Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

'Tipos' de Pastor

Nesses mais de 10 anos de crente que tenho, já fui pastoreado. Já conheci e já ouvi falar de cada pastor, que, pela graça de Deus, mas somente pela graça de Deus é que as ovelhas existem. Conheçamos alguns tipos de pastores.
1. Vovozão – Esse tipo de pastor age do mesmo jeito que um avô. As ovelhas fazem o que querem com ele e ele acha tudo normal. Ele não exorta. Não corrige. Não repreende. Ele sabe da postura errada de muitas das suas ovelhas, mas não faz nada. Pois, para ele tudo é normal. Ele é avô e não pai.(Tt. 2:15).
2. Não falei, Não fiz – Esse é descarado mesmo. Fala uma coisa em um canto para uma pessoa. E depois se for indagado acaba negando. Como diz aquele ditado “A faca entrando e ele negando”. Sendo uma questão que envolva pecado, ele nega, nega e nega. Mas se for uma questão que resulte em elogios, em honra, assume de pronto. Ele passa a idéia de que é perfeito. (Tg. 5;16)
3. Web – Isso por que, passa a maior parte do seu tempo na web. E se for questionado ele diz que está aconselhando via web. Ele também envia as tarefas para os irmãos via internet. Com isso perde contato e acaba se distanciando do seu rebanho.
4. Business - Esse tipo de pastor vive no mundo dos negócios. Ofertas e dízimos são sempre bem vindos. Pois é preciso comprar isso. Construir aquilo outro. É só olhar os tele-evangelistas de plantão. Mas não são só eles. Temos outros. (Mt. 6:33; 2 Pe. 2:3).
5. Coitadinho – Esse tipo de pastor me dá muitas náuseas. Se passa por pobrezinho. Por coitadinho. Por inocente. Finge-se de vítima diante das suas ovelhas. O que me consola é que esses malas vão se apresentar diante de Deus e ai eu quero ver se vão agir como coitadinhos.(I Tm. 1:5)
6. TV – Possui esse nome por que passam várias imagens. Mas nunca apresentam quem de fato são. Eles passam a imagem de quem é humilde. De quem possui uma vida de muita intimidade com Deus. De muita piedade. Mas... Só Deus sabe!
7. Viúva Porcina – Ela pensava que era viúva, mas não era. Do mesmo jeito existem muitos pastores que acham que são pastores e não são. Pois não tem ovelhas que seguem o seu pastoreio, o seu direcionamento. Fazer o quê se eles querem se enganar?
8. Pastor – Também conheci e conheço pastores que de fato merecem ser chamados assim. Esses têm o coração na obra. Amam de fato as ovelhas. Canalizam suas atenções no crescimento integral das ovelhas. Não fazem politicagem. Não descartaram ninguém e procuram viver na dependência do seu supremo pastor.
Você conhece algum tipo de pastor? Esmurro o meu próprio corpo e me dedico a todo momento para agir como um pastor que agrada a Deus. Por isso peço aos colegas pastores e as minhas ovelhas que me ajudem a acertar mais no meu ministério.
Pr. Manoel França

Nenhum comentário:

Postar um comentário