Total de visualizações de página

domingo, 16 de janeiro de 2011

Maratona de concursos exige preparação especial


A preparação de Diego Medeiros é incansável. Há cerca de um ano e meio ele estuda para concursos públicos e não desanima por ainda não ter sido aprovado em nenhum deles. "Acho que já fiz mais de 20 e já fui aprovado em alguns, mas não fiquei dentro das vagas. Mas já li estatísticas dizendo que uma pessoa leva de seis meses a três anos, em média, para passar em um. Vou continuar tentando", garante.
A professora de biologia de cursinho Maria Cavalcanti diz que a tática de persistência dos candidatos é um ponto a favor de quem concorre a uma vaga. "O principal é não desanimar. Se tentar uma vez e não passar, a pessoa deve continuar tentando, pois a experiência nas provas também é uma grande aliada ao lado do estudo", diz. Segundo ela, ao longo do tempo o candidato vai pegando macetes e ficando menos tenso.
Porém, o estudo deve estar em primeiro lugar. "A rotina é fundamental, principalmente porque o candidato deve traçar metas a longo prazo. Ele não pode pensar que estudando durante um mês já vai passar; isso pode até acontecer, mas não é comum. Estudar diariamente, pelo menos entre 3 e 4 horas por dia e um pouco mais nos finais de semana já é suficiente para quem trabalha", ensina.
Para quem tem mais tempo livre, 5 ou 6 horas por dia podem ser gastas se debruçando sobre os livros. "Tem candidatos que estudam por mais tempo e isso não é prejudicial, é até bom. Ele só não deve exagerar". De acordo com a professora o exagero está quando o aluno deixar de fazer todos os programas que gosta para estudar. "Não precisa disso, ao contrário. Quem se prepara para concurso deve arejar a cabeça, saindo com amigos para locais agradáveis", recomenda.
Dormir bem é outro ponto fundamental. "Enquanto dormimos conseguimos fixar melhor o que aprendemos. Quando estamos dormindo, pouco ficamos com a sensação de cansaço e fica mais difícil lembrar o que aprendemos", garante Maria. Os interessados já podem começar a utilizar as dicas da especialista a partir de agora. Mais de 40 mil vagas em concursos por todo o país devem ser abertas ainda este ano.
O concurso dos Correios, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Polícia Federal, Petrobras, Senado e Empresa Brasil de Comunicação (EBC) estão entre os certames mais esperados do ano. O da Petrobras já está com inscrições abertas. Os candidatos devem ficar atentos ao lançamento dos editais para não perderem o prazo de inscrições. 

O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário