Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

MP cobra explicações do município pelo abandono do Museu Lauro da Escóssia


O Ministério Público quer que a Gerência de Cultura de Mossoró explique o porquê do abandono do Museu Municipal Jornalista Lauro da Escóssia. Segundo o Inquérito Civil (número 003/201) movido pelo promotor de justiça José Hercy Ponte de Alencar, a Secretaria de Cidadania, a qual a gerência é vinculada, tem prazo de 45 dias para encaminhar informações e os encaminhamentos feitos pela pasta de projetos que visem reformar a estrutura física.
Segundo as exigências do promotor, a prefeitura também deve encaminhar as providências que foram tomadas para a manutenção do acervo mantido no museu e o cronograma das obras com cópia do edital de licitação. O Corpo de Bombeiros também foi cobrado. À corporação, a promotoria solicita a realização de uma vistoria técnica sobre as estruturas físicas e cumprimento das normas de segurança e combate a incêndio no prédio, encaminhando laudo em 20 dias.
Em entrevista com o secretário de Cidadania no início do ano, Francisco Carlos garantiu que a reforma do museu era uma prioridade do Governo para este ano. "Vamos buscar parceria com outras instâncias para angariarmos recursos que asseguram a reforma", disse ele.
Segundo informações do Ministério Público, detectou-se a presença de cupins no teto e nas janelas, bem como subutilização de seu acervo, encontrando-se em péssimo estado de conservação, o que, para o promotor Hercy Ponte "comprometendo a qualidade das pesquisas ali realizadas por estudantes, turistas, e demais interessados".
O museu é administrado pelo poder municipal e é responsável pelo acervo de importantes momentos da história de Mossoró.

Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário