Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de março de 2011


A Igreja e sua Espiritualidade

Espiritualidade é a busca e a própria experiência da comunhão com Deus. Inclui a expressão dessa convivência a partir de práticas que agradam o Criador. À medida que alguém se aproxima de Deus, a espiritualidade torna-se mais intensa e real. O descaso e o distanciamento de Deus faz surgir o legalismo e a religião formal, que fincam suas raízes em uma espiritualidade deficiente.
O movimento gospel apresenta ao homem um Jesus fácil de ser seguido e que, por isso mesmo, também é fácil de ser abandonado.

Uma Espiritualidade Equilibrada

O texto de Atos 2:42-47 nos oferece princípios para vivermos uma espiritualidade equilibrada. Vejam...
1o. Saber e Realizar: Uma espiritualidade que persevera na sã doutrina e manifesta grande poder. “E perseveravam na doutrina dos apóstolos (...) e muitos sinais e prodígios eram feitos”.
2o. Templo e Casa: Uma espiritualidade que valoriza o culto comunitário e desenvolve grande comunhão de casa em casa.”Perseveravam unânimes no templo e partiam o pão de casa em casa”.
3o. Oração e Crescimento: Uma espiritualidade que revela total dependência de Deus e por isso alcança grandes resultados. “E perseverava (...) nas orações(...) Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”.
4o. Singeleza e Satisfação: Uma espiritualidade que descobre o valor das coisas simples e experimenta alegria. “E tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração”.
5o. Dar e Receber: Uma espiritualidade que abre mão do “ter”, que valoriza o “ser” e vive feliz com o necessário. “Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade”.
6o. Comunhão e Missão: Uma espiritualidade que ama os “de dentro” e tem grande simpatia com os “de fora”. “E contavam com simpatia do povo”.
A nossa espiritualidade não deve ser como a do movimento gospel, mas deve ser uma espiritualidade que:
a) Modifique as circunstancias deste mundo; b) Que valorize o próximo; c) Que altere meu modo e pensar e de agir; d) Que manifeste dependência de Deus; e) Que zele pela santidade e pelo bom testemunho.
Viva a espiritualidade, viva um relacionamento sincero e profundo com Deus. É isso que Ele espera de cada membro da sua igreja.
Pr. Manoel França



Nenhum comentário:

Postar um comentário