Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Morre a mulher mais velha do mundo aos 114 anos de idade

A mulher mais velha do mundo, Eugénie Blanchard, uma religiosa francesa de 114 anos, morreu em um hospital de Bruyn de Saint-Barthélémy, nas Antilhas francesas, onde vivia há 30 anos, afirmaram diversas fontes.
O corpo de Eugénie Blanchard, que morreu nesta quinta-feira às 3h locais (5h de Brasília), foi transferido ao necrotério do hospital, segundo as fontes.
Ela tinha se tornado, no dia 4 de maio de 2010, a pessoa mais velha do mundo, após a morte alguns dias antes do aniversário de 115 anos da japonesa Kama Chinen, detentora do título, de acordo com o Grupo de Pesquisa em Gerontologia (GRG), órgão tido como autoridade em questões relativas à longevidade.

Cyril Folliot/AFP
Morreu aos 114 anos nas Antilhas Francesas Eugenie Blanchard, considerada a mulher mais velha do mundo
Morreu aos 114 anos nas Antilhas Francesas Eugenie Blanchard, considerada a mulher mais velha do mundo
De acordo com o GRG, o título irá agora para um americano também de 114 anos, Eunice Sanborn, residente no Texas.
Nascida no dia 16 de fevereiro de 1896, Eugénie Blanchard deixou sua ilha natal de Saint-Barthélémy --comunidade francesa situada 250 km ao norte da ilha de Guadalupe-- a fim de cumprir com sua vocação católica em Curaçao, então uma rica colônia holandesa situada ao largo das costas da Venezuela.
Em seu retorno à ilha, ela adquiriu o apelido de "La Douchy", por causa dos doces e guloseimas que oferecia aos jovens de Saint-Barthélémy, também conhecida como Saint-Barth, para convidá-los a compartilhar de alguma parábola bíblica.
"Quando ela voltou a Saint-Barth, com a aposentadoria, ofereceu bombons às crianças dizendo "douchy, douchy", e o nome pegou", contou um de seus sobrinhos, Daniel Blanchard, antigo prefeito de Saint-Barthélémy.
Após morar por muito tempo em uma dessas pequenas casas típicas da ilha, Eugénie Blanchard viveu por 30 anos no hospital de Bruyn, situado nas alturas de Gustavia, perqueno porto e única comunidade de Saint-Barth.
"É uma mulher que dedicou sua longa vida para fazer o bem ao seu redor, que nos deixa", afirmou o presidente da região de Guadalupe, Victorin Lurel.
A data do funeral de Eugénie Blanchard não foi divulgada.

Folha Online

Igreja atacada por vândalos


Uma igreja Metodista localizada em uma aldeia perto de Bradford(Reino Unido) foi seriamente danificada em um ataque de vândalos na semana passada. A polícia confirmou que eles não tinham roubado nada no ataque a Igreja.
O reverendo Graham Edwards, ministro da igreja, disse que todos estão muito chateados. “É triste ver todo nosso esforço em reformar o templo e alguém vai lá e quebra tudo. E pelo que parece sem nenhuma razão”, desabafa.
De acordo com o Instituto Cristão, Bíblias foram queimadas, cadeiras e hinários foram destruídos e os cabos do teclado e alto-falante cortados. Para reparar todos os danos, a igreja vai desembolsar mais £ 2 mil libras esterlinas.
“Essa destruição incomoda, mas nada vai nos deter”, conclui reverendo Graham Edwards.
Fonte: Christian Today / Redação CPAD News

Pastor iraniano enfrenta execução no Irã


O pastor iraquiano Youcef Nadarkhani já foi notificado que será executado pelas autoridades iranianas pelo crime de apostasia – conversão do islamismo para o cristianismo – e aguarda agora o veredicto final do tribunal.
A informação é da International Christian Concern. O pastor Youcef Nadarkhani, líder da igreja em Rasht, no Irã, foi preso em 13 de outubro de 2009 por questionar a prática de educação islâmica de estudantes cristãos – incluindo seus próprios filhos – que obriga a leitura do Alcorão na escola.
Sua execução, inicialmente prevista para 24 de outubro, foi adiada para uma data desconhecida pelas forças de segurança na esperança de que Youcef renunciasse a Cristo e voltasse ao islamismo.
Uma vez que o veredicto final do tribunal é entregue, o pastor Youcef terá 20 dias para recorrer ao Supremo Tribunal Federal.
A esposa do pastor Youcef, Fatemeh Passandideh, foi presa em oito de junho e sentenciada à prisão perpétua. No entanto, depois de uma apelação, ela foi liberada após uma audiência de 11 de outubro.
Embora sua esposa tenha sido absolvida, é improvável que seja concedido o mesmo ao marido pois a sua atividade cristã era mais proeminente e sua acusação mais grave.
Em uma carta à comunidade cristã internacional, o pastor Youcef tomou coragem e consolou os cristãos ao redor do mundo: “O que temos hoje, é uma, mas não insuportável situação difícil, porque Ele não nos prova mais do que a nossa fé pode suportar… Devemos considerar essas situações e as prisões como uma oportunidade para testemunhar o Seu nome”.
Fonte: Missão Portas Abertas

Novela teen poderá ter cenas lésbicas

 

A Globo continua com a sua intenção de tornar o homossexualismo um fato ainda mais presente na vida das pessoas. Depois de diversas tentativas em suas novelas noturnas, a emissora poderá ter o tema sendo debatido na novela teen Malhação.

Segundo reportagem publicada no Canal Extra, do jornal Extra, a personagem da Nathalie Jourdan, a Duda, que sempre usa roupas largas e com um jeitão de moleque, vai se vestir essa semana de menino e, numa festa na Caldeira, será alvo de paquera de Rose (Jaqueline Dantes, numa participação especial). As duas vão dançar juntas e vai pintar um clima, começando aí o que pode ser a primeira trama lésbica na novelinha.
— Isso seria uma evolução! Ficaria feliz se rolasse uma polêmica. “Malhação” sempre teve quase as mesmas historinhas. Nessa temporada, que está com tudo tão diferente, com histórias novas, pode ser que aconteça — diz Nathalie, que, apesar da trama sugestiva da personagem, opina: — Acho que o caminho dela é um dia se tocar e passar a se cuidar mais, se vestir como menina.
Autor desconversa
Emanoel Jacobina, autor da trama, chegou a dizer antes da estreia que não tinha pensado em personagens gays para essa temporada, mas não descartou a possibilidade:
— Não programei nenhum personagem com essa característica, mas isso não quer dizer que não possa aparecer.
Nathalie conta que Duda não vai ficar confortável em dançar com Rose, na cena que vai ao ar na sexta-feira. Rose troca olhares com ela e a chama para dançar. Duda acaba cedendo, mas vai embora da festa incomodada, soltando uma desculpa do tipo “ah, eu tenho que ir, está na minha hora”. Mas Rose não se dá por vencida, e insiste.
— Ela investe, diz que Duda foi o cara mais legal que ela já conheceu e vai até o colégio para encontrá-la, sem saber que se trata de uma menina. Duda cogita contar a verdade, mas na hora não consegue — adianta Nathalie.
http://www.jornalmundogospel.com/?p=3435

Livro que aborda sexo na Bíblia é lançado nos EUA

Um livro polêmico que une religião e sexo acaba de ser lançado nos Estados Unidos.  God and Sex- What the Bible Really Says (Deus e  Sexo – O que realmente a Bíblia diz) de Michael Coogan, professor de religiões do Museu Semítico de Harvard e que fez pós-doutorado em Literatura pela Universidade de Harvard, discute a interpretação do sexo nos textos bíblicos. Coogan, que também é editor do livro New Oxford Annotated Bible, uma referência para os estudiosos de religião,  diz que a Bíblia tem uma visão positiva sobre o sexo. Isso porque sexo estaria diretamente associado à reprodução. Em seu novo livro, o estudioso cita diversas passagens eróticas, como o Cântico dos Cânticos do rei Salomão. Coogan discute o fato de os tradutores dos textos bíblicos terem imposto suas próprias visões e preconceitos quando traduziram do hebreu para outras línguas.  Segundo o professor de Harvard, há palavras em hebreu que dão possibilidade para mais de uma interpretação, como mulher e esposa, que significam a mesma coisa. E seguindo essa teoria, o autor diz que não há como provar que Adão e Eva se casaram. Coogan ainda afirma que algumas religiões levam em consideração alguns capítulos do Livro Sagrado, enquanto menosprezam outras passagens que trazem uma diferente visão sobre o mesmo tema, como poligamia. Ele diz que nos escritos bíblicos em hebreu não há nada que nos assegure que devemos ser monogãmicos.
Ele também fala sobre o fato de não haver nenhuma passagem na Bíblia que condene o aborto. “Uma das coisas que eu acho mais interessantes é que no debate contemporâneo sobre o aborto, ambos lados citam e se apóiam na Bíblia como uma referência. Eles falam de versos em que não dizem  nada sobre o aborto ”, disse Coogan em uma entrevista a revista Time.
Sobre a sexualidade de Deus, Coogan afirma que Ele é um ser sexual, mas no sentido metafórico e mítico. O estudioso também diz que quando a Bíblia foi escrita, no berço da civilização greco-romana, as pessoas eram menos puritanas. Uma das idéias que elas concebiam era o fato de um Deus vir a Terra e fazer sexo com um mortal.
Vou contar aqui uma pequena passagem da minha vida que tem muito a ver com essas diferentes interpretações bíblicas. Eu não tenho religião, mas venho de uma família bastante religiosa. A minha avó materna, aos 80 anos, um pouco antes de morrer, fundou uma nova igreja evangélica. Ela e um pequeno grupo deram uma nova interpretação à Bíblia em relação a como o Espírito Santo se comunica com os fiéis e, diante desta nova concepção,  racharam com os líderes religiosos de sua comunidade. De longe, como espectadora, achei tudo muito curioso para uma mulher octogenária. Foram muitas as novas regras da igreja fundada pela minha avó. Entre as menores, porém não menos importantes, não era permitido nenhum objeto que representasse a natureza em sua forma artificial. Ou seja, minha avó deu fim a todas as toalhas floridas e vestidos estampados. Nunca entendi isso, mas sempre a respeitei. Minha amada avó se foi e sua igreja prosperou. E assim, com difrentes formas de interpretar o Livro Sagrado, se formaram novas religiões no Brasil e no mundo.
Em nosso país, assistimos a proliferação de muitas igrejas, principalmente, entre as neopentecostais. Portanto, acredito que as reflexões de Coogan são no mínimo inquietantes e oportunas. O estudioso deixa uma pergunta no ar, que a faço a vocês:
O que faz com que certas passagens bíblicas sejam relevantes, enquanto que outras que tratam do mesmo assunto sejam absolutamente desconsideradas?  E, principalmente, como isso acontece com temas polêmicos, como aborto, homossexualidade e sexo?
fonte: Mulher 7×7/Pavablog

Jogadoras da seleção feminina ouvem Aline Barros na concentração

Assim como no futebol, a religiosidade também é pauta na concentração da seleção feminina de vôlei, recém classificada para a próxima fase do Mundial do Japão, após bater a Itália, na última quarta-feira, 3. Entre um jogo e outro, as atletas Thaisa e a levantadora Fabíola revelam o gosto pela música cristã, em especial pela cantora Aline Barros.
    Entre o resto do time, o gosto musical varia de samba a MPB, e todas vem garantindo a eficácia da ‘musicoterapia’.
    Durante a era Dunga, o futebol brasileiro viveu um de seus momentos mais expressivos no quesito religião. Kaká, Lúcio, Luiz Fabiano, Daniel Alves, Felipe Melo e o na época auxiliar Jorginho foram alguns dos que carregaram a bandeira cristã dentro e fora de campo. Nos jogos da África pela Copa do Mundo de 2010, um grupo ligado aos Atletas de Cristo também atuou no país enquanto o Brasil ainda disputava o torneio.
    Na época, a Fifa, federação internacional de futebol, proibiu manifestações religiosas em comemorações e camisas nos jogadores.

Portal Creio

Em solenidade, mineiro resgatado fala de esperança e fé

    O Evangelista Luis Palau e o mineiro resgatado José Henrique, conhecido como "pastor" do grupo de 33 presos mineiros chilenos, falou sobre a esperança em Cristo neste último final de semana em um festival no Chile.
    Aproximadamente 145.000 pessoas assistiram ao Festival do Chile, de 25 a 30 de outubro, durante o qual Palau e seu filho, André, trouxeram a mensagem de encorajamento e de esperança em Cristo para a capital, Santiago, e na cidade litorânea, Vina del Mar.
    No sábado, Luis Palau teve a mesma camisa que Henriquez usava quando foi resgatado e usou para transmitir a sua mensagem.
    Na noite anterior, Henrique, que havia solicitado mensagens bíblicas de áudio a partir de Palau, enquanto preso na mina, recomendou que 22 dos 33 mineiros deram a sua vida a Jesus Cristo durante os seus 69 dias sob a superfície da Terra. Em uma reunião privada com Palau, ele compartilhou, "eu espero que eles continuem até o fim e caminhem com Cristo para a vida."
    O Chile teve um ano difícil, marcado com a tragédia e sofrimento. Em fevereiro, um terremoto de magnitude 8,8 resultou em mais de 400 mortes, 500 mil pessoas cujas casas foram destruídas ou danificadas, e uma estimativa de US $ 4,8 bilhões em custos de reconstrução.
    Então, em agosto, parte da mina de San José, no Chile desabou, prendendo 33 mineiros 2.300 metros abaixo da superfície da Terra há mais de dois meses antes de serem finalmente resgatados. Os homens foram registrados como tendo sobrevivido mais tempo no subsolo, após um acidente de mineração.
    Durante sua visita ao Chile, Luis Palau e Andrew reuniram-se com o presidente Sebastian Piñera, que estava no local quando os garimpeiros foram retirados no mês passado. O ancião Palau compartilhou com Piñera a história bíblica do filho pródigo e comparou-a com a imagem do presidente saudando os mineiros um por um durante a operação de resgate.
    "Eu não acredito que é um sacrilégio dizer que durante essa operação que você fosse uma imagem de Deus o Pai, acolhendo aqueles que se arrependem e crêem em Jesus Cristo, a quem acolhe um por um," disse o evangelista natural da Argentina.
    Palau e Piñera também discutiram a importância dos funcionários públicos reconhecendo Deus em suas declarações e discursos durante o encontro. Palau destacou a promessa que Deus fez na Bíblia: "Aqueles que me honram honrarei."
    O festival Santiago concluiu a campanha de uma semana, conduzido por Andrew Palau, na costa ocidental da cidade de Viña del Mar. Foi a primeira vez na história que o anfiteatro Quinta Vergara da cidade turística esteve lotado numa noite da semana.
    Palau e seu ministério têm compartilhado o Evangelho com mais de 1 bilhão de pessoas através de eventos evangelísticos e meios de comunicação nos últimos 50 anos. Só este ano, a Associação de Palau e seus ministérios atingiram mais de 1 milhão de pessoas face a face.

Portal Creio

Filho de pastor é assassinado com mais de sete tiros em Minas Gerais

    A criminalidade faz mais uma vítima na capital alagoana. Desta vez, é Cláudio José da Silva Júnior, 26 anos, assassinado a tiros de pistola na noite desta terça-feira, 02, em pleno feriado de Finados, na Rua São Francisco, situada no bairro Ouro Preto. O jovem, filho de um pastor, foi atingido por mais de sete disparos nas regiões da nuca, costas, tórax e pernas.
    De acordo com informações do soldado Ricardo, do 5º Batalhão, Cláudio caminhava pela localidade quando foi surpreendido com a aproximação de um veículo de cor preta, onde havia três homens, que efetuaram os disparos. “Ele correu alguns metros, mas não resistiu”. No local, ainda havia muito sangue, além de um boné e os chinelos da vítima.
    Júnior, como era conhecido pelos moradores da região, estava preparando-se em um curso para exercer o cargo de vigilante. “Ele estava muito esperançoso e queria um emprego para sustentar a família”, afirmou um morador do local. Ele estava recém-casado e a esposa encontra-se gestante.
     Segundo peritos do Instituto de Criminalística (IC), havia inúmeras cápsulas próximas ao corpo, porém, alguns projéteis foram levados pelos próprios moradores. O jovem residia próximo a um mercadinho, situado no mesmo bairro.
    Não se sabe afirmar quais seriam os motivos reais para a ocorrência do assassinato. A família de Júnior estava bastante abalada com o crime. O pai da vítima era pastor de uma igreja localizada nas proximidades.
    A concentração de curiosos era grande para observar o corpo de Cláudio, o qual foi periciado pelo IC e recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML).
Mais duas vítimas
    André Alves de Mesquita, 21, foi assassinado a tiros por volta das 12h30 desta terça, na Travessa São Benedito, situada na Chã da Jaqueira. De acordo com informações do 4º Batalhão, a vítima teria sido executada por dois homens armados, que fugiram a pé.
    O outro homicídio foi registrado também nesta terça, no Centro de Joaquim Gomes. Um homem identificado apenas como ‘Alan’ foi executado a tiros. Segundo a polícia, a vítima era traficante de drogas na região. 

Portal Creio

Somos mais de 185 milhões de pessoas

O Censo 2010 mostra que a população residente no Brasil é de 185.712.713 pessoas, divulgou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado preliminar é fruto do recenseamento realizado em 67.275.459 domicílios, distribuídos entre os 5.565 municípios brasileiros, no período entre 1º de agosto de 2010 a 31 de outubro.
http://www.fatorrrh.com.br/

Inauguração do Cinema


A direção da Multicine recebe convidados hoje para assistir ao filme “Comer, Rezar e Amar”, na inauguração do cinema do West Shopping, às 19h.


Jornal de Fato

Brasil ocupa 73ª posição entre 169 países no IDH 2010

Relatório aponta educação de baixa qualidade como principal problema.
A partir deste ano, IDH foi feito com base em novos cálculos e variáveis.

O relatório do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para 2010, divulgado nesta quinta-feira (4), mostra o Brasil na 73ª posição entre 169 países. Os cinco primeiros colocados são, pela ordem, Noruega, Austrália Nova Zelândia, Estados Unidos e Irlanda. O cinco últimos são Zimbábue, República Democrática do Congo, Níger, Mali e Burkina Faso.
Como neste ano o IDH sofreu mudanças metodológicas, não é possível comparar a posição do Brasil com as de anos anteriores.
saiba mais 
Mas, para se obter uma base de comparação, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) recalculou os dados brasileiros dos últimos dez anos com base na nova metodologia.
Por esse recálculo, o Brasil ganharia quatro posições e registraria crescimento de 0,8% no índice.  Em 2010, com a nova metodologia, o IDH brasileiro foi de 0,699, numa escala de 0 a 1. Em 2009, com a metodologia antiga, o Brasil ocupava a 75ª posição no ranking, com IDH de 0,813.
Segundo o relatório deste ano, o IDH do Brasil apresenta "tendência de crescimento sustentado ao longo dos anos".
Mesmo com a adoção da nova metodologia, o Brasil continua situado entre os países de alto desenvolvimento humano, como em 2009.
De acordo com o relatório, o rendimento anual dos brasileiros é de US$ 10.607, e a expectativa de vida, de 72,9 anos. A escolaridade é de 7,2 anos de estudo, e a expectativa de vida escolar é de 13,8 anos.

Do G1, em Brasília