Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de junho de 2012


O Evangelho

euangelion, foi originalmente usada para descrever as “boas novas” da vitória militar trazida de um mensageiro ao seu comandante. Em seguida, passou a significar simplesmente uma mensagem “boa”. Os escritores do Novo Testamento escolheram esta palavra para descrever as “Boas Novas” de Jesus Cristo e Sua salvação.

O evangelho...

... Exibe a graça de Deus (At. 14:3; 20:32).

... O conhecimento da glória é por seu intermédio(II Co. 4:4-6).

O evangelho foi pregado...

... Aos judeus primeiro (Lc. 24:47; At. 13;46).

... Aos gentios (Mc. 13:10; Gl. 2:2-9).

... Aos pobres (Mt. 11:5; Lc. 4:18).

... Cada criatura (Mc. 16:15).

Elementos essenciais da mensagem do evangelho

Leiamos juntos (1 Coríntios 15:1-4).

Primeiro, a frase "morreu pelos nossos pecados" é muito importante. Como Rm. 3:23 nos diz: "pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus." A realidade do pecado precisa ser reconhecida por todos que se aproximam do trono de Deus para a salvação.

Segundo, a pessoa e obra de Cristo são componentes indispensáveis do evangelho. Jesus é tanto Deus (Cl. 2:9) quanto homem (Jo. 1:14). Jesus viveu a vida sem pecado que nunca poderíamos viver (1 Pe. 2:22) e é o único que podia morrer uma morte substitutiva pelo pecador.

Terceiro, a ressurreição de Cristo é um elemento essencial do evangelho. A ressurreição é a prova do poder de Deus. Apenas Aquele que criou a vida pode ressuscitá-la após a morte, só Ele pode reverter o horror da própria morte, e só Ele pode remover o aguilhão da morte e da vitória da sepultura (1 Co. 15:54-55).

Finalmente, Cristo oferece a sua salvação como um dom gratuito (Rm. 5:15; 6:23) que só pode ser recebido pela fé, independente de quaisquer obras ou mérito de nossa parte (Ef. 2:8-9). Como o Apóstolo Paulo nos diz, o evangelho é "... o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego" (Rm. 1:16).



Pr. Manoel França

Nenhum comentário:

Postar um comentário