Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Hospital da Unimed está funcionando em novo endereço

Mais de 50 funcionários foram demitidos
Postado em 15/09/2011 às 07:01 horas por Bruno Soares na sessão Saúde
A partir de hoje, os serviços de urgência e emergência e de cirurgia ofertados no Hospital da Unimed serão disponibilizados aos usuários da operadora de saúde no prédio do Hospital Wilson Rosado. De acordo com a diretoria da Unimed, a transferência não afetará a realização dos serviços.
Com a transferência, o quadro de pessoal foi reduzido. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas, Casas e Cooperativas de Saúde, Hospitais Particulares e dos Técnicos de Radiologia de Mossoró (SINTRAHPAM) foram demitidos 57 profissionais.
As primeiras demissões, conforme Antonino Teixeira, vice-presidente do sindicato, foram registradas no dia 21 de julho. “As rescisões iniciaram desde que começaram a avisar sobre a transferência. Alguns já tinham outro vínculo, mas a maioria não. Outros estão no Hospital Wilson Rosado e na Casa de Saúde Dix-sept Rosado. O pessoal pode ter dois vínculos, pois podem trabalhar em regime de seis horas ou 12 por 36”, comentou Antonino.




Entre os profissionais demitidos estão enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, Assistentes de Serviços Gerais (ASGs), e de escritório. De acordo com o Sintrahpam, a maioria dos trabalhadores que perderam o emprego é da área de enfermagem.
“Lamentamos o fato de que muitos pais ficaram desempregados. Mas, a direção do hospital alega que a transferência é melhor para os clientes”, disse Teixeira.
Ontem a noite, a equipe de informática iniciou a transferência dos equipamentos e do servidor que alimenta o sistema. “Temos que retirar para levar para a nova estrutura e à noite vamos trabalhar no manual, mas o atendimento continuará normal. E a partir das 7h, os plantonistas e os profissionais já vão se dirigir para o Hospital Wilson Rosado. Queremos deixar a população tranquilizada, pois a transferência foi bem pensada, planejada para que os serviços não sejam paralisados. Tem detalhes que vão acontecer, mas vamos tentar resolver logo”, enfatizou Haroldo Duarte, diretor de Mercado e Planejamento da Unimed em Mossoró.
Haroldo explica que os serviços já disponibilizados no antigo prédio – que não é próprio – serão mantidos. “Estamos fazendo a transferência, pois no prédio não tinha mais para onde crescer. Não vai haver redução. O Hospital Wilson Rosado é conveniado da Unimed e lá já tínhamos parceria na parte de tomografia e raio X, em parte de internações clínicas e cirúrgicas. Vamos juntar as duas grandes estruturas no mesmo lugar”, disse.


Duarte acrescenta que o Pronto Atendimento Pediátrico, cujo acesso será através da Avenida João Marcelino, já está pronto e o Pronto Atendimento Adulto terá acesso pelas ruas Pedro Velho e José Otávio.
O número de leitos no Pronto Atendimento Pediátrico passará de três para 12, segundo ele. Para o Pronto Atendimento Adulto será o mesmo número de leitos. No 4º andar do Hospital serão disponibilizados leitos.
“Estamos com escala de pediatras fechada. Há um problema que não é só em Mossoró, nem no Estado, mas em todo o País com relação a escassez de pediatras. Juntamos força com dr. Marcos e conseguimos dar tranquilidade aos pais com os profissionais, pois com o fechamento da Uniped a assistência estava reduzida”, ressaltou o diretor.
Com a transferência os serviços não serão reduzidos, mas o quadro de funcionários sim. Haroldo Duarte explica que como no Hospital Wilson Rosado já existia setores como cozinha e lavanderia, será mantida apenas a equipe do HWR.
“Infelizmente haverá redução ao que existia. Já vimos que alguns profissionais foram aproveitados pelo Wilson Rosado. Mas, como os pronto atendimentos adulto e pediátrico são de responsabilidade da Unimed, vamos precisar de pessoal como enfermeiros, técnicos. Alguns foram readequados”, comentou.
Desde 2007 o hospital estava funcionando em prédio alugado na Rua Francisco Bessa. Há em Mossoró e na área de abrangência da operadora na região 30 mil usuários.
Com informações da repórter Daniele Silveira
Foto: Ednilto Neves/Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário