Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sem rumo, teólogos europeus exigem fim de celibato
    Um terço dos teólogos católicos de fala alemã residentes na Alemanha, Suíça e Áustria subscreveram um manifesto em que exige reformas na Igreja católica. As propostas incluem o fim do celibato, a ordenação de mulheres e a participação popular na escolha de bispos.
    A reportagem foi publicada no jornal Süddeutsche Zeitung, destacando o fato de que esse número seria maior se muitos não temessem represálias da instituição. O fato lembra a Declaração de Colônia, assinada por 220 teologos em 1989, no papado de João Paulo II.
    Judith Könemann, professora de Teologia em Münster, destacou que o amplo eco a partir da declarações ao jornal bávaro demonstra que “tocaram um nervo”. Ela é uma das oito pessoas que redigiram o manifesto, ao qual se somaram professores eméritos da envergadura intelectual de Peter Hünermann e Dietmar Mieth, velhos batalhadores por reformas como Heinrich Missalla e Friedhelm Hengsbach, progressistas como Otto Hermann Pesch e Hille Haker, e até mesmo conservadores como Eberhard Schockenhoff.
     Tendo como pano de a crise até então incontornável dos escândalos de pedofilia em dioceses e paróquias da Igreja católica ao redor do mundo, o texto elogia o chamamento dos bispos a um diálogo aberto. Pragmático, os assinantes de dizem “na responsabilidade de dar uma contribuição a um novo começo real”, assumindo a tese central de que a Igreja Católica só “pode anunciar o libertador e amante Deus Jesus Cristo”, quando ela mesma “for um lugar e um testemunho crível da mensagem de libertação do Evangelho”.
     Insiste que ela deve reconhecer e fomentar “a liberdade do homem como criatura de Deus”, respeitar a consciência livre, defender o direito e a justiça e criticar as manifestações que “depreciam a dignidade humana”. O que trazem são “desafios”, que incluem “maiores estruturas sinodais em todos os níveis da Igreja” e a participação dos fiéis na escolha de seus bispos e párocos.
     O manifesto retoma o afirmação já feita de que a Igreja católica necessita “também de sacerdotes casados e mulheres no ofício eclesiástico”, denuncia que a falta de sacerdotes força a exigência de paróquias cada vez maiores e lamenta que os sacerdotes sofram desgastes diante destas circunstâncias.
    Enfatiza ainda que “a defesa legal e a cultura do direito” na Igreja devem “melhorar urgentemente” e argumenta que a elevada valorização do matrimônio e do celibato supõe “excluir pessoas que vivem o amor, a fidelidade e a preocupação mútua” em uma relação estável de casal do mesmo sexo ou como divorciados casados em segundas núpcias.
    Desconstrói a suposta autoridade de Roma e critica o “rigorismo” da Igreja Católica, insistindo que não se pode pregar a reconciliação com Deus sem criar as condições para uma reconciliação com aqueles “diante dos quais é culpada: por violência, por negar o direito, por converter a mensagem bíblica de liberdade em uma moral rigorosa sem misericórdia”.
    E voltou aos escândalos de pedofilia, afirmando que “à tempestade do ano passado não pode seguir tranquilidade nenhuma”, e afirma considerar que “nas circunstâncias atuais só pode ser a tranquilidade da sepultura”. E conclui denunciando a prisão do pavor institucional diante do rebanho, exigindo diálogo, observando que “o medo não é bom conselheiro”, recordando que os cristãos foram “chamados pelo Evangelho a olhar com valor para o futuro e como o chamamento de Jesus a Pedro para caminhar sobre as águas: ‘por que estais com medo? Vossa fé é tão pequena?’”.

(Indicação do Irmão Fabio).

Deu no G1 da Globo

Beira-Mar é transferido para presídio com problemas estruturais no RN
Depen diz que unidade ficou sem receber presos desde setembro de 2010.
Presídio não tem poço artesiano e equipamento de raio-x está quebrado.

Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi levado para Mossoró (Foto: Reprodução/TV Globo)Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar,foi levado para Mossoró (Foto: Reprodução/TV Globo)

O traficante Luís Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, e outros cinco detentos, foram transferidos neste sábado (5) da Penitenciária Federal de Catanduvas (PR) para o unidade de Mossoró (RN). A unidade estava sem receber novos presos, por determinação judicial, desde setembro do ano passado. O local tem problemas estruturais e não conta com um poço artesiano que garantisse a autonomia de abastecimento de água no presídio.

A entrada dos detentos na unidade de Mossoró foi permitida por Vinícius Vidor, juiz corregedor interino de Mossoró. A medida contrariou a decisão anterior do titular do cargo, o juiz Mário Jambo, que está em férias e retorna nesta quarta-feira (9) ao trabalho. Segundo a Justiça Federal do Rio Grande do Norte, a permanência de Beira-Mar e os outros cinco presos na unidade será avaliada por Jambo.
Nas decisões anteriores de juiz titular, que impediam a entrada de novos presos no presídio de Mossoró, as alegações apresentadas por ele foram a falta de um sistema próprio de abastecimento de água, danos estruturais nas instalações da penitenciária e a quebra de um dos dois aparelhos de raio-x, usados na revista de pessoas.
A unidade de Mossoró tem capacidade para abrigar 208 presos, mas tem 44 dententos. Antes da liberação da entrada de novos detentos no local, a penitenciária abrigava apenas 38 pessoas, de acordo com Sandro Torres Avelar, diretor do Sistema Penitenciário Federal.
Ainda segundo ele, um edital de construção de um poço artesiano está sendo providenciado. "O poço artesiano é fator condicional para ingressar novos presos em Mossoró, em razão de uma determinação do juiz corregedor de Mossoró", disse Avelar, antes da nova autorização de transferência de Beira-Mar e outros cinco presos.

Avelar afirmou que um laudo pericial está sendo confeccionado para verificar se as rachaduras no prédio ocorreram por falha na execução do projeto. "Se for falha, a empresa responsável pela obra ficará também responsável pelo solução do problema."
Garantia de segurança
“O presídio de Mossoró é absolutamente seguro em todos os seus aspectos. Conta com pessoal altamente treinado e equipamentos de segurança eletrônica e de controle de acesso de última geração. A autorização do juiz corregedor local para a transferência de seis presos, ocorrida neste fim de semana, é um indicativo de que o presídio não tem problemas que impeçam o recebimento de novos presos e que as medidas corretivas necessárias estão sendo devidamente adotadas", disse Augusto Rossini, diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
Segundo o Ministério da Justiça, técnicos do Depen visitaram o presídio de Mossoró durante dois dias da semana passada, para a elaboração de um relatório sobre o que precisa ser feito no prédio. "A despeito de nunca ter faltado água no local, um edital para construção de um poço artesiano exclusivo para a unidade será lançado em breve. Estão sendo feitos estudos para apontar adequações estruturais que e eventualmente sejam necessárias”, afirmou Rossini.

Culto na Pelonha

Amanhã teremos culto na Pelonha. Toda igreja deve participar.

Alunos no SETEM

Francimar, Alzilene, Evania, Havi e Viviene são os irmãos que fizeram o Exame de diagnóstico no SETEM. Parabéns para esses amados.

Negociação tocada pelo chefe

A negociação pelos direitos de transmissão do Brasileirão saiu da esfera da direção de esportes da Rede TV!. O próprio Amilcare Dallevo, presidente da emissora, está tocando as conversas com o Clube dos 13.
Como o Clube dos 13 decidiu que apenas uma emissora vai levar a parada, ficou difícil para a Rede TV! avançar nas conversas.
Por Lauro Jardim
Lei que beneficia homossexuais é vetada

A governadora Rosalba Ciarlini vetou o projeto de lei do deputado Fernando Mineiro (PT) que beneficia travestis e transexuais permitindo-lhes usar os nomes sociais em documentos da administração pública estadual.
De acordo com a ementa, a proposta "Assegura às pessoas travestis e transexuais a identificação pelo nome social em documentos de prestação de serviço quando atendidas nos órgãos da Administração Pública direta, indireta do Estado do Rio Grande do Norte e pessoa jurídica de direito privado, prestadora de serviços públicos, e dá outras providências".
De acordo com Mineiro, o projeto é  idêntico a outro que já vigora por meio de uma norma federal, como também tem uma lei aprovada em Natal.
A governadora alegou inconstitucionalidade. Mas, o deputado acredita que por trás do veto está o conservadorismo da governadora do DEM. "Um dos objetivos do projeto é/era contribuir com a diminuição de constrangimentos. Mas o conservadorismo venceu", disse o deputado em seu Twitter.

O Mossoroense

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Fernandinho Beira-Mar passará no mínimo um ano em Mossoró

O megatraficante Fernandinho Beira-Mar, considerado pela Polícia Federal como o maior do Brasil, passará pelo menos um ano em Mossoró. A informação é de reportagem do Diário de Natal desta segunda-feira, que teve como fonte a assessoria de imprensa do presídio. O período pode ser prorrogado por mais um ano.
De acordo com a reportagem, o período de "internação" do megatraficante em Mossoró procederá dentro do mesmo tempo que ele ficou em outras unidades prisionais federais.
A assessoria de imprensa disse ao Diário que a transferência de Beira-Mar nada tem a ver com a reportagem da Veja publicada neste final de semana que mostra que apesar de estar preso há muito tempo, Beira-Mar continua comandando boa parte do tráfico no Rio de Janeiro e em outras regiões do país, inclusive na fronteira com o Paraguai.
Conta outra
O Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) deveria contar outra. Ora, caro leitor, se o próprio Depen diz que esse rodízio é normal e que o bandido não pode passar mais de dois anos em um mesmo local, por que, então, transferir Beira-Mar às pressas de Catanduvas (PV), que fica bem próxima da fronteira com o Paraguai.
O megatraficante havia sido transferido de Porto Velho (RO) para Catanduvas há menos de dois meses, para ser mais exato, no dia 18 de dezembro.
Levando-se em conta que é necessária uma megaestrutura que custa muito dinheiro para fazer uma transferência dessas o leitor engole essa informação de que o transporte foi apenas um "rodízio"'?
Esse assunto ainda promete render. O blog está atento e vai buscar mais informações durante todo o dia.
 
http://www.jornalistapedrocarlos.blogspot.com/

Transferência de Fernandinho Beira-Mar surpreende governadora e secretário de Segurança do RN

A transferência do traficante Fernandinho Beira-Mar para o Presídio Federal em Mossoró surpreendeu a população potiguar, que recebeu a notícia da chegada do traficante ao solo potiguar um dia antes da revista Veja destacar a forma como o criminoso, mesmo preso, representa um perigo à sociedade. A surpresa, contudo, não foi apenas da população. A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e o secretário de Segurança do estado, Aldair Rocha, também foram pegos de surpresa com a notícia e, até o momento, não receberam nenhuma satisfação por parte do Governo Federal.
Condenado a mais de 120 anos de prisão por homicídios, lavagem de dinheiro, sequestros e tráficos de drogas, entre outros crimes, Fernandinho Beira-Mar está há 10 anos preso e, mesmo assim, segue à frente da facção criminosa Comando Vermelho, que atua principalmente no Rio de Janeiro. De acordo com a revista Veja, o traficante controla o fluxo de drogas, compra de mercadorias e até articulou um plano de sequestro de um filho do ex-presidente Lula. Apesar da ameaça, o Rio Grande do Norte não foi avisado sobre a transferência do bandido.
"Não houve contato nenhum sobre a transferência. Estou esperando uma manifestação da governadora e deveremos conversar sobre isso", confirmou o secretário de Segurança do estado e delegado da Polícia Federal Aldair Rocha.
Rosalba Ciarlini, quando era prefeita de Mossoró, foi contra a implantação do presídio na cidade. A secretaria de Comunicação do estado informou que a governadora também foi surpreendida com a notícia de que Beira-Mar estava em solo potiguar e que "não houve nenhum contato por parte da União". A justificativa para o sigilo é a tentativa de evitar ações de bandidos durante a transferência.
O secretário Aldair Rocha informou que vai conversar com a governadora para tratar do assunto. Ainda não foi definida alguma medida do Governo do Estado com relação à transferência do traficante.
 
http://www.jornalistapedrocarlos.blogspot.com/
Prefeita consegue junto à governadora vários benefícios para Mossoró

Foto:
A prefeita Fafá Rosado conseguiu em audiência nesta segunda-feira (7) com a governadora Rosalba Ciarlini a parceria para a realização de obras e investimentos em favor do município. O encontro aconteceu por volta das 12h30, em Natal. Dentre outras obras, foram garantidos recursos para a conclusão do Corredor Cultural de Mossoró, na Avenida Rio Branco.
Serão necessários recursos da ordem de R$ 3 milhões para a construção da Parque das Oiticicas, a área verde que ocupará mais uma praça da Avenida Rio Branco. Além disso, será feito também em parceria o trabalho de urbanização do eixo sul, com alargamento da via, asfaltamento, canteiro central e drenagem.
“Apesar das dificuldades, vamos nos esforçar para atendermos as prioridades do município, que incluem saúde e obras de infra-estrutura”, anunciou a governadora.
Também foi tratado a respeito da complementação da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao contrário do que o Governo faz em favor de Natal e Parnamirim, onde investe recursos para manter serviços funcionando, o Estado também foi convocado a fazer o mesmo por Mossoró. Apresentando números e mostrando a situação de discriminação para com a cidade em governos anteriores, a prefeita recebeu da governadora a garantia de que essa injustiça será corrigida.
“Saímos muito satisfeitos dessa audiência com a governadora. Não tínhamos dúvidas de que seríamos atendidos pela sua sensibilidade e o seu desejo de continuar trabalhando pela nossa cidade”, enalteceu a prefeita Fafá Rosado.
Outras obras
A audiência tratou também de outras obras importantes, como a construção do Complexo da Resistência, obra de infra-estrutura que vai ligar os bairros Costa e Silva (Zona Leste) ao Barrocas (Zona Norte). “Vamos trabalhar juntas para buscar nos Ministérios em Brasília os recursos necessários para as grandes obras. A contrapartida do Governo do Estado nós garantimos”, disse a governadora na audiência com Fafá Rosado.
A prefeita também colocou na mesa o projeto para erradicação da Favela do Tranquilim, uma das comunidades mais afetadas pelas chuvas devido as condições aonde foram construídas as casas. A governadora colocou no projeto na pauta de prioridade do seu Governo.

Site da Prefeitura de Mossoró

Ex BBB, agora deputado, e se diz pronto para encarar os evangélicos

O  ex-BBB Jean Wyllys, do PSOL-RJ que assumiu semana passada seu mandato na Câmara dos Deputados  declarou à imprensa, no dia da posse,  que está disposto a encarar a bancada evangélica e com o apoio de deputadas ligadas ao movimento feminista substituir o projeto de união estável de homossexuais por um projeto de casamento civil entre os gays, a exemplo dos casais heterossexuais.
Ele reconheceu que haverá dificuldades, mas pretende contornar o cenário desfavorável com o apoio da Frente das Mulheres e do movimento negro.
Fonte: PB Agora