Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CEIA DO SENHOR

A primeira coisa que devemos aprender é que não existe na linguagem de Cristo nem na de Paulo a idéia de santa ceia. A idéia de santa ceia surgiu com a intenção de espiritualizar e sacralizar o que apenas tem o efeito representativo e memorial. Representativo porque o pão e o vinho representam o corpo e o sangue de Cristo respectivamente. O pão não se transforma na carne de Cristo, nem o vinho se transforma no sangue de Cristo. Os elementos apenas representam.
Memorial por que a ceia serve para lembrarmos e nunca esquecermos do maior fato de toda história que foi a morte de Cristo na Cruz.
A ceia não apenas nos faz olhar (lembrar) para trás para o sacrifício na cruz, mas também nos impulsiona a olhar para frente, com esperança. Ao lembrarmos a sua ressurreição, estamos sempre lembrando que isso é uma promessa da nossa própria ressurreição - e assim anunciamos "a morte do Senhor, até que Ele venha". Com a lembrança de seu sacrifício por nós, a esperança de uma realidade celestial.
As igrejas ficam livres para decidirem em que tempo realizarão a ceia. Uma celebra todo mês, outra celebra de ano em ano.
Outra coisa que devemos saber é que ceia significa refeição. Era assim que os irmãos de Coríntios faziam (I Co. 11: 20, 21, 22, 33 e 34).
Portanto, no dia 17 de outubro teremos o nosso primeiro culto/ceia onde criaremos, ou melhor, jantaremos e celebraremos a ceia aos moldes bíblicos.

Pr. Manoel França

Nenhum comentário:

Postar um comentário