Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Projeto social de escola pública mossoroense ganha prêmio da CNI

Neste fim de ano, a Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho tem motivos de sobra para comemorar. A direção do colégio acabou de receber a notícia de que será uma das escolas premiadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) pelo programa "Construindo a nação 2010-2011".
A escola ficou em 2º lugar no Rio Grande do Norte com o projeto "Natal Solidário", cujo objetivo é desenvolver nos alunos o ato de cidadania. Para isso, os estudantes fazem doações, organizam visitas e criam peças teatrais para crianças e idosos carentes da cidade. A iniciativa foi elogiada pela CNI, que fará a premiação em março de 2011.
A professora de Geografia Maria Iratelma Pereira é a idealizadora do projeto. Ela conta que a ideia começou há três anos de forma simples, quando ela lecionava sobre políticas públicas para idosos e menores de idade no país. A fim de colocar o assunto em prática, decidiu visitar abrigos pela cidade e aproveitou para fazer algumas doações.
Bem vista pelos alunos, a ação cresceu rapidamente. No outro ano, foi pensada para o Natal, quando grupos da escola visitaram Unidades de Educação Infantil (UEIs), com intuito de ajudar às comunidades carentes de duas formas: doando alimentos e brinquedos e desenvolvendo peças teatrais para essas pessoas.
Ano passado, visitaram seis UEIs. Foi quando o Serviço Social da Indústria (Sesi-Mossoró) ofereceu à professora Iratelma um curso virtual para desenvolver o projeto por escrito e apresentá-lo para concorrer à premiação da CNI. Mesmo concorrendo com todas as escolas do Estado - muitas com maior estrutura que a dela - ficou em 2º lugar.
"O Instituto de Cidadania de São Paulo tomou conhecimento do 'Natal Solidário' e, por e-mail, me estimulou a prosseguir com o projeto apesar de todas as minhas dificuldades", conta Iratelma. A partir deste ano, a direção do colégio abraçou a campanha, que hoje integra toda a escola com o mesmo objetivo: praticar solidariedade.
A professora disse ainda que, com o projeto, há uma integração na Escola Abel Coelho difícil de ser vista hoje em dia, especialmente em escolas públicas. "É pouco comum a integração que estamos tendo na nossa escola", orgulha-se. Dezesseis UEIs serão visitadas pelo grupo a partir de amanhã, 17.
Ao final deste mês, os alunos deverão elaborar um relatório com as ações desenvolvidas por ele para apresentá-lo no próximo ano novamente ao "Construindo a nação". 

O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário