Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011


Santificação

O que é Santificação?
É o processo de separar-se, ou estado de separação para Deus e do mundo. A santificação tem início no começo da salvação do crente, é co-extensiva com a vida do crente nesta terra, e atingirá o seu clímax e perfeição quando Cristo voltar.
Os Três Tempos da Salvação
A santificação pode ser considerada no passado, presente e futuro, ou como algo instantâneo, progressivo e completo. Veja o quadro abaixo.
Castigo
Pela Sua Morte
Poder
Pela Sua Vida
Presença
Pela Sua Volta
Sou Perdoado
Sou Capacitado
Sou Liberto
No passado e instantaneamente
No presente e progressivamente
No Futuro e completamente
Quando estou cansado do meu pecado
Quando faço parte do corpo de Cristo
Quando o Senhor Jesus retornar
Cristo Vive em mim
Cristo me liberta por do seu do seu corpo
Cristo reina em mim
Sou um filhinho da fé
Estou amadurecendo
Eu reino com Cristo
1. Na cruz sou liberto do castigo do pecado.
2. Desde a cruz até o final da vida, sou liberto do poder do pecado.
3. Na volta de Cristo, serei liberto da presença do pecado.
Como é Efetuada a Santificação
Ação divina
a)      É obra de Deus Pai(1 Ts. 5:23-24)
b)      É obra de Cristo(Ef. 5:25-26)
c)      É obra do Espírito Santo(2 Ts. 2:13)
Ação humana
a)      Mediante a fé na obra redentora de Cristo(At. 26:18; Gl. 6:14)
b)      Mediante a Palavra de Deus(Jo. 17:17; Ef. 5;26)
c)      Mediante a completa dedicação da própria vida(Rm. 12:1-2; Jo. 17:18-19)
d)     Mediante a submissão a disciplina divina(Hb. 12:10-11; 1 Co. 11:32)
e)      Mediante a renuncia ao pecado e seguir a santidade(Rm. 6:18-19; Tt. 2:11-12)
Lições Importantes da Santificação
1. Ninguém herdará o reino de Deus sem a santificação(1 Co. 6:9-11), 2. Somos separados pela santificação para o serviço a Deus(Jr. 1:5), 3. Deus deseja que todos sejam santificados(1 Ts. 4:3)
Conclusão
Diante de Deus(posição) os crentes são santos(1 Co. 1:2; Rm . 16:15), mas Deus deseja que os crentes vivam(prática) em santidade, ou seja que se separem do pecado, dos prazeres da carne e do egoísmo  e vivam para agradá-lo(1 Ts. 5:23)
Pr. Manoel França Filho




José Claudino

Enfoques Evangélicos

Publicado na Edição Número 1.533 - Ano VI
Sociedade de Bíblica do Brasil tem novo Presidente
O reverendo Adail Carvalho Sandoval é o novo presidente da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). A escolha ocorreu durante a 19ª Assembleia Geral da entidade. O pastor Sandoval ocupará o cargo até 2012. Pastor Enéas Tognini, presidente por dois mandatos consecutivos, passou a ser presidente de honra da organização cristã. Sobre as expectativas para o seu mandato, o pastor Adail Carvalho, revelou em entrevista concedida à grande imprensa, que estão firmadas na mensagem do lema da SBB: "Semeando a Palavra que transforma vidas". Com apoio de todos os sócios da Sociedade Bíblica do Brasil e de todas igrejas cristãs espelhadas por este Brasil afora, vamos semear com mais vigor essa Palavra viva para que ela produza, com o poder do Espírito Santo, uma transformação visível em nossas igrejas, a fim de que as famílias, a sociedade e nossas autoridade sejam impactadas pelo "Evangelho que é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê" (Romanos 1:16)", acrescentando que pretende conjugar esforços para divulgar com mais precisão a SBB, em todos os Estados da Federação, e além, fronteiras.

Será a Benedita?
A evan­gé­li­ca da Assembléia de Deus, no Rio de Janeiro, e ex-ministra de Assistência Social, Benedita da Silva, con­du­zi­rá, com duas depu­ta­das petis­tas, o culto da Frente Parlamentar no ple­ná­rio da Câmara dos Deputados, em Brasília, ainda nesta sema­na. Será a pri­mei­ra vez da ala femi­ni­na.

Presidente
A Ordem dos Pastores Evangélicos de Natal (OPEN) tem novo pre­si­den­te. É o pas­tor Alfredo Galvão, da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, situa­da na Av. Presidente Bandeira, no Alecrim. Substitui o pas­tor Pedro Neto, da Igreja Evangélica Filadélfia de Cidade Satélite.

Twitter
O deputado-pastor da Assembléia de Deus em Natal, Antonio Jácome de Lima Júnior (PMN), anun­ciou no Twitter, o rom­pi­men­to "polí­ti­co" com o vice-governador Robinson Faria. Mas, frisa que con­ti­nua­rá inte­gran­do a ban­ca­da da gover­na­do­ra Rosalba Ciarlirni.

Poder da Fé
Coube a medi­ci­na con­fir­mar o que a Bíblia já mos­tra há anos: a ora­ção tem poder de curar. Segundo o médi­co ame­ri­ca­no Harold Koeni, do Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick, ao fazer ora­ções, pacien­tes reli­gio­sos con­tro­lam indi­re­ta­men­te suas doen­ças, o que ajuda a cura. Em um estu­do com 455 ido­sos inter­na­dos, Koeni obser­vou que a média de inter­na­ção dos que fre­quen­ta­vam a igre­ja mais de uma vez por sema­na. Já os que iam rara­men­te ou nunca che­ga­vam a pas­sar até 12 dias hos­pi­ta­li­za­dos. Enquanto nos Estados Unidos há estu­dos apro­fun­da­dos acer­ca do tema, no Brasil exis­te ceti­cis­mo por parte de médi­cos.

Pastora
Retorna a Natal depois de vários anos, atuan­do no Canadá, a pas­to­ra Ana Safira Stuckless, da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, para lecio­nar no Seminário Teológico de Natal (STEN), per­ten­cen­te a Convenção Batista Norte-rio-grandense.

Cantor
Ascendente Elmo Andrade, da Assembléia de Deus em Lages, região Central do Estado, de suces­so em todo Nordeste, reve­lou à colu­na que está con­ju­gan­do esfor­ços neces­sá­rios, visan­do o lan­ça­men­to do seu mais novo CD. Elmo, tem sido muito soli­ci­ta­do para can­tar em cru­za­das, con­gres­sos, sim­pó­sios e con­fe­rên­cias evan­gé­li­cas por este País afora.

Jornal Correio da Tarde

“Deus odeia gays”: Igreja batista americana prega contra gays e tem site hackeado

A Westboro Baptist Church, uma igreja Batista americana, foi alvo de um grupo de hackers, conhecido como Anonymous, essa semana que entraram no portal da igreja publicando um protesto contra as ideias divulgadas pela denominação. Esse grupo vinha fazendo ameaças desde o começo do mês e no dia 24 de fevereiro, última quinta-feira, cumpriu suas palavras.
A igreja é famosa no Estado do Kansas por ter uma visão ultraconservadora, promovendo passeatas que são muitas vezes agressivas e violentas, dizendo palavras de ordem contra gays, aborto e imigrantes. O endereço do site invadido é prova do “trabalho” desenvolvido pela igreja: www.godhatesfags.com, que em uma tradução livre quer dizer www.deusodeiabichas.com.
O release divulgado pelos hackers dizia que era impossível ficar passível diante do “tratamento desumano” que o grupo cristão mantinha em seus protestos, alertaram que se não mudassem sua postura, atingiriam seus websites. Em resposta a isso, Megan Phelps-Roper, neta do fundador da igreja, o reverendo Fred Phelps, respondeu: “Podem Vir!”
Durante o programa de rádio, um representante do Anonymous disse que estavam “muito ocupados com operações na Líbia, Barein e Irã para perderem tempo com Westboro”. Mas, ao contrário deles, a igreja não atenuou o tom e no auge da discussão, com o programa ainda no ar, um dos hackers invadiu o site da igreja em represália e publicou, em sua home, um aviso sobre o que eram capazes. Poucos minutos depois, a igreja tirou o comunicado do ar, mas o website ainda continuava instável.
Fonte: Gospel Prime

SBB entrega Bíblias personalizadas para vereadores

Vereadores de Barueri (SP) receberam exemplar da Bíblia Sagrada
SBB entrega Bíblias personalizadas para vereadores A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) fez a entrega de uma Bíblia personalizada à Câmara Municipal de Barueri (SP). A cidade tem um projeto de lei que já foi aprovado pelos vereadores que contempla a leitura e reflexão de uma passagem da Bíblia no início de cada audiência pública.
O exemplar tem letras grandes,  na tradução Almeida Revista e Atualizada (RA), e conta com um acabamento especial, isso é,  capa em couro preto legítimo com o brasão da casa legislativa gravado.
O exemplar foi doado e será utilizado na abertura das sessões da Câmara. “Antes da sessão começar, nós convidamos um vereador para ler um versículo bíblico. Essa Bíblia da SBB é um presente tão abençoado para nós, pois a verdade da vida está toda ali dentro”, disse o vereador e presidente da Câmara, Josué Pereira Silva.
O Livro Sagrado foi entregue ao vereador pelas mãos do secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert, e do gerente industrial da Gráfica da Bíblia, Luiz Forlim.


Fonte: Gospel Prime
Incêndio atinge Igreja evangélica em Recife
   Um incêndio atingiu uma igreja evangélica situada no Ibura de Baixo, bairro da Zona Oeste do Recife neste domingo, 27. O fogo foi rapidamente controlado no início da tarde pelos Bombeiros, que não informaram as causas do incidente.

    Não houve vítimas, apenas danos materiais à igreja, que é de pequeno porte e fica localizada na Avenida Dois Rios.

Fonte: PE 360 graus

As religiões emergentes do século 21

Toda vez que um país realiza um novo censo, algum tema sempre se sobressai. Na Nova Zelândia isso não é diferente. Em 2001, causou surpresa o aparecimento da religião Jedi. Agora, existe a preocupação com o fervor emergente de que uma nova religião chamada Facebook obtenha resultados expressivos no censo deste ano.
O Facebook sequer fazia parte do vocabulário da maioria das pessoas há cinco anos. Porém, com a realização do novo censo em março, cresce a preocupação que o Facebook possa substituir “Jedi” e “Rugby” como a nova religião de apelo popular do país, especialmente entre os mais jovens.
Em 2001, quando o fenômeno da religião Jedi surgiu no censo, o departamento de estatísticas da Nova Zelândia rapidamente a descartou, pensando ser uma questão pontual. Segundo as estimativas de 2001, cerca de 53 mil pessoas responderam que sua religião era Jedi. Em 2006, mais de 20 mil pessoas continuaram a responder da mesma forma. Embora tenha ocorrido uma flagrante redução do número de seguidores, o número de “jedis” há cinco anos era equivalente ao islamismo e maior que membros do judaísmo, Assembleia de Deus, Cientologia e da Igreja do Destino. O novo censo será um verdadeiro teste para o poder de permanência da fé Jedi.
O fenômeno Jedi de 10 anos atrás espalhou-se rapidamente para países como a Austrália e o Reino Unido. O número de igrejas e grupos religiosos que incorporam os princípios da fé Jedi tem se expandido em ritmo acelerado desde o início deste século. Na Inglaterra e no País de Gales, 390 mil pessoas declararam seguir a religião Jedi no último censo realizado no Reino Unido. Como eles também farão um novo recenseamento este ano, especula-se sobre a vitalidade da religião nas ilhas britânicas.
Durante o lançamento oficial do censo no Reino Unido este mês, a questão voltou à tona. O porta-voz esquivou-se, preferindo ironizar: “As pessoas não são obrigadas a responder a pergunta sobre religião. É voluntário. Não acredito que vamos achar muitos que se dizem jedis. Além disso, sem espaçonaves como poderemos chegar até eles?”
Não são apenas os seguidores de Jedi e Facebook que esperam ser reconhecidos. Em manifestação recente, a Federação Pagã do Reino Unido exigiu ter o mesmo reconhecimento de outros credos. A Federação abriga vários tipos de paganismo e afirma que constituem um grupo religioso sério e em constante crescimento. Os pagãos não adoraram um único deus, mas olham para a natureza como algo essencialmente espiritual. Alguns grupos se concentram em tradições e práticas específicas, como a ecologia sagrada, os druidas, a bruxaria, a wicca, o xamanismo, as tradições celtas ou deuses como Odin.
Em 2001, 42 mil pessoas declararam-se pagãs, ocupando o sétimo lugar na categoria religião do censo daquele ano. Alguns especialistas acreditam que o número real seja perto de 250.000. A aceitação disso na prática já vem acontecendo. Em outubro de 2010, a comissão que analisa instituições de caridade do Reino Unido garantiu ao Druid Network o status de fundação religiosa.
Os ateus e humanistas, como a British Humanist Association acreditam que as pesquisas sobre religião no país são enganosas. Eles creditam que na falta de uma resposta melhor, o número dos que se identificam como cristãos é artificialmente grande. Oficialmente, o cristianismo é a opção de 70% da população.
Esta não é uma questão de fácil resolução. O governo entende que a pergunta sobre religião deve ser respondida considerando apenas as verdadeiras. Ou seja, aquela religião que envolve algum tipo de escritura, estrutura de fé, rituais e Deus (ou deuses). Qualquer religião deve envolver todos esses elementos ou pelo menos um deles. Embora muitas pessoas tenham um ritual diário de visualizar e atualizar o status no Facebook, esse provavelmente não pode ser considerado um tipo de ritual religioso.
Para a igreja jedi, trata-se de desconhecimento do Departamento de estatísticas, que reconhece como opções legítimas, por exemplo, o satanismo e a cientologia. Sendo que a última também tem origem em uma obra de ficção escrita nos anos de 1950.
As crenças dos seguidores da religião Facebook não são muito claras. Teólogos já analisaram o fenômeno, mas não o consideram um religião formal, embora admitam que ela está influenciando os conceitos cristãos de comunhão e relacionamento. Os jedis, por sua vez, hoje têm rituais e ensinos formais. Barney e Daniel Jones, que respondem por uma igreja jedi no País de Gales afirmam:
“Nossos ensinamentos são baseados nas palavras do mestre Yoda. Temos também debates de ideias, meditação e relaxamento, visualizações e palestras sobre um estilo de vida saudável… Buscamos o crescimento, a paz interior e uma existência mais plena… Sim, baseamo-nos em filmes, mas aprofundamos as ideias dos filmes e ensinamos o que os cavaleiros jedis devem buscar”.
Eles lembram que já existem igrejas afiliadas nas Filipinas, nos Estados Unidos e que o site www.jedichurch.org tem um fórum público de discussões, permitindo que pessoas de todo o mundo compartilhem de sua fé.
Fonte: Agência Pavanews, com informações de ScoopDaily MailBBCYahoo NewsMirror.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Continuemos Orando

Continuemos orando por Wilma e Amelí. Wilma é pela sua recuperação e amelí é pelo resultado dos exames que ela está fazendo.
LEI MÁRIO DA PENHA
Lei criada em prol da mulher é usada na defesa de um homem
     A Justiça do Rio Grande do Sul tomou uma medida inédita em relação aos direitos dos homossexuais. Um juiz da comarca de Rio Pardo, a 150 quilômetros de Porto Alegre, decidiu aplicar a Lei Maria da Penha a uma relação homossexual e concedeu medida de proteção a um homem que afirmou estar sendo ameaçado pelo ex-companheiro.
     A decisão do juiz Osmar de Aguiar Pacheco foi tomada na última quarta e anunciada na sexta, 25, pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A medida obriga o homem a manter uma distância de, no mínimo, 100 metros do ex-companheiro.
     Para o magistrado, embora a Lei Maria da Penha tenha como objetivo a proteção das mulheres contra a violência doméstica, qualquer pessoa em situação vulnerável pode ser beneficiada pela lei. Ele citou a Constituição, segundo a qual todos são iguais perante a lei, sem discriminações de qualquer natureza. Mesmo sendo do sexo masculino, a vítima mereceria a proteção da lei em um caso de violência doméstica.
     A vítima afirmava estar sendo ameaçada depois do término da relação com o parceiro. O juiz decretou a  proibição e reconheceu a competência do Juizado de Violência Doméstica para jurisdição do processo. 

Portal Creio
Prefeita tem planejamento ousado
A prefeita Fafá Rosado tem priorizado ao longo de toda sua administração a execução de obras que estejam firmadas por um planejamento global. Na reunião com o secretariado para estabelecer diretrizes e metas para 2011, quinta-feira passada, a prefeita voltou a falar à equipe sobre a importância de planejar e perseguir as metas que estejam contidas no planejamento. “Eu sempre acreditei em planejamento, nós não trabalhamos por ações isoladas, cada coisa tem que estar ligada às metas globais”, disse Fafá aos seus auxiliares durante a reunião.
Fafá tem exemplos de sobra para mostrar a sua equipe como o trabalho planejado rende resultados. Ela conta que a administração municipal focou a construção do desenvolvimento de Mossoró em várias ações em áreas distintas, que articuladas entre si, deram as condições de atratividade ao município para que os investidores viessem.
“De um lado investimentos na consolidação do Distrito Industrial, noutra frente apostamos em qualificação de mão de obra, investimos na criação de novas estruturas urbanas para suportar as demandas que viriam e numa quarta frente consolidamos o corredor cultural”, resume Fafá sobre as ações do seu governo que renderam resultados práticos para o desenvolvimento da cidade.
Entre as principais metas de Fafá para 2011 estão a ampliação do espaço do Corredor Cultural, dando sequência ao plano de praças a serem construídas na Avenida Rio Branco. Por outro lado, o Governo vai continuar investindo na consolidação do mais novo bairro de Mossoró, o Alto da Bela Vista, surgido durante a administração de Fafá e que hoje congrega grandes empreendimentos comerciais. O município dará também prosseguimento à ampliação dos serviços de saúde e de educação, com a construção de novas unidades e melhoria das já existentes.

Obras de Infraestrutura
• Restauração de 20 praças e passeios públicos
• Elaboração dos projetos complementares para
licitação da Cidade da Ciência
• Conclusão da construção da praça Antônio da
Santa, no Santo Antônio em parceria com o Sesi
• Execução de nova etapa da reforma do Estádio
Manoel Leonardo
• Execução do projeto de saneamento integrado em diversos bairros com recursos do PAC
• Conclusão da implantação da Avenida Universitária
• Conclusão da duplicação da Av. Antônio Campos
• Construção de 700 mil m² de pavimentação a paralelepípedo (corresponde a 80 Km de comprimento)
• Construção de 130 mil m² de asfalto (corresponde
a 12 Km de comprimento, com recursos do PAC
• Conclusão da reconstrução da praça Bento Praxedes
• Recuperação das praças da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Abolição II, Antônio Manoel Joaquim, no Alto da Conceição, Raimundo Rubira, na Boa Vista e Rodolfo Fernandes no Centro
• Convênio para realização da reforma da Igreja do Alto da Conceição e da Capela do Bom Jesus
• Construção do Parque das Oiticicas e continuidade do projeto de urbanização da Avenida Rio Branco (sentido Belo Horizonte) por meio de parceria com o Governo de Estado. 

Jornal de Fato
Corte de luz agora somente com 90 dias
Paulo Sérgio Freire
Da Redação

A estudante Renata Teixeira Melo sabe o que é ficar sem energia elétrica por falta de pagamento. Há cerca de cinco meses, teve sua luz cortada pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN). "Para cortar a luz, basta atrasar dois papéis e não pagar o primeiro em atraso após 15 dias do recebimento do anúncio do atraso; comigo foi assim que eles procederam", conta a estudante, que é moradora do bairro Aeroporto. Renata, que mora com mais sete pessoas, diz que gasta em média entre R$ 100,00 e R$ 135,00 de consumo de luz e que atrasou pelo mesmo motivo que a maioria: falta de dinheiro para quitar o débito naquele dia.
Mas, o tempo atual de corte de luz por falta de pagamento e também para religar a energia vai mudar a partir de março. A resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) - órgão regulador, criado após a privatização do setor na década de 90 - mudou os prazos, que agora foram alongados no caso de corte de luz e reduzidos no prazo para religação da energia.
De acordo com a Aneel, as concessionárias terão de obedecer o prazo de 90 dias do vencimento da primeira fatura não paga pelo consumidor para efetuar o corte no fornecimento do serviço. Além disso, o prazo máximo para a execução da religação do fornecimento de energia elétrica de consumidores de área urbana por parte das distribuidoras deverá ser de 24 horas, ao invés de 48 horas, como é regulamentado pela regra atual. A resolução da Aneel ainda determina a implantação obrigatoriamente de um posto de atendimento presencial em todos os municípios. Os prazos para esse procedimento serão determinados conforme a quantidade de usuários. Em março, as cidades com mais de 10 mil unidades consumidoras serão beneficiadas; já os municípios entre dois mil e 10 mil clientes e com até duas mil unidades consumidoras serão contemplados com os postos de atendimento até junho e setembro de 2011, respectivamente.
O superintendente comercial e de mercado da Cosern, Paulo Medeiros, explica que, como concessionária de serviço público de distribuição de energia elétrica, a Cosern cumpre todas as resoluções estabelecidas pela Aneel, estando preparada para atender as exigências. O superintendente argumenta que a Cosern utiliza os mais diversos canais, a fim de alertar o consumidor sobre o atraso nos pagamentos e, com isso, evitar o corte. "A companhia utiliza outros instrumentos antes de suspender o fornecimento de energia por inadimplência, que vão desde informar ao cliente sobre as condições gerais do fornecimento a partir do pedido de ligação até disponibilizar seis opções de datas para pagamento, a fim de que o cliente possa fazer sua programação, entre outros", diz Medeiros. Em 2010, a companhia realizou 10.741 cortes em todo o Rio Grande do Norte. Já, em Mossoró, esse número atingiu a marca de 1.264 consumidores. 


Jornal de Fato