Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Provas do PSV 2011 da Uern ocorrem no fim de semana

Nervosismo e ansiedade são palavras comuns na vida dos candidatos que vão fazer as provas do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2011 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). As provas do PSV 2011 serão aplicadas nesse final de semana, nos dias 19 e 20 de dezembro.
Milhares de candidatos estão inscritos e tensos com a chegada da prova. Arthur Fernandes, que pretende cursar medicina é um deles. Ele estuda de 8 a 9 horas por dia e confessa que esse tempo de estudo já foi até maior. "Tenho diminuído o ritmo de estudo nessa fase final, já estudei muito durante o ano e hoje uso esse tempo apenas para revisar o conteúdo e tirar algumas dúvidas".
Depois de fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o jovem não se diz preocupado com a concorrência em seu primeiro vestibular da Uern. "Estou nervoso, espero lembrar tudo do que sei. A concorrência não me interessa. Aonde for prestar vestibular sei que a concorrência vai ser assim, pelo menos quanto a isso estou despreocupado", conta Arthur Fernandes, que passou na primeira fase da UFRN para medicina.
Outro candidato ansioso com a proximidade das provas do PSV 2011 é Esaú Pereira, ele conta que está há mais de uma semana sem dormir direito pensando no vestibular. "Já estudei e revisei todo o conteúdo e ainda acho que está faltando estudar alguma coisa. Toda hora que lembro que a prova é no fim de semana dá aquele friozinho na barriga. Estou até aumentando a carga de leitura nessa semana", diz o jovem que estudava 8 horas por dia e agora passa 10 horas se dedicando aos estudos. Ele pretende cursar odontologia em Caicó.
Professores e especialistas incentivam os alunos a reduzirem as horas de estudos na semana que antecede as provas, apesar disso alguns deles, como Esaú Pereira, insiste em manter ou até mesmo intensificar o tempo de estudos. As turmas de cursinhos e terceiros anos continuam lotadas, todos em busca de uma revisão ou dica que vá ajudar na hora da prova. "Esse é o momento dos candidatos aplicarem os estudos e o conhecimento adquiridos durante todo o ano e não somente o conteúdo da última semana, a preparação do vestibular tem que ser contínua, não se deve aumentar a carga de estudos nessa reta final", aconselha Max Breno, professor de Biologia.
Seguindo a mesma linha de redução no tempo de estudo e o aumento das horas de lazer, a psicopedagoga, Bernadete Holanda, acredita que o estudo exagerado nessa fase final pode ocasionar vários fatores negativos, entre eles o estresse, que pode atrapalhar o estudante na hora da prova. "O maior adversário do estudante é ele mesmo, se o candidato não se preparar bem psicologicamente para esse momento decisivo ele coloca a aprovação em risco".
Para diminuir o estresse, ela aconselha que o candidato faça alguma prática esportiva, já que os exercícios diminuem a adrenalina causada pela ansiedade da prova. "Além de aliviar as tensões da prova é sempre importante fazer alguma atividade física. A alimentação e passar boas noites de sono nos dias que antecedem a prova também são fundamentais para um bom desempenho", afirma Bernadete Holanda.
Durante a realização das provas é proibido o uso de aparelhos de celular e outros equipamentos eletrônicos como palm, calculadoras, aparelhos de MP3 e MP4, dentre outros. Caso o candidato seja flagrado portando algum dos equipamentos descritos, ele será automaticamente desclassificado.
Assim como nas edições anteriores os cursos de medicina, direito, enfermagem e serviço social tiveram os maiores índices de concorrência. As provas serão aplicadas nas cidades em que a Uern possui campus avançados: Mossoró, Assu, Natal, Pau dos Ferros, Caicó e Patu.


Jornal Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário