Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de julho de 2011


Ester: Coragem Para Ariscar a Sua Vida e Salvar o Seu Povo.
“... se perecer, pereci” (Ester 4.16).

Ester foi à única mulher hebréia a se tornar rainha numa nação dominadora.
A história de sucesso de Ester começa quando Deus coloca uma estratégia de sabedoria no coração de Mardoqueu. E Ester, uma jovem confiante em Deus aceita a liderança de alguém que a tinha criado.
Ester teve o privilégio de crescer num lar dirigido por Deus. Soube fazer jus ao tratamento privilegiado. Ela edificou as colunas do seu sucesso desde o primeiro dia que conheceu a Deus.
A beleza de Ester foi um meio que Deus usou para cumprir Seus propósitos. Porque sua maior beleza não estava em seu exterior, naquilo que se via, mas a sua verdadeira beleza estava dentro dela, em seu coração.
Ester deixou sua marca sendo uma mulher espiritual (Et. 4:14). A riqueza não corrompeu seu coração (Et. 5:3). Ester sabia honrar uma autoridade (Ester 5;1).
Ester primeiro procurou criar uma amizade não somente com o rei, mas também com o inimigo: “Respondeu Ester: Se bem te parecer, venha o rei e Hamã, hoje, ao banquete que eu preparei ao rei” (Ester 5.4).
A rainha Ester foi cautelosa. Ela se comportou com dignidade real e convidou Hamã e o rei para um outro banquete no dia seguinte (Ester 5.8).
Por três vezes o rei perguntou: “Qual é a tua petição, rainha Ester?”
Hamã foi executado e Mordecai foi exaltado. Contudo, os problemas do povo judeu no reino ainda não estavam resolvidos.
Ester chegou à conclusão de que a vida do seu povo era mais importante que a dela.
Os judeus ainda tinham uma sentença de morte pairando sobre suas cabeças, mas também tinham uma nova lei selada pelo rei: (Ester 9.1-3).
A rainha Ester arriscou sua vida. Ela estava disposta a sacrificar-se por seu povo e passou a ser a principal personagem envolvida na salvação física da raça judaica.
É assim que o Senhor trabalha. Em meio à fraqueza, Ele demonstra Sua força; em meio ao desespero, Ele dá eterna segurança. E através da morte, Ele traz a vida eterna.
Vejamos o que podemos aprender com Ester para melhorarmos nossos caminhos.
- A primeira lição que Ester nos dá é a da obediência aos pais. O primeiro mandamento com promessa foi integralmente cumprido por Ester. Por ter tido uma excelente educação com Mardoqueu, Ester pôde ser obediente não só a seu pai de criação.
- A segunda lição que Ester nos dá é que, nesta obediência e submissão, há o altruísmo, que é a virtude. Ester, mesmo quando era apenas uma órfã cativa, mas também quando se tornou na rainha da Pérsia.
- A terceira lição dada por Ester é a de que sempre buscou manter um testemunho que a fizesse diferente e distinta no ambiente em que se encontrava.
- A quarta lição que Ester nos dá é a relevância do comportamento de um servo de Deus.
- A quinta lição que Ester nos dá é a referente à necessidade de preparação espiritual para que tomemos uma decisão. Antes de ir à presença do rei para pedir por seu povo, Ester jejuou e orou por três dias, pedindo, ainda, a intercessão dos judeus a seu favor.
- A sexta lição que Ester nos dá é a de que a preparação espiritual é necessária e prioritária, mas não é suficiente. Aquilo que podemos fazer, devemos fazer. Somente Ester poderia vestir os vestidos reais e se fazer graciosa aos olhos do rei. Ela era a rainha e deveria cativar o rei. A sua parte fez e o resultado foi que, com oração, jejum e devida preparação material, Ester alcançou o favor do rei e teve o cetro de ouro apontado para si. E nós, temos nos apresentado com vestes reais diante do Rei dos reis?
- A sétima lição que Ester nos dá é a de que é preciso ter cautela e prudência, de estarmos sempre na direção do Espírito Santo. Ester, mesmo tendo a oferta de até metade do reino, soube esperar o momento certo para fazer a sua petição, o momento adequado, o momento sinalizado por Deus.

Martim Lutero chegou a dizer que gostaria que ele (livro de Ester) nem tivesse existido.

Na vida de Ester podemos ver Fé suficiente e graça Eficiente

 Mensagem Pregada hoje a noite na Fé Alto da Conceição
Pr. Manoel França

Nenhum comentário:

Postar um comentário