Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011


Santificação

O que é Santificação?
É o processo de separar-se, ou estado de separação para Deus e do mundo. A santificação tem início no começo da salvação do crente, é co-extensiva com a vida do crente nesta terra, e atingirá o seu clímax e perfeição quando Cristo voltar.
Os Três Tempos da Salvação
A santificação pode ser considerada no passado, presente e futuro, ou como algo instantâneo, progressivo e completo. Veja o quadro abaixo.
Castigo
Pela Sua Morte
Poder
Pela Sua Vida
Presença
Pela Sua Volta
Sou Perdoado
Sou Capacitado
Sou Liberto
No passado e instantaneamente
No presente e progressivamente
No Futuro e completamente
Quando estou cansado do meu pecado
Quando faço parte do corpo de Cristo
Quando o Senhor Jesus retornar
Cristo Vive em mim
Cristo me liberta por do seu do seu corpo
Cristo reina em mim
Sou um filhinho da fé
Estou amadurecendo
Eu reino com Cristo
1. Na cruz sou liberto do castigo do pecado.
2. Desde a cruz até o final da vida, sou liberto do poder do pecado.
3. Na volta de Cristo, serei liberto da presença do pecado.
Como é Efetuada a Santificação
Ação divina
a)      É obra de Deus Pai(1 Ts. 5:23-24)
b)      É obra de Cristo(Ef. 5:25-26)
c)      É obra do Espírito Santo(2 Ts. 2:13)
Ação humana
a)      Mediante a fé na obra redentora de Cristo(At. 26:18; Gl. 6:14)
b)      Mediante a Palavra de Deus(Jo. 17:17; Ef. 5;26)
c)      Mediante a completa dedicação da própria vida(Rm. 12:1-2; Jo. 17:18-19)
d)     Mediante a submissão a disciplina divina(Hb. 12:10-11; 1 Co. 11:32)
e)      Mediante a renuncia ao pecado e seguir a santidade(Rm. 6:18-19; Tt. 2:11-12)
Lições Importantes da Santificação
1. Ninguém herdará o reino de Deus sem a santificação(1 Co. 6:9-11), 2. Somos separados pela santificação para o serviço a Deus(Jr. 1:5), 3. Deus deseja que todos sejam santificados(1 Ts. 4:3)
Conclusão
Diante de Deus(posição) os crentes são santos(1 Co. 1:2; Rm . 16:15), mas Deus deseja que os crentes vivam(prática) em santidade, ou seja que se separem do pecado, dos prazeres da carne e do egoísmo  e vivam para agradá-lo(1 Ts. 5:23)
Pr. Manoel França Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário