Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de julho de 2010

Quando Fazemos de Conta Que Adoramos (5ª Mensagem)

Depois de mais de dois meses pregando sobre adoração nos despedimos hoje deste assunto e começaremos no próximo domingo a falar sobre “Relacionamento”. Mas não podemos esquecer que adorar deve ser o nosso estilo de vida. Nascemos e vivemos para adorar a Deus. Portanto, cuidado e veja se você não está fazendo de conta que adora.
Fazemos de conta que adoramos quando...
1o. Há questões internas não resolvidas – Um espírito ferido, não perdoador, amargurado, ressentido, vingativo impedem uma adoração verdadeira. É necessário tirar do íntimo todo espírito faccioso e contencioso se pretendemos adorar de verdade (Mt. 5:23-24)
2o. Quando acreditamos que só existe um jeito de adorar – O jeito como funciona o culto em muitas igrejas foi criado com boas intenções, tentando dar um caráter ordeiro ao culto. Em muitos casos nossas ações se tornam mecânicas. Um mero exercer automático de atividades religiosas. Não podemos esquecer que Deus examina nossas intenções mais intimas, muito antes de começarmos a adorá-lo.
3o. Quando nos acostumamos com Deus – Muitos de nós relaxamos em nosso relacionamento com por que já nos acostumamos com Ele. Se nos acostumamos, não existem mais novidades, deixamos para depois, pois já sabemos como fazer. Isto faz com que Deus se canse da nossa adoração (Is. 1:14)
4o. Quando Saímos do foco – Temos que adorar a Deus sim, mas porque temos que adorar a Deus? Pelo que Ele é e não pelo que ele nos dá. Não existe adoração quando mantemos um relacionamento com Deus baseado na barganha, no to-ma-la-da-cá.
5o. Quando agimos com desinteresse e ingratidão.
6o. Quando agimos com preguiça e negligencia (Jr. 49:10)
7o. Quando amamos as coisas do mundo ( 1 Jo. 2:15)
Conclusão
Adorar é dizer sim ao que Deus quer. A adoração requer um altar, ou seja, um lugar de sacrifício e santidade, ou seja, separação e pureza. Deus não quer só o nosso trabalho, Ele quer a nós mesmos, como holocausto, totalmente rendidos em adoração.
Pr. Manoel França

Quando é que Adoramos? (4ª Mensagem)

No mundo evangélico existem muitas correntes teológicas conflitantes, Por exemplo: um pastor orientado pela sua denominação diz que a plataforma (parte mais alta dentro da igreja, onde fica o dirigente e o pastor) é um lugar sagrado e que só deve subir ali quem estiver bem vestido e com a vida santa, já outro pastor diz que o lugar não é santo, mas sim aquele que é adorado. E os ensinamentos dos líderes que dizem que dá o dizimo é errado e outros que dizem que é certo?
Como saber quem estar com a verdade? Quem está mentindo? Com relação à adoração quando é que adoramos e quando é que fazemos de conta que adoramos?
Vamos deixar o assunto “Quando Fazemos de conta que adoramos” para a minha próxima mensagem, hoje o assunto é quando é que adoramos?
Adoramos a Deus quando estabelecemos uma comunhão constante, sincera e profunda com Deus. Quando existe uma posição de total dependência e devoção a Ele (Sl. 22:10; Ex. 33:15).
Adoramos a Deus quando percebemos que nossa vida só flui diante de Deus se estivermos plenamente preparados para servir aos outros. Devemos ter a iniciativa de servir a Deus e ao próximo onde quer que seja solicitado (Mt. 20:26-28).
Adoramos a Deus quando o nosso espírito é extremamente aberto a prender coisas espirituais. Nosso espírito deve ser maleável, flexível, de forma a aprender com qualquer pessoa que dê uma opinião, idéia e sugestão (1 Co. 2:13).
Adoramos a Deus quando não mantemos em nosso coração inveja, desprezo ou qualquer sentimento carnal contra um amigo ou irmão (Rm. 12:18).
Adoramos a Deus quando não absolutizamos o relativo e não relativizamos o absoluto. Por exemplo: relativizar o absoluto é crê que existe salvação fora de Cristo e absolutizar o relativo é crê que só existe adoração na igreja ( Jo. 8:32)..
Adoramos a Deus quando entendemos que a adoração não depende de lugar ou circunstâncias para ser exercida, pois Deus sempre existirá para ser o motivo da nossa adoração (1 Co. 12:6).
Adoramos a Deus quando tomamos consciência que maior que: as dificuldades, os problemas, as crises, as doenças, a pobreza, a miséria, as dores e circunstâncias adversas é Deus, que tudo pode e todos os seus planos são realizados ( Jó. 42:2)
Adoramos a Deus quando sabemos que sempre seremos indignos para fazer o que Deus nos chama para fazer. Quando somos usados, é pelo Senhor ser quem Ele é, e não pelo que nós somos ( Is. 44:24).
Conclusão:
Quando adoramos a Deus, Ele é glorificado, nós somos abençoados, os irmãos são edificados e os amigos são alertados. Quando não adoramos a Deus o diabo se alegra.
Pr. Manoel França

Como Adorar? (3ª Mensagem)

Já aprendemos que adoração significa reconhecer que o Senhor é Deus, e que diante dele devemos nos prostrar e saber que adorar é uma atitude da mente e do coração. Também devemos ter consciência que adoração envolve mais do que palavras e pensamentos; envolve todo o nosso ser, nossas ações.
A adoração que consiste apenas de palavras é algo abominável a Deus. Em Isaias 29:13, Ele afirma: “este povo se aproxima de mim e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens”. Creio que adoração formal que só é feita nos domingos é uma mentira, se Deus não é verdadeiramente o nosso Senhor durante o resto da semana.
Deus rejeita o tipo de adoração: formal, ritualista e premeditada. Ele quer que adoremos a Ele...
a) Amando os nossos irmãos (1 Jo. 4:20)
b) Estando perto dele (Lv. 10:3)
c) Distante dos pecados do mundo (Hb. 10:22)
d) Com desprendimento (2 Co. 5;15), entrega total
e) Com reconhecimento (Ne. 8:6)
Porque Adorar a Deus?
Porque há dentro do homem um vazio que tem a forma de Deus. Adoramos ao Senhor não somente pelo o que Ele faz, mas principalmente pelo que Ele é, pelo seu caráter, pela sua santidade, pelos nobres atributos que Ele tem. Se quisermos nos aproximar de Deus, temos que desejar ser como Ele. Temos que passar pela cruz de Cristo.
Quem Está Capacitado Para Adorar?
Somente os Crentes (Sl. 24:1-5), Deus está buscando adoradores e para sermos achados por Ele precisamos ter em nosso coração a motivação correta na adoração. Não é necessário termos uma voz bonita ou fazermos um solo arrebatador com um instrumento. A adoração não está condicionada a música mais a um estilo de vida.
A adoração acontece quando exercitamos a nossa fé, quando oramos ou lemos a Escrituras, quando entregamos os nossos dízimos e ofertas, ou seja, quando nos submetemos à vontade de Deus. Em sua Palavra Ele nos ensina que muitas são as formas de adorá-lo. Por que o Senhor não escolheu uma única forma de adoração?
Exatamente porque sendo Ele o Criador dos seres humanos, sabe da diversidade que há quanto às predileções, temperamentos, talentos e culturas. Deus nos criou com estas diferenças! Assim sendo, as maneiras de expressar adoração, também são diferentes.
Conclusão
Tenha um estilo de vida adorador, não adore somente na igreja, mas onde você estiver.
Pr. Manoel França

Adoração: Evitando seus Obstáculos (2ª Mensagem)

A adoração é um dos temas mais discutidos atualmente na Igreja do Senhor Jesus Cristo e, de fato, é um assunto crucial para a vida espiritual do crente, pois toca no propósito divino para homem e sua existência. Se não temos consciência de que estamos neste mundo para adorar ao Deus Único e Verdadeiro, fazemos o papel de consumidores de religião, fanáticos que não sabem o porque fazem o que fazem, que estão vinculados em torno de uma entidade mística, distante e inativa, simplesmente por motivos sociais, terrenos e egoístas.
Na Prática Adorar Significa:
a) RENDER-SE (Mt. 4:10), que dá a idéia de submissão, quem aprendeu a ser adorador, sabe ser submisso ao Senhor e a liderança por ele constituída.
b) SERVIR (Lc. 2:37; Rm.12:1), quem sabe adorar sabe servir e quem sabe servir geralmente sabe adorar.
c) REVERENCIAR (Jo. 9:31), é impossível adorar como Deus quer ser adorado sem reverência. Onde não há reverência não há adoração verdadeira.
d) POR EM ORDEM BÍBLICA AS PRIORIDADES (Mt. 6:33, Sl. 34:1-3), quem aprende adorar sabe colocar o reino de Deus em primeiro lugar em sua vida.
Obstáculos à adoração
a) Pecados Não Confessados (Is. 6:5)
b) Desinteresse e Ingratidão (1 Tm. 4:1)
c) Preguiça e Negligencia (Pv. 26:4; Is. 40:30)
d) Tradicionalismo e Exterioridade (Sl. 51:6) A tradição na religião inevitavelmente produz exterioridades. Ex. Entrega do dizimo (Mt. 23:23), oração(Mt. 6:5), Jejum(Lc. 18:12)
e) Mundanismo (1 Jo. 2:15) mundanismo pode tudo aquilo que compõe a vida independente de Deus como: prazeres,, pessoas, coisas, planos, lugares, desejos, pensamentos, ect.
f) A Rotina:
1o. Deus se cansa das solenidades rotineiras do seu povo (Is. 1:14)
2o. Na igreja primitiva não encontramos cultos rotineiros, cansativos nem pecados (At. 20:7-11)
3o. Jesus condenou a rotina de uma igreja na Ásia menor (Ap. 3:1)
Conclusão:
Precisamos estar atentos aos hábitos que vão surgindo, e passam a regular nossa vida e nos fazer ignorar a necessidade de aprende e renovar constantemente nossas atitudes, de forma que não haja um desgaste em nosso relacionamento com Deus.
Pr. Manoel França

Adoração: Um Estilo De Vida (1ª Mensagem)

A vida de Jesus foi caracterizada por uma submissão completa a vontade de Deus. É uma vida de verdadeira adoração e louvor. Quando estudamos o trecho de (Fp. 2:5-11). Isto fica evidenciado; nós precisamos ter o mesmo pensamento, a mesma disposição mental que houve em Cristo Jesus que "sendo Deus, não julgou por direito ser igual a Deus, antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhança de homens; e reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz" (v. 6- 8).
A maior evidência da vida de adoração do cristão é, sem dúvida, a obediência! Quando confundimos a adoração com as formas de expressão, percebemos que em muitas vidas e igrejas os fracassos no louvor acontecem. Hinos são cantados, coros, conjuntos se apresentam, instrumentos são executados, mas a adoração não acontece! Por quê?
Infelizmente as pessoas estão em pecado, estão com seus corações e motivações distantes de Deus e sua vontade, suas vidas em família estão fracassadas, seus relacionamentos repletos de amargura, suas finanças em absoluta desordem, seus lábios e mentes repletos de imoralidade; são vidas descompromissadas, omissos em relação a Deus e sua obra, negligentes nas "boas obras que Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Ef. 2:10)
O objetivo do louvor é a exaltação e proclamação das virtudes de Deus.
Devemos aprender a glorificá-lo em tudo. I Co. 10:31, nos ensina: "Portanto, quer comais, quer bebais, ou forçais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus". A adoração envolve toda a nossa vida e não é só para músicos e artistas; este é mais um dos enganos, mais uma das mentiras do diabo. Devemos ser uma comunidade de adoração! Todos nós, cristãos, pastores, líderes, jovens, crianças, todos somos chamados a sermos adoradores que o adorem em Espírito e em verdade, e o Pai continua à procura de genuínos adoradores.
Dedique a Jesus seu corpo (I Co. 6:19-20); a sua mente (I Co. 2:6-16); seu coração (Mt. 6:21; Jo. 4:19-30); em fim, toda a sua vida para a glória de Cristo. Você deve ter um compromisso sério com o Rei e com a obra de seu Reino. Deus nos salvou para que pudéssemos servi-lo com alegria e devoção. Não só nós, cristãos, mas todos os habitantes da terra são chamados para adorarem o Nome do Senhor Jesus (Sl. 95; 96; 97; 98; 99; 100).
Pr. Manoel França

ADORAÇÃO: SÉRIE

A partir de hoje publicarei uma série de mensagens de minha autoria sobre adoração. Convoco a todos a refletirem e a se tornar um adorador fiel e profundo.
Pr. Manoel França

ESCOLA DOMINICAL

Ontem fizemos uma reunião aqui na fé no Vingt Rosado e decidimos que vamos trabalhar para melhorar a EBD. Vamos procurar e capacitar novos professores e professoras. Consideramos que a mudança que tem que acontecer é na alma e na motivação dos irmãos e não mudar dia e hora da EBD.
Em Breve teremos mais novidades referentes a EBD.

90% DE CHANCE DE SER MENINA

Marcleide fez hoje pela manhã a ultra e a médica disse que o bebê está sentado ou sentada e que por isso, não dava para ver o sexo, e segundo ela, existe a possibilidade de 90% de chance de ser menina.