Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Reforma da UBS do Vingt Rosado começa em dez dias

A sala de odontologia é a mais prejudicada. Há quase um mês os serviços não estão sendo prestados

"A po­pu­la­ção do con­jun­to Vingt Ro­sa­do e ad­ja­cên­cias pode ficar tran­qüi­la que as pro­vi­dên­cias já foram to­ma­das e no má­xi­mo em 10 dias as obras da Uni­da­de de Saúde vão ser ini­cia­das", a de­cla­ra­ção é da ge­ren­te de saúde do mu­ni­cí­pio, Ja­que­li­ne Ama­ral, ao ser in­da­ga­da sobre os pro­ble­mas es­tru­tu­rais que com­pro­me­tem o pré­dio da Uni­da­de de Saúde do Con­jun­to Vingt Ro­sa­do.
O pro­ble­ma en­vol­ve toda a es­tru­tu­ra fí­si­ca da Uni­da­de Bá­si­ca de Saúde, que apre­sen­ta ra­chões nas pa­re­des na maio­ria das salas.
Já na fa­cha­da é pos­sí­vel de­tec­tar os de­fei­tos. O pro­ble­ma segue da­ni­fi­can­do os dois con­sul­tó­rios mé­di­cos, os cor­re­do­res, a sala da ad­mi­nis­tra­ção e al­gu­mas pa­re­des. De acor­do com in­for­ma­ções de uma fun­cio­ná­ria, que pre­fe­riu não ser iden­ti­fi­ca­da, o pro­ble­ma é an­ti­go, mas teria se agra­va­do com a cons­tru­ção de uma igre­ja ao lado da Uni­da­de. "Esse pré­dio sem­pre apre­sen­tou al­guns pro­ble­mas como esses ra­chões em al­gu­mas salas, mas nos úl­ti­mos meses foi ini­cia­da a cons­tru­ção de uma igre­ja aqui ao lado e de­pois disso o pro­ble­ma se agra­vou con­si­de­ra­vel­men­te. Em pra­ti­ca­men­te todo o pré­dio tem ra­cha­du­ras nas pa­re­des de gran­des pro­por­ções. O pro­ble­ma está tão grave, que quan­do as por­tas são fe­cha­das com um pouco mais de força, é pos­sí­vel sen­tir as pa­re­des vi­bran­do", in­for­ma.
Um dos se­to­res mais pre­ju­di­ca­dos com o pro­ble­ma é a sala de odon­to­lo­gia, que há mais de um mês está com as ati­vi­da­des pa­ra­li­sa­das. "De­ci­di­mos parar o aten­di­men­to com os apa­re­lhos por que a sim­ples vi­bra­ção do ar con­di­cio­na­do da sala está au­men­tan­do os ra­chões. Mesmo assim, todos os dias es­ta­mos aqui para fazer, pelo menos, os aten­di­men­tos de ur­gên­cia", re­ve­lou
De acor­do com um dos fun­cio­ná­rios da Uni­da­de, o Corpo de Bom­bei­ros já es­te­ve no local e de­ter­mi­nou um prazo para que os ser­vi­ços de re­pa­ro das ra­cha­du­ras sejam rea­li­za­dos.
A po­pu­la­ção do bair­ro re­cla­ma do pro­ble­ma e da falta de aten­di­men­to no setor odon­to­ló­gi­co. "É pre­ci­so uma re­for­ma bem apro­fun­da­da, por que esse pro­ble­ma aqui é es­tru­tu­ral. Você veja que tem ra­chões da pa­re­de da fren­te, pas­san­do por todas as salas e che­gan­do a parte de traz do pré­dio. Es­pe­ra­mos que essa re­for­ma seja ini­cia­da mesmo no prazo que a ge­ren­te está pro­me­ten­do", disse Fran­cis­co Sales, mo­ra­dor do bair­ro.
A po­pu­la­ção torce para o cum­pri­men­to do prazo para iní­cio da obra. "Esse pro­ble­ma pre­ci­sa ser re­sol­vi­do como prio­ri­da­de por que se é ruim o posto com esses pro­ble­mas es­tru­tu­rais, pior é ele com as por­tas fe­cha­das. A gente que não tem plano de saúde de­pen­de dos ser­vi­ços ofe­re­ci­dos aqui e se essa Uni­da­de fe­char a si­tua­ção da gente vai ficar ainda pior", la­men­tou Ro­sa­na Ro­dri­gues, en­quan­to es­ta­va sendo aten­di­da no setor de cu­ra­ti­vos.
A ge­ren­te da Saúde, Ja­que­li­ne Ama­ral, ex­pli­ca que o pro­ble­ma já era de co­nhe­ci­men­to da pasta, mas que o iní­cio da re­for­ma de­pen­dia da li­ci­ta­ção. "Nós to­ma­mos co­nhe­ci­men­to do pro­ble­ma há al­gu­mas se­ma­nas, pe­di­mos a equi­pe de en­ge­nha­ria da pre­fei­tu­ra para ir ao local. O pes­soal da se­cre­ta­ria de obras fez um pro­je­to da re­for­ma e de­pois disso abri­mos li­ci­ta­ção. Es­ta­mos na fase final desse pro­ces­so e a pre­vi­são é que as obras da Uni­da­de Bá­si­ca de Saúde do Con­jun­to Vingh Ro­sa­do seja ini­cia­da nos pró­xi­mos dez dias", es­cla­re­ceu.
Se­gun­do o se­cre­ta­rio de Ci­da­da­nia, Fran­cis­co Car­los, a pre­fei­tu­ra tem tido a preo­cu­pa­ção de man­ter as Uni­da­des de Saúde do Mu­ni­cí­pio em bom fun­cio­na­men­to. "A no­tí­cia do iní­cio da re­for­ma chega para tran­qui­li­zar a po­pu­la­ção do Vingh Ro­sa­do. É pre­ci­so des­ta­car que essa tem sido uma das gran­des preo­cu­pa­ções da ad­mi­nis­tra­ção da pre­fei­ta Fafá Ro­sa­do. Nesse mo­men­to o mu­ni­cí­pio está cons­truin­do mais duas Uni­da­des Bá­si­cas de Saúde e re­for­man­do mais cinco. Além da cons­tru­ção da Uni­da­de de Pron­to Aten­di­men­to, UPA, do Belo Ho­ri­zon­te, com re­cur­sos pró­prios do mu­ni­cí­pio e que deve ficar pron­ta no pri­mei­ro se­mes­tre de 2011", in­for­mou o se­cre­tá­rio.

Jornal Correio da Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário