Total de visualizações de página

sábado, 16 de outubro de 2010

Placas de ruas contêm erros nos nomes dos patronos

É comum encontrar, em qualquer cidade do país, nomes errados em placas de ruas. No processo de produção é possível que uma letra ou outra escape aos olhos de quem as confecciona. Em algumas das novas placas de Mossoró, no entanto, os erros chegam ao absurdo - alguns, inclusive, com erros gramaticais. São equívocos tão grandes que fixam na memória nomes e personagens supostamente históricos, mas que sequer existiram. Além disso, a quantidade de equívocos é tão absurda que não seria exagero chamar o fato de descaso do poder público municipal.
Um dos maiores exemplos disso é a placa com o nome da Dra. Maury - cujo nome completo é Carlota Joaquina Maury, evidentemente uma mulher. Não sabia disso quem fez a nova placa: lá está escrito Dr. Maury - homem ainda não registrado nos anais da História local. Casos não faltam. Vejam os mais graves da lista: Roderic Grandall (com "g") - na placa da rua está escrito Crandall (com "c") e Casper Branner - que na rua está escrito Gaspar Bremmer.
O poeta e escritor Caio César Muniz considera um absurdo tais erros. Acredita que para uma cidade que carrega o valor histórico como uma de suas bandeiras, deveria haver um cuidado mínimo que respeitasse os principais nomes locais. "Mossoró tem uma tradição de preservação histórica que não condiz com isso aí. E acho que tudo parte do interessa também de quem está responsável por pleitear essas placas".
Os intelectuais Vingt-un Rosado e Raimundo Nonato escreveram, há mais de vinte anos, artigos com relação ao assunto. A despeito do protesto, o problema parece ter piorado. Alguns desses nomes, inclusive, para se tornarem patronos das placas foram sugeridos pelo primeiro, como os três citados acima no texto. O intelectual, contudo, morreu sem tê-los visto em sua grafia correta.
A reportagem tentou entrar em contato com Kátia Pinto, titular da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Sedetema), para saber a razão dos erros ocorrerem. A assessoria da Sedetema, no entanto, informou que a secretária esteve em reunião durante todo o dia de ontem.    
Alguns exemplos de placas públicas com erros ortográficos nos nomes
Está escrito:                                                                   O correto é:
HENRY KOESTER                                                   HENRY KOSTER
CROKATT DE SÁ                                                   CHROCKATT DE SÁ
RODERIC CRANDALL                                                RODERIC GRANDALL
GASPAR BREMMER                                                  CASPER BRANNER
CARL BEURLEN                                                    KARL BEURLEN
DR. AMAURI                                                                      DRA. MAURY
EDUARDO MENDES                                                  EDUARDO MEDEIROS
ELIZIÁRIO GURGEL                                                        EUZIÁRIO GURGEL
PRAÇA ESTEVAM DANTAS                                            PRAÇA ESTEVÃO DANTAS
FRANCIÉLIO PEREIRA MARTINS                      FRANCIÉLIO PINTO MARTINS

Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário