Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

As religiões emergentes do século 21

Toda vez que um país realiza um novo censo, algum tema sempre se sobressai. Na Nova Zelândia isso não é diferente. Em 2001, causou surpresa o aparecimento da religião Jedi. Agora, existe a preocupação com o fervor emergente de que uma nova religião chamada Facebook obtenha resultados expressivos no censo deste ano.
O Facebook sequer fazia parte do vocabulário da maioria das pessoas há cinco anos. Porém, com a realização do novo censo em março, cresce a preocupação que o Facebook possa substituir “Jedi” e “Rugby” como a nova religião de apelo popular do país, especialmente entre os mais jovens.
Em 2001, quando o fenômeno da religião Jedi surgiu no censo, o departamento de estatísticas da Nova Zelândia rapidamente a descartou, pensando ser uma questão pontual. Segundo as estimativas de 2001, cerca de 53 mil pessoas responderam que sua religião era Jedi. Em 2006, mais de 20 mil pessoas continuaram a responder da mesma forma. Embora tenha ocorrido uma flagrante redução do número de seguidores, o número de “jedis” há cinco anos era equivalente ao islamismo e maior que membros do judaísmo, Assembleia de Deus, Cientologia e da Igreja do Destino. O novo censo será um verdadeiro teste para o poder de permanência da fé Jedi.
O fenômeno Jedi de 10 anos atrás espalhou-se rapidamente para países como a Austrália e o Reino Unido. O número de igrejas e grupos religiosos que incorporam os princípios da fé Jedi tem se expandido em ritmo acelerado desde o início deste século. Na Inglaterra e no País de Gales, 390 mil pessoas declararam seguir a religião Jedi no último censo realizado no Reino Unido. Como eles também farão um novo recenseamento este ano, especula-se sobre a vitalidade da religião nas ilhas britânicas.
Durante o lançamento oficial do censo no Reino Unido este mês, a questão voltou à tona. O porta-voz esquivou-se, preferindo ironizar: “As pessoas não são obrigadas a responder a pergunta sobre religião. É voluntário. Não acredito que vamos achar muitos que se dizem jedis. Além disso, sem espaçonaves como poderemos chegar até eles?”
Não são apenas os seguidores de Jedi e Facebook que esperam ser reconhecidos. Em manifestação recente, a Federação Pagã do Reino Unido exigiu ter o mesmo reconhecimento de outros credos. A Federação abriga vários tipos de paganismo e afirma que constituem um grupo religioso sério e em constante crescimento. Os pagãos não adoraram um único deus, mas olham para a natureza como algo essencialmente espiritual. Alguns grupos se concentram em tradições e práticas específicas, como a ecologia sagrada, os druidas, a bruxaria, a wicca, o xamanismo, as tradições celtas ou deuses como Odin.
Em 2001, 42 mil pessoas declararam-se pagãs, ocupando o sétimo lugar na categoria religião do censo daquele ano. Alguns especialistas acreditam que o número real seja perto de 250.000. A aceitação disso na prática já vem acontecendo. Em outubro de 2010, a comissão que analisa instituições de caridade do Reino Unido garantiu ao Druid Network o status de fundação religiosa.
Os ateus e humanistas, como a British Humanist Association acreditam que as pesquisas sobre religião no país são enganosas. Eles creditam que na falta de uma resposta melhor, o número dos que se identificam como cristãos é artificialmente grande. Oficialmente, o cristianismo é a opção de 70% da população.
Esta não é uma questão de fácil resolução. O governo entende que a pergunta sobre religião deve ser respondida considerando apenas as verdadeiras. Ou seja, aquela religião que envolve algum tipo de escritura, estrutura de fé, rituais e Deus (ou deuses). Qualquer religião deve envolver todos esses elementos ou pelo menos um deles. Embora muitas pessoas tenham um ritual diário de visualizar e atualizar o status no Facebook, esse provavelmente não pode ser considerado um tipo de ritual religioso.
Para a igreja jedi, trata-se de desconhecimento do Departamento de estatísticas, que reconhece como opções legítimas, por exemplo, o satanismo e a cientologia. Sendo que a última também tem origem em uma obra de ficção escrita nos anos de 1950.
As crenças dos seguidores da religião Facebook não são muito claras. Teólogos já analisaram o fenômeno, mas não o consideram um religião formal, embora admitam que ela está influenciando os conceitos cristãos de comunhão e relacionamento. Os jedis, por sua vez, hoje têm rituais e ensinos formais. Barney e Daniel Jones, que respondem por uma igreja jedi no País de Gales afirmam:
“Nossos ensinamentos são baseados nas palavras do mestre Yoda. Temos também debates de ideias, meditação e relaxamento, visualizações e palestras sobre um estilo de vida saudável… Buscamos o crescimento, a paz interior e uma existência mais plena… Sim, baseamo-nos em filmes, mas aprofundamos as ideias dos filmes e ensinamos o que os cavaleiros jedis devem buscar”.
Eles lembram que já existem igrejas afiliadas nas Filipinas, nos Estados Unidos e que o site www.jedichurch.org tem um fórum público de discussões, permitindo que pessoas de todo o mundo compartilhem de sua fé.
Fonte: Agência Pavanews, com informações de ScoopDaily MailBBCYahoo NewsMirror.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Continuemos Orando

Continuemos orando por Wilma e Amelí. Wilma é pela sua recuperação e amelí é pelo resultado dos exames que ela está fazendo.
LEI MÁRIO DA PENHA
Lei criada em prol da mulher é usada na defesa de um homem
     A Justiça do Rio Grande do Sul tomou uma medida inédita em relação aos direitos dos homossexuais. Um juiz da comarca de Rio Pardo, a 150 quilômetros de Porto Alegre, decidiu aplicar a Lei Maria da Penha a uma relação homossexual e concedeu medida de proteção a um homem que afirmou estar sendo ameaçado pelo ex-companheiro.
     A decisão do juiz Osmar de Aguiar Pacheco foi tomada na última quarta e anunciada na sexta, 25, pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A medida obriga o homem a manter uma distância de, no mínimo, 100 metros do ex-companheiro.
     Para o magistrado, embora a Lei Maria da Penha tenha como objetivo a proteção das mulheres contra a violência doméstica, qualquer pessoa em situação vulnerável pode ser beneficiada pela lei. Ele citou a Constituição, segundo a qual todos são iguais perante a lei, sem discriminações de qualquer natureza. Mesmo sendo do sexo masculino, a vítima mereceria a proteção da lei em um caso de violência doméstica.
     A vítima afirmava estar sendo ameaçada depois do término da relação com o parceiro. O juiz decretou a  proibição e reconheceu a competência do Juizado de Violência Doméstica para jurisdição do processo. 

Portal Creio
Prefeita tem planejamento ousado
A prefeita Fafá Rosado tem priorizado ao longo de toda sua administração a execução de obras que estejam firmadas por um planejamento global. Na reunião com o secretariado para estabelecer diretrizes e metas para 2011, quinta-feira passada, a prefeita voltou a falar à equipe sobre a importância de planejar e perseguir as metas que estejam contidas no planejamento. “Eu sempre acreditei em planejamento, nós não trabalhamos por ações isoladas, cada coisa tem que estar ligada às metas globais”, disse Fafá aos seus auxiliares durante a reunião.
Fafá tem exemplos de sobra para mostrar a sua equipe como o trabalho planejado rende resultados. Ela conta que a administração municipal focou a construção do desenvolvimento de Mossoró em várias ações em áreas distintas, que articuladas entre si, deram as condições de atratividade ao município para que os investidores viessem.
“De um lado investimentos na consolidação do Distrito Industrial, noutra frente apostamos em qualificação de mão de obra, investimos na criação de novas estruturas urbanas para suportar as demandas que viriam e numa quarta frente consolidamos o corredor cultural”, resume Fafá sobre as ações do seu governo que renderam resultados práticos para o desenvolvimento da cidade.
Entre as principais metas de Fafá para 2011 estão a ampliação do espaço do Corredor Cultural, dando sequência ao plano de praças a serem construídas na Avenida Rio Branco. Por outro lado, o Governo vai continuar investindo na consolidação do mais novo bairro de Mossoró, o Alto da Bela Vista, surgido durante a administração de Fafá e que hoje congrega grandes empreendimentos comerciais. O município dará também prosseguimento à ampliação dos serviços de saúde e de educação, com a construção de novas unidades e melhoria das já existentes.

Obras de Infraestrutura
• Restauração de 20 praças e passeios públicos
• Elaboração dos projetos complementares para
licitação da Cidade da Ciência
• Conclusão da construção da praça Antônio da
Santa, no Santo Antônio em parceria com o Sesi
• Execução de nova etapa da reforma do Estádio
Manoel Leonardo
• Execução do projeto de saneamento integrado em diversos bairros com recursos do PAC
• Conclusão da implantação da Avenida Universitária
• Conclusão da duplicação da Av. Antônio Campos
• Construção de 700 mil m² de pavimentação a paralelepípedo (corresponde a 80 Km de comprimento)
• Construção de 130 mil m² de asfalto (corresponde
a 12 Km de comprimento, com recursos do PAC
• Conclusão da reconstrução da praça Bento Praxedes
• Recuperação das praças da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Abolição II, Antônio Manoel Joaquim, no Alto da Conceição, Raimundo Rubira, na Boa Vista e Rodolfo Fernandes no Centro
• Convênio para realização da reforma da Igreja do Alto da Conceição e da Capela do Bom Jesus
• Construção do Parque das Oiticicas e continuidade do projeto de urbanização da Avenida Rio Branco (sentido Belo Horizonte) por meio de parceria com o Governo de Estado. 

Jornal de Fato
Corte de luz agora somente com 90 dias
Paulo Sérgio Freire
Da Redação

A estudante Renata Teixeira Melo sabe o que é ficar sem energia elétrica por falta de pagamento. Há cerca de cinco meses, teve sua luz cortada pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN). "Para cortar a luz, basta atrasar dois papéis e não pagar o primeiro em atraso após 15 dias do recebimento do anúncio do atraso; comigo foi assim que eles procederam", conta a estudante, que é moradora do bairro Aeroporto. Renata, que mora com mais sete pessoas, diz que gasta em média entre R$ 100,00 e R$ 135,00 de consumo de luz e que atrasou pelo mesmo motivo que a maioria: falta de dinheiro para quitar o débito naquele dia.
Mas, o tempo atual de corte de luz por falta de pagamento e também para religar a energia vai mudar a partir de março. A resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) - órgão regulador, criado após a privatização do setor na década de 90 - mudou os prazos, que agora foram alongados no caso de corte de luz e reduzidos no prazo para religação da energia.
De acordo com a Aneel, as concessionárias terão de obedecer o prazo de 90 dias do vencimento da primeira fatura não paga pelo consumidor para efetuar o corte no fornecimento do serviço. Além disso, o prazo máximo para a execução da religação do fornecimento de energia elétrica de consumidores de área urbana por parte das distribuidoras deverá ser de 24 horas, ao invés de 48 horas, como é regulamentado pela regra atual. A resolução da Aneel ainda determina a implantação obrigatoriamente de um posto de atendimento presencial em todos os municípios. Os prazos para esse procedimento serão determinados conforme a quantidade de usuários. Em março, as cidades com mais de 10 mil unidades consumidoras serão beneficiadas; já os municípios entre dois mil e 10 mil clientes e com até duas mil unidades consumidoras serão contemplados com os postos de atendimento até junho e setembro de 2011, respectivamente.
O superintendente comercial e de mercado da Cosern, Paulo Medeiros, explica que, como concessionária de serviço público de distribuição de energia elétrica, a Cosern cumpre todas as resoluções estabelecidas pela Aneel, estando preparada para atender as exigências. O superintendente argumenta que a Cosern utiliza os mais diversos canais, a fim de alertar o consumidor sobre o atraso nos pagamentos e, com isso, evitar o corte. "A companhia utiliza outros instrumentos antes de suspender o fornecimento de energia por inadimplência, que vão desde informar ao cliente sobre as condições gerais do fornecimento a partir do pedido de ligação até disponibilizar seis opções de datas para pagamento, a fim de que o cliente possa fazer sua programação, entre outros", diz Medeiros. Em 2010, a companhia realizou 10.741 cortes em todo o Rio Grande do Norte. Já, em Mossoró, esse número atingiu a marca de 1.264 consumidores. 


Jornal de Fato

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Informes da Fé Alto de São Manoel


IBRFÉ- FAZER CONHECIDA. Louvo a Deus por cada pessoa que hoje pertence à Igreja da Fé, em toda sua extensão. É sabido que muitos irmãos não conhecem nossa história, nosso modo de ser, nossa administração e nem o que cremos e pregamos. Como o pastor mais antigo, vou a cada extensão conversar com os irmãos e assim esclarecer quaisquer dúvidas. (Pr.Rinaldo)
RETIRO DE CARNAVAL. Amanhã 28/02 encerraremos as inscrições. Portanto todos os que decidiram acampar conosco (05-08 de março), incluindo aqueles que vão fazer refeições conosco, embora durmam nos arredores. Por favor, nos ajudem a fazer um retiro organizado.
A IBRFÉ- NÃO FECHA. Em todos os retiros e congressos, as maiorias dos crentes ficam na cidade. Ficam também pastores e líderes. Portanto sábado e domingo de carnaval teremos atividades normais. Participe
PARABÉNS! Aqueles irmãos que estão envolvidos na obra de Deus. Queridos o ministério que Deus nos deu é amplo. Trabalhamos com crianças, jovens, adultos, e idosos, solteiros e casados novos e velhos na Fé e desviados. Há  serviço para quem quer agradar a Deus.
NOVAS SÉRIES DE ESTUDOS. Às quartas-feiras: “Sinais de uma igreja Viva” Ministérios aos jovens: os Sábados “Jovens que Brilham”. Domingo. Culto Vivo: “O reino dos céus será tomado por esforço”. E deste modo caminhamos rumo a maturidade.
IBRFÉ-SUMARÉ. Deus abençoa o esforço. Os resultados são visíveis. Amados estamos juntos. Parabéns ao Seminarista Jacó Oliveira pelo seu desempenho. Que Deus te capacite.
EVANGELIZAÇÃO. “Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com jubilo trazendo seus feixes” diz a Biblia. Parabéns a todos os irmãos envolvidos na evangelização. Oremos pelos irmãos Henrique, ítalo, Natanael, Euriam, Paulo e Mauricéia, Herisvelton, etc. Continuem amados, Deus é fiel.
JUNTAR NOVOS CRENTES. “Todos os que creram estavam juntos” diz a Biblia. Apelo para todos os irmãos novos e velhos na Fé para juntarmos os novos convertidos frutos da evangelização. São mais de 60 nos primeiros dias de 2011. Por favor igreja, vamos agregar,vamos discipular cada um.
SETEM. Vai bem. São 40 alunos. Parabéns a direção, aos professores e aos alunos. Vamos até o fim por causa do Senhor.

1. Nosso Terreno – “Sua solicitação foi encaminhada pela Vereadora Cláudia Regina. Os trabalhos legislativos ano 2011 retornaram semana passada e a indicação de doação de terreno em favor da igreja batista, depois de percorrer os tramites normais foi enviada para o gabinete da excelentíssima prefeita para parecer da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Ambiental. Aguardamos o retorno do gabinete da sra. Prefeita e logo entraremos em contato”.
2. Mais Um Universitário – O Pr. Manoel voltará a fazer faculdade, vai estudar História na UERN à noite. E Paulo Diogo que faria Matemática agora vai fazer agronomia da UFERSA.
3. Universitários e Seminaristas – Estamos felizes com os nossos irmãos que estão fazendo faculdade e com os que estão fazendo seminário. Que outros sigam esses exemplos. O conhecimento promove mudanças.
4. Uma Palavra aos Universitários – Firmeza na Fé e capacidade para influenciar. Analisem todas as coisas e fiquem com o que diz a Palavra de Deus. Conto com o bom testemunho de todos.
5. Parque Universitário – Vamos marcar para o dia 13 de março o primeiro culto no Parque Universitário. Será logo depois do carnaval. Toda igreja deve estar presente e vamos fazer um movimento de convidar e entregar folhetos no bairro.
6. Evangelismo – Vamos nos reunir como ministério de evangelismo na próxima quinta-feira onde trataremos algumas questões e faremos um analise do que foi feito até agora.
7. Nosso Boletim – Estamos na edição 295 e dentro de pouco mais de um mês estaremos com 300 edições. Estou colhendo sugestões para fazermos uma edição diferente. Apresentam as suas sugestões.
8. Culto Infantil: Daremos início ao culto infantil dia 19 de março ás 19:00h (seta-feira). O culto terá uma hora de duração. Contamos com as orações e o apoio de todos, trazendo crianças. Interessados em ajudar, procurar o ministério.
9. IBRFÉ- FAZER CONHECIDA - Louvo a Deus por cada pessoa que hoje pertence à Igreja da Fé, em toda sua extensão. É sabido que muitos irmãos não conhecem nossa história, nosso modo de ser, nossa administração e nem o que cremos e pregamos. Como o pastor mais antigo, vou a cada extensão conversar com os irmãos e assim esclarecer quaisquer dúvidas. (Pr.Rinaldo)
10. RETIRO DE CARNAVAL - Amanhã 28/02 encerraremos as inscrições. Portanto todos os que decidiram acampar conosco (05-08 de março), incluindo aqueles que vão fazer refeições conosco, embora durmam nos arredores. Por favor, nos ajudem a fazer um retiro organizado.

Mãe entra na justiça contra marido que é Testemunha de Jeová e proibiu filho de receber transfusão de sangue

Uma criança de dois anos de idade estava internada no Hospital Regional da Transamazônica, localizado na cidade de Altamira, cidade de 105 mil habitantes do Pará, com anemia crônica e diarreia e somente uma transfusão de sangue poderia salvá-la da morte. Mas seu pai, que é Testemunha de Jeová, enviou uma carta ao hospital proibindo o procedimento.
Diante dos fatos a mãe da criança se rebelou contra a autoridade do marido e entrou na justiça para anular o documento e assim conseguiu autorizar o tratamento médico da criança que agora está fora de perigo.
“Será que Deus quer que uma criança morra? Isso não é normal, não”, disse a avó materna ao jornal local. O fato deixou a família abalada.
Os Testemunhas de Jeová proíbem a transfusão de sangue se baseando em alguns versículos bíblicos, fato que causa grande polêmica em várias partes da sociedade, principalmente quando a vida de alguém está em risco, como no caso desta criança.
Fonte: Gospel Prime
A Bíblia ensina
Melhor é fazer o bem
Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a.
Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.
E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem?
Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis;
Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,
Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.
Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal.

1 Pedro, capítulo 3, versículos 11 a 17. 

http://paulomartinsblog.zip.net/
Walter Fonseca assumirá Secretaria de Educação de Natal
Vagner Gutemberg é outro nome para o secretariado de Micarla
25/02/2011 - 05:02h Walter Fonseca assumirá Secretaria de Educação de Natal
De acordo com notícia colhida por este blob, o ex-reitor Walter Fonseca já prepara para assumir a Secretaria de Educação de Natal.

Para assumi o cargo ele já prepara a substituição no comando do jornal Correio da Tarde, da qual é colunista e diretor.
Para a diretória geral, Walter está trazendo de Natal, seu filho Kadu Fonseca.
Ele terá ao seu lado, Cristovão Lima, professor da Uern, e que já foi diretor do jornal O Mossoroense.
Para a coluna, ainda não foi definido o nome, o que acontecerá na próxima semana.
Deverá ser escolhido um nome de Natal, já que o jornalista Pedro Carlos continuará como o principal colunista de Mossoró.
Além de Walter Fonseca, outro nome para o secretariado de Micarla é o do ex-secretário estadual e ex-prefeito de Lucrécia, Vagner Gutemberg.
Confirma todos os detalhes no Blog do Skarlack:  http://www.blogdoskarlack.blogspot.com.


Por: Carlos Skarlack