Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de agosto de 2011



Ouvi e Não Concordo
Depois que me converti já ouvi muitas barbaridades, mas hoje vou analisar duas delas. E quero dizer que não concordo com elas.
A primeira é: Os batistas são frios. (geralmente dizem, os batistas são frios e os assembleianos são quentes e tem fogo).  Gente, se você me falar que no geral somos acomodados eu fico calado. Se você me falar que temos uma boa teoria e que precisamos ser mais ousados em praticar eu concordo. Mas você dizer que os batistas são frios tendo como parâmetro de quentura os pentecostais, me poupe. A quentura pentecostal é emocionalista. É exagerada. Não é racional e acima de tudo, Deus não manda que sejamos quentes, mas crentes (Jo. 20 :27).
Nesse sentido, o radicalismo de alguns antigos e alguns atuais pastores realmente tolheram a liberdade de muitos crentes. Outra coisa que também devemos reconhecer é a tradição e a liturgia engessada que teima em existir em nosso meio. Como batistas conhecedores da Bíblia devemos de fato lutar contra essas coisas e agirmos como pessoas livres diante de Deus e dos homens. Sejamos mais leves e espontâneos em nosso dia a dia.
A segunda questão é: Na igreja batista pode tudo. (Dizem que em algumas igrejas existe muita proibição e nas batistas tudo é permitido). Nunca tive essa impressão. Sempre fui cobrado pela minha consciência e quando essa falhou o Espírito Santo que habita em mim exigiu uma postura de crente. Sempre fui batista e sei que como crente eu devo confrontar os irmãos que erram e ser confrontado quando eu errar.
Agora tem duas questões que são citadas pelos que dizem que os batistas permitem tudo. Uma é a questão da roupa e a outra é o fato de alguns crentes freqüentarem determinadas festas. Quanto a roupa todos os crentes tem que ter bom senso e se vestirem descentemente. Na questão das festas, de fato alguns crentes participam erradamente de algumas delas. A Bíblia diz que devemos tomar cuidado com determinados lugares, práticas e pessoas que possam nos conduzir ao erro (2 Tm. 2:22; Sl. 101:2-3).
Irmãos e irmãs, grandes crentes batistas como Spurgeon contribuíram para termos a fama de sermos bons conhecedores a Bíblia. Eu creio que podemos ser mais do que conhecedores, podemos ser excelentes praticantes. Se particularmente você é frio e acredita que pode tudo por ser batista, você está equivocado. Eu não concordo.

Pr. Manoel França

Nenhum comentário:

Postar um comentário