Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

As origens das tradições natalinas

 

Dentro de alguns dias mais uma ceia de natal será servida na casa de milhares de milhões de cristãos. Algumas mais recheadas que as outras, mas será servida assim mesmo. Mas, de onde vem a origem de se fazer uma ceia no dia de natal?
Conforme consta na literatura, há centenas de anos, os europeus deixavam a porta de sua casa aberta no dia de Natal para que os peregrinos e viajantes entrassem e, junto com a família, confraternizassem nesse dia. Daí o porquê de o Natal ser uma data de confraternização entre amigos e familiares.
A ceia foi incentivada pelos americanos e por isso, o peru, é considerado o prato clássico da data.
Outros alimentos tradicionais do Natal são as frutas secas, as nozes, as castanhas e o panetone. Este foi criado na Itália, mas não se sabe exatamente sua origem. Existem várias versões. De acordo com uma delas, um padeiro de Milão chamado Tone, em aproximadamente 900 d.C., fez um pão e misturou nele alguns ingredientes como frutas secas e nozes. Esse pão fez muito sucesso e ficou conhecido comopane di Tone. Uma segunda versão diz que, entre 1300 e 1400, um italiano, também de Milão, chamado Ughetto, estava apaixonado por uma moça que se chamava Adalgisa e, para poder ficar junto dela, empregou-se na padaria de seu pai. Lá, criou um pão especial que conquistou tanto a filha quanto o pai. E assim o pai de Adalgisa “deu a mão dela” a Ughetto. E uma outra versão conta que um chef di ciusinechamado Gian Galeazzo Visconti, duque de Milão, em 1395 criou um pão diferente para uma festa, e este fez muito sucesso por causa de seu sabor. Mas, independentemente das lendas em torno da história do panetone, ele está sempre presente nas mesas de Natal de todo brasileiro.
Demais enfeites
Além da ceia, as casas também tem varias decorações ligadas a data. Uma delas é a árvore de natal.
Acredita-se que sua origem venha da Alemanha. Conta-se que certa noite no ano de 1530, enquanto Martinho Lutero caminhava pela floresta ficou admirado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve e as estrelas no céu. Foi então que teve a idéia de levar alguns galhos para casa e montar uma árvore com a imagem que tinha visto na floresta, para que seus familiares a admirassem, também, a enfeitou com estrelas, algodão para dar a impressão de neve, colocou outros enfeites e acendeu velas. Anos mais tarde esta idéia foi levada para o continente americano.
Papai Noel
Diz a lenda que foi na Turquia em 280 d.C. que um bispo já velhinho, muito rico e generoso chamado Nicolau costumava dar presentes aos pobres e as crianças, deixando também saquinhos com moedas perto da chaminé das casas. Ficou conhecido pela sua generosidade, passando mais tarde a ser São Nicolau, pois lhe atribuíram vários milagres. O dia de São Nicolau é celebrado no dia 6 de dezembro, e que ele era um velhinho gorducho de barba branca. Mas foi na Alemanha que foi associada a imagem de São Nicolau ao Natal. Sua roupa era de cor marrom.
Em 1891 um cartunista se baseou num poema escrito para as filhas por um ministro episcopal Clement Clarke Moore, e então criou a idéia de Papai Noel como é conhecido hoje, gorducho, de grande barba branca e que carrega um grande saco cheio de presentes para as crianças. A cor de suas roupas, vermelha e branca, foram criadas pela Coca-Cola para um anúncio e acabou sendo associado ao personagem.

Presépio
Presépio e o lugar onde se recolhe gado, curral, estábulo, representação do local e das figuras que, segundo o evangelho, assistiram o nascimento de Jesus.
Manjedoura significa tabuleiro em que se coloca a comida aos animais nas estrebarias.
O presépio é de origem hebraica, mas foi São Francisco de Assis, que teve a idéia de divulgar a representação do nascimento de Jesus Cristo montando assim um presépio com figuras de barro, esse fato aconteceu por volta do ano de 1223. Foi desse dia em diante que começou essa tradição.
Em Nápoles, na Itália, no século XVIII que esse habito cresceu. Os presépios eram montados na sala das casas, com figuras de barro e madeira.

Três Reis Magos
Acredita-se que os três reis magos surgiram pela primeira vez em Florença na Itália.
Diz à lenda que no antigo Oriente foi escolhido, três reis magos, pois naquele tempo mago significavam sábios, então eles saíram a procura da criança que nasceria e que seria o rei dos reis, mas eles não sabia onde ele estaria, no caminho viram uma estrela brilhando no céu no dia do nascimento de Jesus, e foram guiados por ela. Viajaram muito até chegar, e foi no dia 6 de janeiro, que chegando lá para saudar o menino se emocionaram, se ajoelharam e entregaram os presentes.
Cartões de Natal
Esse costume de enviar cartões de Natal, esta ligado a Bíblia, com as palavras de Jesus. As mensagens da Bíblia foi uma maneira de espalhar o cristianismo e de lembrar dos amigos e parentes mais distantes, e é sem duvida uma forma de se aproximar mais uns dos outros. Trazendo mensagens de amor, carinho e de amizade. O que se sabe é que foi um inglês chamado John C. Horsley que ajudou a integrar esse costume, isso ocorreu por volta do ano de 1830, foi aceito muito rápido pelas pessoas.

Missa do Galo
A missa é feita nas primeiras horas do dia 25 de dezembro, e é uma tradição também muito conhecida, mas ligada apenas a Igreja Católica. Dizem que o galo anuncia o fim de uma noite de trevas, e que começa o nascimento da luz do mundo, e que essa luz seria o filho de Deus. A outra versão é que o galo nos desperta, no sentido ver o senhor na figura de um irmão.
A missa do galo teve o seu inicio no ano 400 em Roma, diz a lenda de que um galo cantou a meia noite do dia em que o menino Jesus nasceu. Havia uma crença de que se levasse um galo na igreja e que se ele cantasse na hora da missa do galo era sinal boas colheitas.


Jornal Mundo Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário