Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mec autoriza cursos de pós-graduação

Duas propostas da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) foram aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC). A instituição federal deve abrir no próximo ano o curso de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar Ambiente, Tecnologia e Sociedade e o Doutorado em Ciência Animal. A Ufersa passa a oferecer sete cursos de mestrados e dois de doutorados. "A proposta é bastante relevante considerando-se a carência em termos sociais e tecnológicos, bem como a fragilidade ambiental do semiárido nordestino", afirmou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufersa, professora Maria Zuleide de Negreiros. De acordo com a coordenadora do curso Agrotecnologia e Ciências Sociais, Elisabete Siqueira, o edital para contratação de 15 novos professores deve acontecer no mês de fevereiro. "Temos que aguardar ainda toda a documentação necessária e teremos a possibilidade grande de já publicar o edital no início do ano", afirma.
Já para o doutorado em Ciência Animal, o edital para a seleção dos candidatos deve ser publicado nos próximos dias. O curso tem como área de concentração Sanidade e Produção Animal, com três linhas de pesquisas: Sanidade Animal, Produção Animal e Ecologia e Conservação do Semiárido.
Para o reitor Josivan Barbosa, a notícia da aprovação dos novos cursos de pós-graduação traz mais tranquilidade para a Ufersa, que trabalha com a meta de um crescimento horizontal com os cursos de graduação e o crescimento vertical com as pós-graduações. "A cidade de Mossoró precisa de pelo menos 20 cursos de pós-graduação, com a aprovação de mais dois cursos na Ufersa e um na Uern (Ciências Naturais) estamos caminhando nessa direção", avalia Josivan Barbosa.
UERN
Através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o MEC divulgou ainda a aprovação do curso de Mestrado em Ciências Naturais, ligado à Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
PRAZO
Recentemente o Mec, através do Conselho Nacional de Educação, publicou resolução exigindo que a partir de 2016 as universidades públicas e privadas devem ter, pelo menos, 4 cursos de mestrados e 2 de doutorados, sob pena de serem reclassificadas como faculdades. Num prazo de 5 anos, a Universidade do Semi-Árido passou de 1 curso de mestrado para 9 cursos de pós-graduação, sendo 7 mestrados e 2 doutorados.


Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário