Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de junho de 2012




CIÚMES NA FAMÍLIA

1 Co 13.1-7  

De acordo com o dicionário:

Ciúme: 1. Inquietação mental causada por suspeita ou receio de rivalidade no amor ou em outra aspiração. 2 Vigilância ansiosa ou suspeitosa nascida dessa inquietação. 3 Ressentimento invejoso contra um rival ou suposto rival mais eficiente ou mais bem-sucedido, ou contra o possessor de uma vantagem material ou intelectual cobiçada.

Em quase toda família existe o ciúme. Ele existe entre os cônjuges, os pais têm ciúmes dos filhos e vice-versa e os irmãos sentem ciúmes entre si.
 

COMO O CIUMENTO ENXERGA A REALIDADE

Os ciumentos sempre olham para tudo com óculos de aumento, os quais engrandecem as coisas pequenas, agigantam os anões e fazem com que as suspeitas pareçam verdades.

Vê coisa a onde não existe, e quando voltam-se para a realidade enxergam as coisas com desconfianças e suspeitas, incredulidade, dúvidas profundas em relação a si mesma, acusações, chantagens emocionais, sintomas de doenças físicas, fantasias de vingança.

DIFERENÇA DE CIÚMES ENTRE HOMENS E MULHERES

O ciúme nos homens esta relacionado mais ao aspecto físico, pois esse se sente dono da sua parceira tendo em mente a posse da sua sexualidade.  Ao passo que as mulheres são levadas a experimentar este sentimento quando criam um relacionamento afetivo de seu parceiro com outra mulher.  Em ambos os casos esta em jogo o sentimento de posse que criamos em relação ao outro, se ele (a) me pertence então será meu ou minha para resto da vida, quando isso não é alcançado então o ciumento tende a Ter comportamento agressivo colocando a vida do parceiro em risco e até matando o seu parceiro para que ninguém venha possui – lo.


VEJAMOS ALGUMAS LIÇÕES PRÁTICAS:

1º – O Ciúme é um sentimento que desestrutura o relacionamento familiar – Famílias desmoronam porque o ciúme tem minado o relacionamento em casa e entre irmãos. O ciúme gera a inveja, que por sua vez gera a morte. (Gn 4.1-8).

2º – O ciúme é um sentimento que elimina o amor no relacionamento familiar – Pela maneira como o amor é descrito em I Coríntios 13, percebe-se que aquele que ama está preocupado com o outro e não apenas consigo mesmo. O ciúme é falta de confiança no outro e em si mesmo. Em I João 4.18 lemos: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo”.

3º – O ciúme é um sentimento que precisa ser corrigido no relacionamento familiar – É preciso corrigir o ciúme exagerado e vencê-lo. Este tipo de ciúme é uma espécie de doença que vai se alastrando e pode se tornar incontrolável. O que fazer?

Vença o complexo de inferioridade – Muitas vezes o ciúme é gerado por causa deste complexo. Seja você mesmo e acredite em seu potencial.

Desenvolva a confiança no outro – Muitas vezes nos acostumamos a desconfiar dos outros, vendo sempre algo que não existe.

Compreenda o seu temperamento e o do outro – É sempre bom lembrar que as pessoas são diferentes em seu comportamento. Os outros não podem ser iguais a nós.

Seja altruísta – Isto é, pense mais em dar do que receber. Não se deixe dominar pelo egoísmo.

Peça ajuda a Deus – Coloque diante de Deus o seu problema. Muitas vezes o ciúme é gerado por causas desconhecidas e traumáticas. Deus irá ajudá-lo (a).



Tipos de Ciúmes

Pode ser um ciúme inocente, é normal sentir um pouco de ciúmes, porque através dele que se demonstra o amor que você sente pela outra pessoa.
Há também ciúmes saudáveis, porque se alguém aprecia seu parceiro abertamente, é natural se sentir com ciúmes, mas isso logo se transforma em orgulho, afinal você que está do lado da pessoa que estão apreciando.
Os ciúmes românticos também existem. Dizem que o ciúme é uma forma protetora de um fator que possa atrapalhar um relacionamento. No caso do ciúme romântico, é o fato de haver uma terceira pessoa, real ou imaginária, e a ideia de poder haver uma atração entre essa pessoa e seu parceiro, fazendo com que haja muitos pensamentos, emoções e um turbilhão de coisas.
Há os ciúmes sexuais, e a base dele é quando você suspeita ou sabe que seu parceiro já teve ou fantasiou relações sexuais com outra pessoa.
Já os ciúmes emocionais são quando a pessoa se sente ameaçada por causa de algum tipo de envolvimento com uma terceira pessoa, seja ela um familiar, um amigo ou um colega de trabalho.
Porém, há também o tipo de ciúmes obsessivos, onde o ciúmes se junta a obsessão, e a relação atinge níveis perigosos. Isso leva também a um controle excessivo sobre a pessoa amada, podendo haver até agressões.



Estudo aponta ciumes como maior motivo de brigas entre casais


Um estudo de pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) determinou o perfil epidemiológico da agressão física familiar no município de Araçatuba (SP). Foram analisadas 7.750 ocorrências registradas na Delegacia de Defesa da Mulher da região entre os anos 2001 e 2005, sendo que 1.844 desses registros estavam relacionados à violência física intrafamiliar.

A pesquisa, publicada na revista Cadernos de Saúde Pública da Fiocruz, concluiu que 81,1% das agressões ocorrem entre casais, 11,6% entre pais ou responsáveis e filhos e 7,3% entre outros familiares. Os resultados também apontaram uma maior freqüência de agressões entre casais nos finais de semana (38,9%), sendo o ciúme o motivo mais relatado (21,5% dos casos). Além disso, nos três grupos estabelecidos - casais, pais e filhos, e outros familiares -, o período entre 12h e 24h teve o maior número de registros.

Fonte: Portal Fio Cruz


Nenhum comentário:

Postar um comentário