Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Feriado deve levar 50 mil aos cemitérios

Os sete cemitérios públicos de Mossoró devem receber hoje a maior concentração de visitas de familiares, parentes e amigos que aproveitam o feriado do Dia de Finados para matar a saudade dos entes falecidos.
A movimentação nos túmulos já é grande desde o último final de semana e deve terminar a terça-feira com aproximadamente 50 mil visitas em todos os sete cemitérios, de acordo com a projeção da Secretaria dos Serviços Urbanos, Trânsito e Transportes Públicos. O maior fluxo de visitas deve acontecer nos cemitérios São Sebastião (Centro) e no Cemitério Novo Templo (BR-304, zona sul).
Desde quarta-feira da semana passada, 27, a artesã Nazinha Nunes da Silva trocou a casa para se instalar na porta do cemitério central. Ela e uma das filhas aproveitam o período para incrementar a renda familiar com a venda de flores sintéticas e grinaldas. "Desde sábado que a gente já dorme aqui mesmo, porque é maior o movimento de parentes e aumentam as vendas", diz ela.
Há vinte anos que dona Nazinha monta sua "barraquinha" nas proximidades do cemitério. "Desde os últimos anos a movimentação nas vendas tem aumentado, mesmo com a abertura do novo", diz a artesã. O período também é de mais trabalho para os "limpadores de túmulo". Dona Sebastiana Germana da Silva há 18 anos tira o sustento da família com a limpeza de túmulos. Para este ano, ela está responsável pela jardinagem de 25 covas, além da limpeza e manutenção de quase 100 túmulos. "Criei meus oito filhos trabalhando muito. Nesta época do feriado a procura sempre aumenta mesmo daqueles familiares que só limpam o túmulo neste período", diz Sebastiana Germana.
Independente do Dia de Finados, a limpadora comenta que dá para faturar, em média, mais de um salário mínimo com a função. Enquanto dona Nazinha e dona Sebastiana aproveitam o período para incrementar a renda, dona Antônia Nogueira volta ao cemitério para visitar os túmulos do pai e de um sobrinho. Ela já faz o mesmo ritual há 30 anos, desde a morte do pai. "Sempre venho ao cemitério duas vezes ao ano: uma no meio do semestre e sagradamente no Dia de Finados."
Alex Moacir, titular da Secretaria de Serviços Urbanos, diz que desde ontem os cemitérios estão de portas abertas, inclusive durante a noite. "Muitas pessoas preferem visitar o cemitério antes do feriado para evitar a grande movimentação", diz ele.

LIMPEZA
A operação de limpeza dos cemitérios da cidade começou desde a semana passada, com o trabalho de 20 homens que se reservam na manutenção das duas necrópoles da zona urbana e das outras cinco espalhadas pela zona rural cidade. "Os cemitérios atendem não só a comunidade onde ele funciona como também toda a circunvizinhança", explica Moacir.
Os homens responsáveis pela limpeza interrompem os trabalhos hoje, devido ao grande fluxo de pessoas, e retornam manhã para recolher a sujeira deixada pelos visitantes. "Toda a sujeira deixada pós-feriado deve estar totalmente recolhida até sexta-feira (5)", garante o secretário.

Jornal de Fato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário