Campo Grande que disse não ter religião passou de 7,68% para 8,95%.
Brasil
Em 2003, 74% dos brasileiros se declaravam católicos. Em 2009, 68,4%. O número de evangélicos subiu de 17,9% para 20,2%. Também aumentou o número de pessoas que afirmam não ter religião: de 5,1% para 6,7%. Se esse ritmo de declínio do catolicismo continuar, o Brasil pode deixar de ser o País mais católico do mundo nos próximos 20 anos. “Se continuar essa perda de 1 ponto de porcentagem de católicos por ano, em 20 anos você teria menos da metade da população”, calculou Marcelo Neri, cpprdenador da pesquisa, em entrvista à Agência Brasil.
Testemunhos
Para o presidente da Aliança Evangélica, pastor Ronaldo Leite Batista, o crescimento das igrejas evangélicas pode ser atribuído aos testemunhos dos fiéis, ampliados pela mídia em dezenas de programas de rádio e televisão, e também por meio da internet, revistas e jornais especializados. “Existe uma busca maior pela espiritualidade no mundo pós-moderno”, considerou. “Eu creio que os evangélicos conseguiram romper essa barreira da religiosidade para se tranformar numa espiritualidade relacional com o Deus chamado Jesus Cristo. E quando contam essa experiência pessoal de se encontrar com Jesus, eles estão testemunhando de maneira muito forte aquilo que as pessoas mais têm necessidade”, relatou. “Obviamente com a ajuda crescente dos evangélicos na mídia”.
Resgate de devotos

Na avaliação do arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, a Igreja Católica precisa sair de “sair de uma pastoral de manutenção para uma pastoral missionária”. Ele explicou que não se trata de buscar pessoas que frequentam outras igrejas, mas resgatar os católicos não praticantes e os “católicos eventuais”.

“Nossa preocupação primária é com o grande número daquels que foram batizados na igreja católica e não saíram dela oficialmente e esses são mais de 90% dos que se dizem católicos”, explicou. “Para a igreja num estado permanente de missão é muito importante criar o ministério do acolhimento”, explificou.
Com base em dados do Atlas da Filiação Religiosa no Brasil (montados com informações do Censo 2000), Dom Dimas observou que a maior evasão de católicos acontece nas fronteiras de migração agrícola, entre elas, mato Grosso do Sul e Mato Grosso, e nas periferias de grandes cidades. “Quando a pessoa migra, ela fica fragilizada porque se desvincula de sua cultura original, de sua igreja original e da própria raiz familiar em que ela vive”.
Em recente entrevista ao Correio do Estado, ele destacou, no entanto, que existem dioceses em franca expansão, sobretudo na região sudeste do Brasil. “A FGV, há 3 anos, fez uma pesquisa muito interessante que mostra que onde os programas sociais do governo tinham dado certo, o trânsito religioso estagnou. Isso mostra um vínculo entre o transito religioso, portanto a instabilidade religiosa, que passa pelo cultural e pelo familiar, e a situação de instabilidade sócio-econômica das pessoas”.
Fonte: Correio do Estado / Folha Gospel
Número de católicos cai 8,84% no Estado
MAGNOS ALVES
Da Redação

A taxa de participação dos católicos no Rio Grande do Norte caiu 8,84% entre os anos de 2003 e 2009, de acordo com o Novo Mapa das Religiões, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira, 24.
Em 2003, os católicos representavam 82,82% da população potiguar, enquanto que essa participação foi reduzida a 73.98% seis anos depois. Considerando a população do estado (3.168.133), são 280 mil fiéis a menos no catolicismo.
Ao mesmo tempo em que a igreja católica perde fiéis, as igrejas evangélicas só crescem.
No espaço de seis anos entre as duas apurações feitas pela FGV, a participação dos evangélicos no Rio Grande do Norte cresceu 5,08%, saltando de 10,53% em 2003 para 15,61 em 2009, representando quase 500 mil fiéis - incluindo a evangélica pentecostal e outras evangélicas.
Para o coordenador do levantamento, Marcelo Neri, a transformação religiosa em todo o Brasil está acontecendo num ritmo forte. "As mudanças que aconteceram em 100 anos agora estão acontecendo em dez [anos]. Se continuar essa perda de 1 ponto de porcentagem [de católicos] por ano, em 20 anos você teria menos de metade da população", calcula.
Embora o catolicismo esteja em queda e a evangélica pentecostal em alta, Marcelo Neri observa que a queda acelerada do catolicismo não foi em direção aos evangélicos pentecostais, como nas chamadas décadas perdidas, e mais em direção aos evangélicos tradicionais e todas as religiões alternativas ao catolicismo e aos grupos evangélicos.
Para o secretário executivo da Associação das Igrejas Batista do Oeste, pastor José Antônio de França, a diminuição de católicos se dá mais pela falta de investimento no ensino bíblico. "A igreja evangélica sempre se voltou mais para ensinar os mandamentos de Deus, enquanto que a católica agora que está acordando para isso", ressalta.
Pastor França afirma que quando as pessoas começam a ler e estudar os mandamentos de Deus compreendem que o que vem sendo dito pelos evangélicos ao longo dos séculos corresponde à bíblia e acabam optando pela igreja evangélica.
Pastor França ressalta que o crescimento das igrejas evangélicas é notável e visto em quase todas as regiões do Brasil.
Esse crescimento pode ser explicado em números. Somente a Batista tem entre 22 e 25 igrejas e congregações em Mossoró, sendo mais de 100 em toda a região.
A reportagem não conseguiu ouvir a opinião da igreja católica.
A reportagem falou com o vigário-geral da Diocese de Mossoró, padre Flávio Augusto Forte Melo, que pediu um tempo para analisar o estudo da FGV. Porém, o padre não atendeu mais as ligações feitas após o tempo solicitado.

Cultos lotados, missas vazias
A queda do catolicismo e o crescimento do protestantismo podem ser notados numa visita às igrejas. É comum encontrar as igrejas evangélicas lotadas em dias de culto, enquanto que ao mesmo tempo as igrejas católicas dificilmente ficam cheias nos dias de missa.
Frequentadora da missa dominical da Igreja de São João Batista no bairro Doze anos, a secretária Gleidy Regina atribui a redução no número de católicos à falta de motivação e criatividade da igreja.
Para Gleidy, o padre deveria inovar e realizar missas mais alegres, mais animadas. "Missa hoje é tudo igual, seja para crianças, adolescentes ou adultos. Falo sempre para o padre que ele precisa inovar, fazer missas diferenciadas para cada público", opina a secretária, afirmando que não pretende mudar de religião.
Cledna Fernandes também é secretária e companheira de trabalho de Gleidy, mas tem religião diferente.
Cledna é evangélica e frequenta a Igreja Assembleia de Deus nos sábados e domingos. "Só não vou mais por conta do trabalho e da faculdade durante a semana", explica, mostrando que a diferença entre as principais religiões já começa na frequência dos fiéis à igreja.
Cledna relata que as pessoas começam a frequentar a igreja evangélica em busca de novidades, "mas quando conhecem o verdadeiro sentido de um culto começam a notar outros pontos como aprende, adorar e louvar".

Jornal de Fato