Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de setembro de 2012


O Deus Soberano

(Is. 43:13)

Através de suas filosofias e teorias, os homens estão relegando a pessoa de Deus a um plano secundário.

Não só se nega que Deus criou tudo, através de sua ação pessoal e direta; mais que do isso, poucos são os que creem que Deus tem qualquer preocupação imediata em controlar as obras de suas próprias mãos. Pressupõe-se que tudo tenha sido ordenado segundo as “leis da natureza” abstratas e impessoais. Desta forma o Criador é banido de sua própria criação.

Não devemos ficar surpresos, se os homens nos conceitos envelhecidos, excluem Deus do âmbito das atividades humanas.

Em quase todo meio cristão, acredita-se que o homem determina a sua própria sorte e decide seu destino, através de seu “livre arbítrio”. Frequentemente os homens negam a própria responsabilidade, atribuindo ao Diabo àquilo que de fato, precede de seus próprios corações maus (Mc. 7:21-23).

Quem está dirigindo as coisas no mundo – Deus, os homens ou o diabo?

Diante do cenário de confusão e de caos que encontramos em toda parte. Predomina o pecado e a ilegalidade; homens perversos e impostores estão de fato, se tornando cada vez piores (II Tm. 3:13).

Tudo parece desajustado. Tronos rangem e cambaleiam, dinastias milenares são subvertidas, povos entram em revolta, a civilização é um fracasso; a democracia está longe de ser segura para o mundo. A agitação, a insatisfação, guerras e rumores de guerras. Os corações dos homens “desmaiarão de terror e pela expectação das cousas que sobrevirão ao mundo” (Lc. 21:26).

Coisas como essas, dão impressão que Deus está no controle?

Entremos na Bíblia. Depois de dois mil anos Cristo ainda é “desprezado e o mais rejeitado entre os homens” (Is. 53:3). O Cristo das Escrituras está sendo proclamado e glorificado por poucos. Na maioria dos púlpitos modernos o Cristo é desonrado e renegado. A luz da Bíblia temos que crer que “muitos” estão no caminho largo, que leva a perdição e “poucos” estão no caminho certo (Mt. 7:13-14).

Muitos declaram que o cristianismo é um fracasso. Muitos que pertencem ao Senhor se sentem confusos. Na prática, andamos pouco “pela fé”. Mas o que significa andar pela fé? Significa que os nossos pensamentos são formados, nossas ações são reguladas, nossa vida é moldada pelas Bíblia.

Judas no verso  8 diz “Estes da mesma sorte, quais sonhadores alucinados, não só contaminam a carne, como rejeitam governo e difamam a dignidade suprema, “Único soberano, O Rei dos reis e o Senhor dos senhores” (I Tm. 6:15).

Nossa época é de irreverencia, de espirito de insubordinação, que não toleram qualquer restrição. Os membros dessa geração são os mais flagrantes ofensores, e na, decadência e desaparecimento da autoridade dos pais, temos o precursor certo do colapso da autoridade civil.

Tendo em vista a crescente falta de respeito pelas leis e pelas autoridades, como podemos esperar que reconheçam a autoridade celestial?

Para nós crentes, não a espaço para dúvida. Deus está no trono do universo, o cedro está em suas mãos, Ele dirige todas as coisas “conforme o conselho de vontade”.

Deus não somente criou todas as coisas como as domina e reina sobre toda a terra. O Deus todo poderoso tem a sua vontade e ela é irreversível. Ele é soberano absoluto em cada canto dos seus vastos domínios.

Creiamos e afirmemos que Deus ainda vive, que ele observa tudo e reina sobre tudo e todos.

Não teremos paz em nosso coração e mente enquanto descansarmos consciente de que Deus está no seu trono.

Nada pode colocar mais vigor espiritual em nosso coração do que a compreensão bíblica do caráter de Deus “O povo que conhece o seu Deus se tornará forte e ativo” (Dn. 11:32).

Os homens podem estar alarmados, mas Deus não. Deus nunca se surpreende. Não há emergência inesperada para Deus, pois ele “faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade” (Ef. 1:11). Portanto, o recado de Deus para nós hoje é: não temas.

O homem é dotado de poder. Mas Deus é todo poderoso.

O homem é somente criatura. Mas Deus é o Criador.

É verdade que o mundo material é regulado por leis, mas por trás dessas leis, está o legislador e Administrador delas.

Antes mesmo do homem ver a luz pela primeira vez, já existia o “Deus forte” (Is. 9:6).

Reconhecemos que a vida é complexa e que existem mistérios de por todos os lados. Mas temos uma luz “E fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vossos corações” ( II Pe. 1:19). 

Um princípio para toda vida – seja qual for o problema, busquemos s instrução na Palavra de Deus – ao invés de começarmos pelo homem, para então avançarmos até chegar a Deus, devemos começar com Deus, para depois irmos descendo até o homem – No principio criou Deus (Gn. 1:1).

A fé sempre se ocupa com Deus. A fé permanece firme “como quem vê aquele que é invisível (Hb. 11:27).

O crente maduro crê assim diante desse mundo cruel.

“emudeço, não abro os meus lábios, porque tu fizeste isso” (Sl. 39:9).

O crente não pode pensar como pensa os homens desse mundo, que tudo julga de acordo com os padrões terrenos e ainda exclui Deus desse mundo e de sua vida.

O crente inclui Deus em tudo, encara tudo do ponto de vista de Deus, calcula os valores segundo os padrões espirituais e contempla a vida à luz da eternidade.

 

Leiamos (Is. 45:12; Os. 6:1; Lc. 7:7)

 

O meu Deus reina e o seu?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário